O que é Web Crawler?
Como o Web Crawler funciona?
Web Crawlers no Marketing Digital
Benefícios de usar Web Crawlers
Spider x Crawler
Exemplos de Web Crawler
Como usar o Web Crawler?
Agora que você já aprendeu sobre Web Crawler, que tal se especializar ainda mais em marketing?

3 dicas de como usar o Web Crawler e potencializar seus resultados em Marketing Digital!

Seu negócio precisa de insights relevantes para nortear sua estratégia de Marketing? Conheça o Web Crawler e se surpreenda com suas funcionalidades!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
3 dicas de como usar o Web Crawler e potencializar seus resultados em Marketing Digital!

Para que os seus resultados em Marketing Digital alcancem níveis exponenciais, é interessante investir em recursos técnicos mais avançados. Por isso, hoje vamos falar de Web Crawler!

Tal, trata-se de um algoritmo de análise e indexação de sites, que pode gerar insights poderosos para a potencialização da estratégia da sua marca dentro do Marketing Digital.

Mas, calma! O mais complicado do Web Crawler é o nome, pois o entendimento do seu funcionamento e sua aplicação são mais simples do que você imagina. Por isso, não deixe de acompanhar os tópicos listados abaixo!

● O que é Web Crawler?

● Como o Web Crawler funciona?

● Web Crawlers no Marketing Digital

● Benefícios de usar Web Crawlers

● Spider x Crawler

● Exemplos de Web Crawler

● Como usar o Web Crawler?

Vamos à leitura?

O que é Web Crawler?

O Web Crawler é um algoritmo que faz a análise dos códigos contidos em websites, visando extrair informações relevantes. Ou seja, trata-se de um robô que analisa os dados das páginas, que por sua vez podem ser usados para diversas finalidades, tais como indexação e classificação.

Diante disso, seu uso pode ser interessante para analisar o desempenho do Blog de sua empresa, por exemplo, pois esse mecanismo proporciona um panorama geral dos principais indicadores e pode gerar insights produtivos.

Além disso, o uso do Web Crawler é mais comum do que você imagina, afinal, até o próprio Google possui um bot desse tipo, o GoogleBot, que é responsável por indexar e montar a lista dos principais resultados de pesquisas nesse mecanismo de busca.

Dessa forma, entender e aplicar o Web Crawler é um ponto chave para a auxiliar na conquista das primeiras posições dentro de um mecanismo de busca, o que é muito importante para o reconhecimento da marca.

Logo, o conhecimento dos mecanismos de ação desse robô é algo interessante. Diante disso, não deixe de conferir o tópico a seguir para entender o funcionamento desse conceito na prática, veja!

Como o Web Crawler funciona?

A função do Web Crawler é fazer a busca dos sites existentes, a fim de classificá-los de acordo com o grau de relevância que eles apresentam. Para a definição disso, cada mecanismo de busca possui seus critérios pré-determinados, que consistem em boas práticas para a produção de conteúdo na Web.

Diante disso, o Web Crawler analisa as informações contidas nos sites e faz uma coleta de dados, que serão usados para gerar uma classificação de páginas. Tal, pode ser observada nas listas que aparecem ao pesquisar algo em um mecanismo de busca.

Para que o bot de análise e classificação ache seu conteúdo na web, é interessante fazer backlinks, pois, os links são os principais recursos usados para rastreio de páginas pelos Web Crawling.

Além disso, vale ressaltar que o uso desse recurso não é restrito apenas aos motores de busca, visto que, existem versões particulares de código aberto que podem ser usadas para analisar o desempenho de um site de notícias, por exemplo.

Vale ressaltar ainda que, é necessário um conhecimento prévio avançado em programação para a aplicação de um Web Crawler, o que sugere a necessidade de  contratação de um profissional nessa área para melhores resultados.

Mas, diante de tudo o que foi exposto até agora, você sabe qual a relação do Web Crawler com as estratégias de Marketing digital? Para saber a resposta disso e outras questões, confira o tópico a seguir!

Web Crawlers no Marketing Digital

O objetivo desse tópico é que você compreenda os motivos pelos quais o Web Crawlers é considerada uma prática produtiva para o Marketing Digital, por isso, confira os itens listados!

SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia de otimização de conteúdo que tem relação direta com o Web Crawler, pois visa alcançar as melhores posições dentro de um mecanismo de busca.

Dessa forma, o entendimento de como funciona o GoogleBot do Google, por exemplo, é essencial para direcionar seu conteúdo e agregar valor a ele por meio de boas práticas que proporcionem a indexação relevante.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é o ponto central da sua estratégia de marketing digital, afinal, a qualidade e relevância dele serão fatores essenciais tanto para o ranqueamento em mecanismos de buscas quanto para a fidelização de clientes.

Diante disso, o Web Crawler pode ser utilizado para direcionar as ações em marketing através da análise do seu conteúdo, pois com seus dados é possível  aprimorar o planejamento e otimizar o processo de execução.

Experiência do usuário

O proporcionamento de uma boa experiência para o seu usuário é um dos principais focos de uma boa estratégia de marketing digital. Por isso, o Web Crawler pode contribuir para identificação de otimizações e melhorias que podem ser implementadas dentro desta experiência.

Portanto, infere-se que o Web Crawler é uma poderosa ferramenta para as estratégias de Marketing Digital. E não acaba por aqui, no próximo tópico, confira quais são as vantagens dessa prática!

Benefícios de usar Web Crawlers

É importante salientar que os benefícios de um botfazer uma varredura completa de websites não estão restritos apenas aos resultados em marketing. Por isso, listamos as principais vantagens dessa prática, veja!

Análise dos concorrentes

A compreensão de como seus concorrentes atuam dentro do mercado é importante para garantir uma vantagem competitiva ao seu negócio. Dessa forma, é possível planejar ações que te destaquem em relação à concorrência.

Por isso, o Web Crawler mostra-se uma ferramenta muito interessante para proporcionar essa vantagem, visto que, é possívelter acesso a posição e classificação do conteúdo deles, e assim, fazer um benchmarking competitivo eficiente.

Autoridade da empresa

Através do Web Crawler é possível monitorar como a reputação da empresa está sendo classificada pelos mecanismos de busca. Dessa forma, é possível fazer uma análise em tempo real de como a relevância do seu conteúdo está sendo avaliada, o que reflete diretamente na autoridade da marca.

Atração de leads

Os Leads são as pessoas com grande potencial para se tornarem clientes fidelizados. Por isso, a atração deles é muito importante para aumentar as possibilidades de vendas.

Com o alcance das posições prioritárias no mecanismo de buscas, o aumento das visitas vai gerar um poderoso banco de dados de leads para que sua equipe possa trabalhar na nutrição deles.

Logo, as vantagens do uso do Web Crawler são muito interessantes, não é mesmo? Para continuar sua jornada de conhecimento sobre essa ferramenta, conheça outra aplicação similar no tópico seguinte e aprenda a diferenciá-las.

Spider x Crawler

O Spider é um bot responsável pela busca de informações de websites, assim como o Crawler. Por isso, essas duas ferramentas são comumente consideradas sinônimos, o que não é correto, visto que elas têm utilidades diferentes.

Isso porque, enquanto o algoritmodo Crawler é responsável pelo gerenciamento das páginas da web, o Spider se encarrega de escanear as informações contidas nos sites indicados pelo primeiro.

Dessa forma, ambos softwares têm a finalidade de coletar dados, mas na prática, o Web Crawler é capaz defazer a seleção, ao passo que o Spider é responsável por ler os conteúdos classificados.

Diante disso, agora ficou mais fácil de distinguir, certo? Portanto, para consolidar ainda mais seus conhecimentos sobre o Crawler, não perca a oportunidade de entender como é esse conceito de forma mais ilustrativa, através dos exemplos do tópico seguinte!

Exemplos de Web Crawler

GoogleBot

O GoogleBot é o robô Crawler do Google responsável pela indexação dos sites. Dessa forma, ele atua de acordo com os fatores de ranqueamento desse mecanismo de busca, listando os websites de acordo com a relevância.

MSNBot

O MSNBot é o algoritmo do tipo Crawler utilizado no mecanismo de busca Bing, que pertence à Microsoft, e funciona de maneira semelhante ao bot do Google, indexando as páginas de acordo com sua relevância para o mecanismo.

Dyno mapper

O Dyno mapper é um exemplo de Web Crawler de código aberto, que pode ser usado para fins particulares, como para a análise do desempenho de um site específico dentro da web.

Screaming frog

O Screaming frog é uma agência focada em SEO especializada em mecanismos de Web Crawler, ou seja, oferece serviços de rastreamento e análise detalhada de websites, sendo uma ótima solução para uso particular.

Logo, para finalizar com chave de ouro, não deixe de conferir 3 passos simples para a utilização eficiente deste poderoso algoritmo que pode impulsionar seus resultados nasestratégias de marketing de suas redes sociais.

Como usar o Web Crawler?

Para obter resultados assertivos com o uso do Web Crawler, é importante tomar alguns cuidados quanto a sua utilização. Por isso, listamos os principais pontos que devem ser considerados, veja!

1. Defina a finalidade do seu uso

Qual o objetivo do uso do Web Crawler para você? Por mais que seja uma pergunta simples, esse ponto de partida muitas vezes é negligenciado, e isso pode prejudicar a obtenção de resultados.

Portanto, delimite quais são os principais objetivos do uso desse algoritmo para o seu negócio, pois é essencial para alinhar as principais ações realizadas através dessa ferramenta.

2. Invista em profissionais de programação

Como já citado no decorrer desse artigo, para o uso do Web Crawler é necessário conhecimentos técnicos em programação avançada. Por isso, o investimento em profissionais da área é essencial para o manuseio correto e eficiência esperada.

3. Retire insights produtivos

As informações obtidas por meio do Web Crawler devem ser aproveitadas de forma produtiva, pois consistem em insights para facilitar a tomada de decisões e assim,  implementar melhorias que irão aumentar a relevância do seu conteúdo.

Agora que você já aprendeu sobre Web Crawler, que tal se especializar ainda mais em marketing?

Durante o artigo você entendeu como o Web Crawler está diretamente ligado ao marketing digital e ao bom desempenho de websites, além de todos os benefícios e quais os principais do mercado.

Visando melhorar ainda mais sua experiência, que tal se especializar em Marketing? A Voitto tem uma formação completa para te ajudar em todas as etapas desse processo tão importante, principalmente para marcas digitais.

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Formação em marketing

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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