O que é a XP Investimentos?
O que é uma criptomoeda?
Como a XP pretende criar o fundo previdenciário de criptomoedas?

Como a XP pretende criar o fundo previdenciário de criptomoedas?

Entenda como a XP Investimentos está abrindo as portas de sua corretora para a inovação ao lançar um fundo previdenciário de criptomoedas.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Como a XP pretende criar o fundo previdenciário de criptomoedas?

A XP Investimentos está sempre se reinventando para manter sua posição no mercado e como forma de se recuperar da ultrapassagem de valuation pela Nubank, a corretora lançará o fundo previdenciário de criptomoedas.

Nesse sentido, para que possamos entender melhor como isso ocorrerá, separamos os seguintes tópicos como forma de alimentar a discussão:

  • O que é a XP Investimentos? 
  • O que é uma criptomoeda? 
  • Como a XP pretende criar o fundo previdenciário de criptomoedas? 

O que é a XP Investimentos? 

A XP Investimentos é uma corretora de valores imobiliários, câmbios e títulos e se engana quem pensa que ela é uma empresa estrangeira, pois ela nasceu em Porto Alegre.

Nesse sentido, sobre terras brasileiras, a corretora iniciada em 2001 se desenvolveu com o foco em recomendação de investimentos voltados ao mercado de ações à pessoas comuns.

Assim, ela ocupa hoje a lista de uma das maiores fintechs brasileiras, o que não é por acaso, já que está sempre em busca de inovação, a ponto de unir moedas virtuais e um fundo previdenciário.

Ficou curioso para saber como essa junção pode ser benéfica aos investidores da corretora? Então leia o próximo tópico.

O que é uma criptomoeda? 

Uma criptomoeda é uma moeda digital sem lastro. Por isso, esse tipo de ativo enfrenta muita desconfiança de países como a China, que já pretende fechar as mineradoras de Bitcoin.

Essas novas moedas, há um conjunto delas, são moedas mineradas em computadores. Desse modo, gastam muita energia para serem encontradas, o que gerou apagões em alguns países.

Além disso, o alto valor por unidade é o que mais chama atenção das pessoas, isso porque um único Bitcoin pode estar valendo U $30 mil hoje e amanhã passar a valer U $60 mil.

Dessa forma, ao observar como esse mercado vem crescendo, a XP resolveu apostar nele também. Como? Isso a gente te conta no tópico abaixo.

Como a XP pretende criar o fundo previdenciário de criptomoedas? 

As moedas digitais estão ganhando cada vez mais espaço no mercado das finanças e de olho nisso, a XP resolveu inovar ao lançar o Hashdex Criptoativos XP Seguros Prev FIC FIM.

O nome é grande mas, para entendermos melhor, esse é o fundo previdenciário das principais criptomoedas que a XP lançou no dia 22 de junho de 2021. Essa iniciativa, voltada a longo prazo, pretende revolucionar o mundo das fintechs.

Nesse sentido, a gestão passiva é o foco desse serviço, ou seja, manter 40% da carteira atada ao fundo que oferece exposição ao mercado de criptomoedas aos investidores, o Nasdaq Crypto.

Além disso, os outros 60% permanecem como renda fixa. Por isso, o serviço é voltado para pessoas que tenham pelo menos R$ 1 milhão em aplicação financeira e nós ainda podemos sonhar, não é mesmo?

Sob esse viés, o intuito da XP é fazer com que os investidores diversifiquem seu patrimônio apostando em outras criptomoedas.

Desse modo, a carteira blockchain é suprida de várias maneiras e, de acordo com o head da corretora, Roberto Teixeira, isso pode ocorrer da seguinte forma:

“O fundo vai poder compor a parcela de longo prazo de previdência do cliente. Ele é voltado para o investidor de perfil mais moderado ou arrojado. Ter uma alocação de 5% a 10% seria interessante para o longo prazo.”

Assim, mesmo sabendo da volatilidade que as criptomoedas podem atingir, já que uma moeda digital pode sofrer maiores variações, a exemplo do preço do bitcoin, a ideia central do fundo é oferecer um produto inovador.

Nesse sentido, ao oferecer novas formas de diversificação ao cliente e com o plus de garantir a segurança dos investimentos, a XP se mostra à frente das demais correntes.

Parece pouco, mas se mostrar atenta às novas apostas do mercado faz com que a corretora atinja um gatilho de escassez em seus clientes, pois só ela possui esse fundo no Brasil.

Dessa maneira, se outros investidores quiserem usá-lo, precisarão migrar de banco. Essa é uma estratégia boa para adquirir novos clientes.

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

[eBook] 9 Estudos de Caso com uso da tecnologia Blockchain

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

9 Estudos De Caso Com Uso Da Tecnologia Blockchain

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.