ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que são os vírus de computador?
DICA DE OURO!
Quais foram os primeiros vírus de computador?
Como prevenir-se do vírus de computador?
Como a lei geral de proteção de dados poderá me ajudar?
Se você se interessa por programação e análise de dados, eu tenho uma pergunta para lhe fazer…

6 dicas práticas para você aprender a se prevenir do vírus de computador

Descubra, neste artigo, o que são os vírus de computador, como eles surgiram, quais são seus tipos e como você pode se prevenir deles.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
6 dicas práticas para você aprender a se prevenir do vírus de computador

Um assunto que sempre foi e vem sendo muito discutido no meio digital é a cibersegurança e os vírus de computador.

Não é de hoje que ouvimos falar neles. É algo muito comum, e, assim como uma gripe, você muito provavelmente também já deve ter contraído vírus em seu computador!

Apesar de generalizarmos aqui como o vírus sendo de computador, é importante dizer que também existem vírus em smartphones e em diversos outros dispositivos eletrônicos e sistemas.

Caso você deseje aprender mais sobre o tema e obter algumas dicas de como se proteger dele, continue aqui conosco, separamos alguns tópicos para facilitar seu entendimento:

  • O que são vírus de computador?
  • Quais foram os primeiros vírus de computador?
  • Como prevenir-se do vírus de computador?

Vamos à leitura?

O que são os vírus de computador?

Homem estressado em frente a um computador com defeito devido à presença de vírus de computador.


Um vírus de computador é um software malicioso (malware) que consegue se autorreplicar dentro do seu computador, em unidades conectadas a ele, via internet e também através de rede local, podendo prejudicar a segurança de dados de uma empresa.

E não é atoa que ele é chamado de vírus, exatamente por poder se replicar rapidamente, assim como se fosse um vírus de alguma doença. Dentre os seus sintomas pode-se ter lentidão, mau funcionamento, roubo de dados, danos ao hardware físico e etc.

Sejam em um computador quântico super moderno ou no seu laptop, se não forem tomados os devidos cuidados, todos estarão vulneráveis aos vírus de computador.

Existem algumas formas mais comuns pelas quais os vírus podem entrar no seu computador, podendo ser através de mídia removível (pen drive, hd externo), downloads da internet e através de links maliciosos ou e-mail de spam.

Portanto, ao desenvolver um software, esteja ciente das vulnerabilidades que ele poderá ter e busque sempre eliminá-las. Isso é um processo que não pode parar, pois da mesma forma que a tecnologia avança, os vírus também avançam.

Tipos de vírus e suas diferenças

  • Adware: Este tipo de vírus irá encher seu computador com anúncios e pop-ups invejados, além de permitir que seu computador fique vulnerável para que outros malwares infectem a máquina.
  • Spyware: Como o próprio nome já sugere, este tipo de malware é criado para espionar os usuários. Ele é capaz de salvar suas senhas, informações relacionadas ao seu cartão de crédito, fotos e vídeos.
  • Worms: Ataca diretamente a rede de computadores, podendo ser devastador em diversas situações.
  • Cavalo de Troia: Com certeza você já ouviu falar nesse, não é mesmo? Talvez o mais temido entre todos.Este tipo de vírus penetra no seu sistema demonstrando ser um software legítimo, assim ele se disfarça e engana o usuário, abrindo portas para outros malwares infectarem seu computador.
  • Ransomware: Este rouba os dados de uma máquina ou uma rede, os criptografa e exige da vítima dinheiro em troca da recuperação de dados. Um caso que ficou famoso, foi um ataque de Ransomware ao Kansas Heart Hospital, onde foi corrompido todo acesso ao sistema de gestão de um hospital, e os criminosos por trás do ataque solicitaram um pagamento em troca dos arquivos.

DICA DE OURO!

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Quais foram os primeiros vírus de computador?

Estes softwares maliciosos estão presentes no mundo há cerca de 40 anos. Vamos conhecer alguns dos primeiros vírus de computador:

  • The Creeper: Foi criado em 1971 por Bob Thomas e consistia em exibir uma mensagem no monitor dizendo "I'm the creeper, catch me if you can!” (Eu sou assustador, pegue-me se você conseguir”). Nessa mesma época, surgiu o primeiro antivírus que buscava solucionar o problema, seu nome era Reaper.
  • Elk Cloner: Criado em 1982 por Rich Skrenta, um adolescente de 15 anos, este vírus tinha o objetivo de atacar os computadores Apple II. Um poema era exibido na tela do usuário e podia causar perdas de dados do computador.
  • Brain: Criado pelos irmãos Basit Farooq Alvi e Amjad Farooq Alvi, este malware se disseminou de maneira rápida e em vários computadores, era responsável pela infecção do setor de boot dos disquetes.

Como prevenir-se do vírus de computador?

Vamos conferir algumas dicas para você se prevenir dessas ameaças em seu computador?

Dica 1

Use algum software antivírus, como o MalwareBytes, um programa simples que, apesar de pago, é possível utilizá-lo em um período de testes e fazer uma limpeza em seu computador. Você também pode optar por adquirir sua versão completa.

Dica 2

Ao baixar qualquer software da internet, busque sempre saber se aquele programa é confiável ou não. Leia sua descrição e também a avaliação de outros usuários sobre ele.

Nunca faça o download através de site de terceiros, busque sempre baixar seus programas diretamente do site oficial do fabricante.

Dica 3

Veja quais permissões que o software requer e confira se faz sentido com o que ele tem a oferecer.

Dica 4

Jamais abra links ou anexos de e-mails spam ou de sites não conhecidos. Ao receber algum e-mail solicitando algum tipo de cadastro, desconfie! Procure pelo domínio do e-mail e veja se é o oficial.

Dica 5 

Ao utilizar alguma rede de internet pública, opte por usar algum serviço de VPN confiável, para que sua conexão esteja segura. Busque também não acessar aplicativos bancários ao utilizar conexão pública.

Dica 6

Não conecte mídias removíveis desconhecidas no seu computador, sejam elas, HDs externos, CDs ou pen drives.

Como a lei geral de proteção de dados poderá me ajudar?

A lei geral de proteção de dados visa regulamentar a maneira como pessoas físicas ou jurídicas lidam com o tratamento dos dados de seus clientes e usuários.

Mas, infelizmente, não há nada que ela possa fazer para proteger você de vírus e ataques.

Da mesma forma que existem leis e as pessoas as violam, aqui, da mesma forma poderá acontecer. Porém se os seus dados forem vazados, a pessoa que fez isso irá responder judicialmente sobre o ato.

Portanto, cabe a cada um de nós tomar as medidas básicas de proteção contra softwares maliciosos.

Se você se interessa por programação e análise de dados, eu tenho uma pergunta para lhe fazer…

Confira o Ebook gratuito Guia de carreira para novos cientistas de dados e confira mais sobre a carreira de novos cientistas de dados.

Você aprenderá como dar início na carreira de dados, em quais áreas aperfeiçoar suas habilidades e entenderá por que o cientista de dados é um dos mais buscados pelo mercado.

Se interessou? Não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso eBook.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Primeiros passos com Python, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Primeiros Passos Com Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.