A neuroliderança é um conceito criado por David Rock, diretor do Neuroleadership Institute, com o intuito de ajudar grandes empreendedores com base na neurociência.
Visto isso, a metodologia tem como fim, mostrar como podemos extrair o melhor de uma equipe sendo um bom líder a partir do entendimento do funcionamento do nosso cérebro.
A gestão de pessoas através da neuroliderança consiste no manejo de um grupo através de um condutor, que tem como responsabilidade orientar, motivar, e fazer com que essas pessoas possam render o máximo que puderem de uma forma saudável e benéfica para ambas as partes.
Dentro de um bom desempenho de liderança, está a habilidade de entender o comportamento do outro e saber agir de forma assertiva para com todos.
Dessa forma, entender mais sobre nossas vivências e como podemos usar o nosso cérebro para atuar como um bom líder em nosso ambiente de trabalho é muito importante.
Pensando nisso, separamos três tópicos para você entender um pouco melhor sobre isso:
Com esses principais pontos, além de ampliar o seu conhecimento, você com certeza vai adquirir esses recursos para liderar a sua equipe. Então vamos lá!
Através das nossas experiências e interpretações, nosso sistema neural se molda ao longo do tempo e se plastifica dando forma ao cérebro desenvolvido.
A verdade é que, olhando para essa explicação, pode parecer que a partir de determinado momento, nosso cérebro já estará formado e não conseguiremos mais desenvolvê-lo.
Você já ouviu falar que apenas conseguimos usar 10% do nosso cérebro? Esse é um mito muito famoso que se espalhou pelo mundo, mas como uma escola de negócios que se compromete com a verdade e preza pelo seu conhecimento, viemos te dizer que isso é uma mentira.
Com as habilidades que a neuroliderança te propõe, você consegue desenvolver várias áreas do seu cérebro, além disso, a metodologia te ajuda a melhorar nas capacidades de desempenho racional e empático, promovendo a melhoria contínua dentro de uma empresa através de uma gestão que se importa com o próximo.
Uma forma de conseguir extrair o melhor do nosso cérebro é utilizando nosso mindset de crescimento.
Você sabe o que é o mindset? Fique de olho que te mostraremos como ele pode te auxiliar na sua percepção sobre o mundo e te ajudar a ser um líder de alta performance.
Chamamos de mindset toda percepção e interpretação que nós como indivíduos possuímos e usamos para lidar frente a algum problema ou situação. Dentro do mindset, existem duas categorias, o mindset fixo, e o mindset de crescimento.
Dessa forma, vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma:
Mindset fixo: Uma pessoa com o mindset fixo tem como característica um pensamento estático, no qual consiste em uma crença limitante que rege uma percepção concreta de que nada do que diz respeito a sua personalidade ou habilidades podem mudar.
Mindset de crescimento: Tem como fundamento a habilidade de se readaptar a novos ambientes, situações e lugares. Uma pessoa com o mindset de crescimento sempre está apta a aprender e tem em mente que não há nada que não saiba, que não se possa aprender e passar a saber.
O mindset de crescimento, por sua vez, é um pilar da metodologia de neuroliderança, isso por que, através da sua vertente de desenvolvimento pessoal, ajuda o indivíduo a pensar de maneira positiva frente às situações que lhe são colocadas, e a pensar de maneira mais racional.
Através do mindset de crescimento, ter uma gestão organizacional baseada na neuroliderança fica muito mais fácil, veja o por que:
Segundo as metodologias da neuroliderança, um bom líder deve agir na compreensão das emoções, pensamentos e comportamentos da organização como um todo, agindo na melhoria dos resultados e no desenvolvimento de habilidades pessoais coletivamente.
Para isso, é imprescindível que você não tenha nenhuma crença limitante. No mundo dos negócios, podemos listar alguns aspectos fundamentais para os processos de práticas de gestão que um bom líder deve seguir, isso, com base na neurociência, estes são:
A neuroliderança age internamente em uma equipe, faz parte dela usar todos os recursos disponíveis no nosso cérebro para ter um bom desempenho nas nossas habilidades sociais com o outro.
Os reflexos de uma equipe com um líder comprometido e que se baseia na neuroliderança como metodologia de gestão organizacional são muitos. Para ser líder, é fundamental que você tenha sensibilidade e muita vontade de crescer!
Uma empresa com seus funcionários felizes, produtivos e com inteligência emocional é apenas uma faísca do que uma neuroliderança efetiva pode trazer para sua gestão organizacional. Você está pronto pra isso?
Atualmente, os líderes precisam sobreviver a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo como o mercado. Isso porque as empresas necessitam de certas competências e habilidades organizacionais diferentes daquelas que traziam sucesso antigamente.
Tendo isso em mente, você se considera preparado para os desafios da liderança?
Caso sua resposta seja não, fique tranquilo porque preparamos uma super qualificação pra você! Sendo assim, o curso de Liderança para Gestores irá te preparar para conduzir equipes rumo ao alto desempenho através de uma cultura forte, alinhada a estratégia da organização, ao perfil dos membros e ao contexto de mercado, tudo isso embasado pelos principais best-sellers sobre liderança.
Imperdível, não é mesmo? Inscreva-se agora no nosso curso de Liderança para Gestorese se torne um líder de alta performance!
Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!