O que é 3PL?
Como funciona o 3PL?
Entenda os 5 níveis do PL (Party Logistics)
Quais os benefícios do 3PL
3PL na expansão dos seus negócios!
Por que investir em 3PL?
LMS no 3PS
DICA DE OURO!

Entenda como o 3PL permitirá que a sua empresa gere mais receita com menos custo

Veja como o 3PL pode ser um diferencial logístico para a sua empresa vender mais e realizar o transporte de produtos com maior eficácia.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda como o 3PL permitirá que a sua empresa gere mais receita com menos custo

Atualmente, a logística é um dos negócios que mais avança. Exemplo disso é a formação da cadeia de abastecimento e o fortalecimento do setor logístico. Suas atividades tornam-se cada vez mais diversificadas, como as operações de 3PL.

O provedor logístico terceirizado, como veremos adiante, é uma das maneiras de reduzir custos e facilitar a operação das empresas. Não só isso, ele também contribui para uma melhor satisfação do cliente e a melhoria contínua dos processos.

Para você entender melhor como funciona esse modelo de negócios, neste artigo iremos conversar sobre as seguintes pautas:

  •  O que é 3PL?
  • Como funciona o 3PL?
  • Entenda os 5 níveis do PL (Party Logistics)
  • Quais os benefícios do 3PL?
  • 3PL na expansão dos seus negócios
  • Por que investir em 3PL?
  • LMS no 3PL

O que é 3PL?

O  3PL é uma sigla para third-party logistics(operadores logísticos terceirizados). Quer dizer a terceirização de processos logísticos como armazenamento, gerenciamento de rotas e distribuição. É muito utilizado pelos e-commerces, como uma forma de facilitar suas operações utilizando a estrutura da empresa contratada.

As empresas em fase de crescimento geralmente têm dificuldade em lidar com as atividades de supply chain. Elas requerem um bom gerenciamento de inventário, espaço para estoque e frotas de veículos de transporte. Essa é uma estrutura que custa muito, além de todos os sistemas de monitoramento e conferência necessários.

Além disso, muitas companhias têm um volume de vendas que varia ao longo do ano ou em períodos específicos. Datas como o Dia dos Pais ou Mães, Natal e Black Friday impactam muito alguns tipos de negócio. Até mesmo as estações do ano, como verão ou inverno, podem afetá-los.

A sua empresa não está tendo uma boa performance quando se trata da área de entregas e logística?

Para que uma empresa tenha um desempenho satisfatório, faz-se o uso contínuo dos sistemas de controles internos. São estes que proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecido sejam atingidos.

Logo, seja qual for o processo, é importante que a empresa tenha meios de controlá-lo, variando de acordo com a complexidade do mesmo.

Para te ajudar nesta tarefa, queremos oferecer nossa planilha de Controle de Entregas Logísticas! Está esperando o que? Baixe agora clicando no botão abaixo!

Planilha de controle de entregas logísticas

Como funciona o 3PL?

Para ilustrar o processo, imagine um e-commerce de venda de suplementos alimentares online. Os produtos são comprados direto da fábrica e anunciados em seu site, onde as vendas são realizadas. No início, as vendas eram locais, mas conforme as vendas cresceram por todo o país, ficou inviável fazer a logística de maneira simples.

Logo, ficou difícil lidar com a logística, pois há um volume muito grande. Aí entra o 3PL: vale a pena alugar um galpão, comprar os softwares necessários e contratar uma equipe para cuidar do transporte? Na maior parte dos casos, não. Por isso, você entra em contato com uma empresa e terceirizaesse processo.

Você pode terceirizar o processo logístico inteiro ou somente uma parte. Pode ser só a entrega, o armazenamento, ou ambos. Tudo depende do que mais vale a pena para o seu negócio. Entenda melhor sobre a temática no tópico a seguir!

Entenda os 5 níveis do PL (Party Logistics)

A cadeia logística possui 5 diferentes níveis de operação, sendo eles 1PL, 2PL, 3PL, 4PL e 5PL. Cada um deles define qual o envolvimento a empresa vai ter no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Quanto menos a companhia se envolver, maior será o nível. Vamos ver um pouco sobre cada um:


●     1PL (First Party Logistics) - na logística primária, a empresa mantém o controle dos seus armazéns, mas o transporte dos produtos é terceirizado para agências que cuidam das frotas e dos motoristas.


●     2PL (Second Party Logistics) - a empresa terceiriza a entrega e o armazenamento dos produtos, contudo, ela continua responsável pela organização da frota e do fluxo de materiais


●     3PL (Third Party Logistics) - toda a operação de logística é terceirizada, desde a estocagem até a entrega. A empresa contratada será responsável pela gestão e organização dessas atividades


●     4PL (Fourth Party Logistics) - é nesse nível que encontramos os consultores e auditores dos 3PLs. Eles atuam com a validação e a otimização das atividades. Não possuem infraestrutura logística, pois apenas assessoram.


●     5PL (Fifth Party Logistics) - no último grau, o provedor logístico tem a função de estruturar toda a rede de supply chain, buscando otimizar os processos e trazer soluções para reduzir os custos do serviço.

Quais os benefícios do 3PL

Um dos grandes benefícios do 3PL é a redução de custos. As empresas desse setor podem reduzir os custos operacionais, porque trabalham com diversos clientes ao mesmo tempo. Assim, o volume e frequência de compra possibilita uma queda dos custos das atividades logísticas.

Além disso, utilizar provedores logísticos terceirizados possibilita o investimento em outras áreas para desenvolver a companhia. O custo de manter um espaço de armazenamento e uma equipe pode ser aplicado em oportunidades de crescimento. Ainda, evitamos desperdício, pois o controle de estoque tende a ser maior.

Outra ótima vantagem é a flexibilidade. A maior parte das empresas passa por períodos de maior ou menor demanda. Com um operador logístico 3PL, podemos gerenciar essas situações de maneira mais eficaz, sem precisar gastar quando não for necessário.

3PL na expansão dos seus negócios!

Ainda falando sobre os benefícios, também abrem-se mais possibilidades de expandir os negócios. Fica mais fácil testar seu produto em novos mercados sem precisar fazer grandes investimentos, como um espaço próprio ou aumento de equipe.

Aotimização das atividades é outro fator a ser levado em consideração. A logística é um processo essencial para o funcionamento de uma companhia, mas não é o foco principal da maior parte dos negócios. E por mais que não possa ser negligenciada, ela pode ser terceirizada.

A eficiência operacional também pode ser muito melhor. Os clientes sempre esperam uma entrega rápida dos produtos. Quando a empresa terceiriza esse processo, o operador logístico 3PL tem uma rede de distribuição já montada, que oferece um transporte mais veloz, como é possível verificar na logística lean.

Por que investir em 3PL?

O 3PL acaba virando uma opção muito viável, pois a empresa que a fornece já possui toda essa estrutura que citamos. O empreendedor não precisa arcar com os custos de mantê-la, e pode contratar o serviço sempre que precisar. Essa estratégia é chamada de outsourcing.

Esse modelo de negócios surgiu na década de 1980, como resultado das cadeias logísticas mais complexas e da diversificação econômica. A tecnologiafoi o principal fator que deu impulso às empresas de 3PL, que facilitaram a vida do setor produtivo ao lidar com as atividades de supply chain.

Hoje em dia, então, com todos os avanços trazidos no campo da programação e da microeletrônica, a 3PL ficou ainda mais forte. Ela se expandiu para diversos tipos de empresas, desde as grandes companhias da manufatura até os negócios do comércio eletrônico.

LMS no 3PS

Os logistic management systems (LMS), ou sistemas de administração logística, são ferramentas que permitem o acompanhamento, em tempo real, do fluxo dos produtos e de todos os demais processos.

Através dos LMS, é possível gerenciar o transporte e o armazenamento de mercadorias de forma integrada, otimizada e contínua.

Alguns dos principais benefícios de utilizar essas ferramentas para fazer a gestão logística de uma operação são:

  • controlar a precisão no estoque;
  • melhorar a precisão de pedidos;
  • ver fluxo de trabalho e identificar gargalos;
  • reduzir o tempo de entrega dos produtos.

Se você se interessou por esse artigo e deseja entender mais sobre algumas outras ferramentas que lhe possibilitem melhorar a produtividade da sua empresa, temos uma dica de ouro pra você.

DICA DE OURO!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle De Entregas Logisticas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.