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O que significa Webrooming?
Qual é a importância do Webrooming?
Quais são as principais diferenças entre Showrooming e Webrooming?
5 dicas de como implementar o Webrooming!
Pense fora da caixa!

Conheça o que é o Webrooming e veja 5 dicas para a sua implementação!

O Webrooming é um fenômeno recente que está influenciando o comportamento dos consumidores. Entenda mais sobre ele nesse artigo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o que é o Webrooming e veja 5 dicas para a sua implementação!

Com a globalização, a internet se tornou um canal amplamente utilizado para diversas finalidades, inclusive para o estabelecimento do e-commerce, onde um produto ou serviço ganha uma visibilidade ampla em diversos canais.

Você já fez a pesquisa de algum produto ou serviço na internet antes de visitar a loja física? Essa ação está se tornando cada vez mais muito comum e caracteriza um fenômeno maior: o Webrooming. 

Quer entender mais sobre esse assunto? Não deixe de acompanhar os seguintes tópicos, que proporcionaram o aumento da sua compreensão sobre os seguintes temas:

  • O que significa Webrooming? 
  • Qual é a importância do Webrooming? 
  • Quais são as principais diferenças entre Showrooming e Webrooming? 
  • 5 dicas de como implementar o Webrooming?
  • Pense fora da caixa! 

Vamos à leitura?

O que significa Webrooming?

Podemos definir o fenômeno de webrooming como a tendência de pesquisa de um produto antes de comprá-lo pela internet e finalização da compra em lojas presenciais. Ou seja, é o uso da internet como uma base de pesquisa para a decisão de compra.

Apesar de ser algo comum atualmente, esse processo nem sempre foi estabelecido dessa forma, visto que a confiabilidade no e-commerce não era tão aceita pela população quando ele foi recém estabelecido.

Além disso, pesquisas apontam que o aumento da tendência de webrooming se deve a geração Y, que compreende as pessoas nascidas após a década de 1980 e os anos 2000.

Após a introdução dessa tendência, ela foi intensificada pela geração Z, nascida depois dos anos 2000 e que teve o uso de dispositivos móveis e da internet intensamente disseminado.

Vale ainda ressaltar que são atribuídas tanto características positivas quanto características negativas a essa prática, tais que dependem de qual percepção está sendo avaliada.

Diante disso, no próximo tópico, vamos ressaltar quais são os principais pontos que conferem importância para o webrooming, por isso não deixe de conferir o tópico seguinte!

Qual é a importância do Webrooming?

O webrooming é muito importante para quem almeja ter resultados positivos em seu negócio, afinal, sua abrangência não se limita apenas a comparar preços via internet e sim, pode ajudá-lo a influenciar a decisão final do consumidor. 

Além disso, o webrooming é uma oportunidade de implementação de estratégias de vendas eficientes para o seu negócio, fazendo com que seu site ou rede social sejam uma vitrine de experiência positiva para o usuário, o que pode promover a fidelização de clientes e consolidação de sua marca. 

Entender e estabelecer o webrooming também ajuda a diminuir a convergência entre o presencial e o online, alinhando as expectativas dentro das duas esferas e potencializando o alcance de objetivos em cada setor.

Logo, a influência do webrooming não pode ser desprezada, pois a implementação dessa estratégia pode ser o que falta no seu negócio para que ele alcance o reconhecimento e resultados almejados.

Mas, você sabia que esse não é o único fenômeno que envolve a integração do meio virtual e real para vendas? No tópico seguinte, conheça o que o showrooming é e quais são as diferenças entre ele e o webrooming!

Quais são as principais diferenças entre Showrooming e Webrooming? 

Antes de entender os mecanismos que diferenciam essas duas práticas, vamos definir o que é o showrooming!

Showrooming pode ser conceituado como o movimento de pesquisar produtos e serviços em lojas físicas e finalizar a compra através da internet. Ou seja, é o contrário do webrooming.

Além disso, é possível acentuar algumas diferenças notáveis sobre os principais aspectos dessas ocorrências, tais que são:

Público alvo 

As pessoas que preferem o webrooming têm perfis diferentes das que preferem o showrooming, afinal, são públicos alvos diferentes que têm impactos distintos diante das formas de venda física ou digital.

Isso porque há pessoas que prezam pela melhor experiência presencial que determinado produto ou serviço pode oferecer em detrimento a praticidade da compra online ou não querem esperar pela entrega, entre diversos outros fatores.

Promoções festivas 

As experiências proporcionadas por esses fenômenos em datas comemorativas, como a Black Friday por exemplo, são muito distintas.

Além disso, esses fenômenos competem entre si para chamar atenção e atender a demanda de consumidores nessa data, assumindo estratégias diferentes que compactuam com o meio. 

Percepções de preços

Há pessoas que pensam que se elas comprarem na loja física é mais barato do que online, ou vice versa. Isso é algo muito presente na percepção dos consumidores e que também diferencia essas duas práticas.

Assim, a ideia de que um meio ou outro possui os preços mais baixos influência no showrooming e webrooming. Essa percepção pode estar relacionada com o valor do frete online para quem comprar online, pois esse valor costuma deixar o custo da mercadoria superior.

Diante disso, o conceito de webrooming ficou bem mais claro após essas constatações, certo?

Assim, depois dessa ampla compreensão, que tal conhecer dicas para aplicar ou potencializar esse processo em seu negócio? Veja no tópico a seguir!

5 dicas de como implementar o Webrooming! 

As dicas a seguir te ajudarão a inserir o seu negócio nessa tendência do Webrooming e ainda, alcançar resultados melhores, por isso, confira!

1. Entenda o comportamento do seu consumidor 

Para saber quais medidas serão mais efetivas de implementação na sua estratégia de webrooming, é essencial entender como o seu público se comporta diante do que você oferece.

Assim, use ferramentas para analisar como o usuário está interagindo no seu e-commerce, pois esses dados fornecem insights poderosos para melhorar os possíveis gargalos dessa experiência.

2. Proporcione uma boa experiência com seu produto

A experiência de compra do usuário é determinante para a sua tomada de decisão, ainda mais no ambiente virtual onde não é possível manusear e testar os produtos online de forma física.

Logo, fazer com que o seu site seja o seu melhor vendedor, fornecendo informações relevantes sobre o produto, fotos de qualidade, feedbacks de experiência, entre outros é muito importante.

3. Diversifique os canais de venda 

Atualmente, inúmeras redes sociais podem ser usadas como canal de venda, tais como o Instagram, whatsapp, YouTube, sites, plataformas de serviços, entre outros.

Dessa forma, é interessante diversificar suas estratégias de webrooming com essas ferramentas, visto que, isso amplia as possibilidades de encontrar seu público-alvo e promover sua marca. 

4. Estabeleça estratégias de venda 

As vendas envolvem o uso de diversos artifícios, com a utilização de gatilhos mentais e técnicas de contornar objeções, para que seus resultados sejam potencializados.

Por isso, investir em  capacitações em vendas é muito interessante para o webrooming. Afinal, as pessoas que pesquisam um produto pela internet podem ter a decisão de compra estimulada nessa etapa e finalizar a compra através de um bom vendedor.

5. Fidelize seus clientes

Ter clientes fiéis é muito importante para qualquer negócio, afinal, são eles que promovem a valorização do seu negócio, o feedback para a melhoria e a satisfação do cliente é uma prioridade.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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