Elon Musk, CEO da Tesla, é considerado por muitos o pai dos carros elétricos e dos foguetes reutilizáveis da SpaceX. Porém, recentemente ele ganhou um novo filho: o Dogecoin, a criptomoeda “meme”.
Ao que tudo indica, Musk não é um pai muito exemplar (já citei que ele tem um filho biológico com o nome de X Æ A-12 Musk?) e, após falar mal do seu mais novo filho na televisão, viu o valor do Dogecoin cair quase em 30%.
Neste artigo, veremos:
Em linhas gerais, o Dogecoin é simplesmente uma criptomoeda. Criado em 2013, inicialmente era para ser apenas uma piada da internet baseada no famoso “meme do cachorrinho”, mas ultimamente ela vem ganhando força.
Ela se diferencia do bitcoin, criptomoeda mais valiosa da atualidade, em vários aspectos, dentre os quais, o mais relevante é o número máximo de moedas que podem existir.
Enquanto o bitcoin tem um limite de 21 milhões de moedas, o Dogecoin não possui nenhum limite e atualmente já conta com mais de 100 bilhões de DOGEs.
Além disso, o Dogecoin precisa de uma capacidade computacional muito menor que o Bitcoin para ser minerado, o que fez ele ficar muito popular na internet em fóruns como o Reddit.
Historicamente, o Dogecoin nunca teve uma cotação muito alta, seu preço sempre flutuou em frações de centavos de dólares, com exceção de alguns picos que elevaram esses valores, mas com o tempo tudo se normalizava.
Porém, tudo mudou para a moeda do cachorrinho no mês passado, mais especificamente no dia 15 de abril, quando Elon Musk tuitou a frase “Doge Barking at the Moon” (Doge latindo para a lua).
Somado a isso, no mesmo dia o empresário Mark Cuban, dono do Dallas Mavericks, informou que seu time de basquete aceitava Dogecoins como forma de pagamento para ingressos e que o uso da moeda digital havia crescido 550% nos seus estabelecimentos no mês anterior.
Essas manifestações do magnata sul africano e do empresário americano fizeram com que o preço do Dogecoin subisse em 200% e ele chegasse ao quinto lugar no ranking de moedas digitais.
Mas a lua de mel entre Musk e o Dogecoin pode ter sido abalada com as declarações do Tony Stark da vida real no último final de semana.
No último sábado, dia 08, o Dogecoin teve seu valor máximo já registrado (US $0,73), provavelmente devido à participação de Musk no programa “Saturday Night Live”.
Porém, aparentemente a queda de quase 30% no valor do Dogecoin se deu pelo mesmo motivo. Isso pode ter acontecido devido a algumas piadas de Elon Musk (autoproclamado “Dogefather”).
Em uma altura do programa, Musk afirmou que o Dogecoin era apenas uma moeda virtual que pode ser trocada por dinheiro. Quando indagado por Michael Che, ator norte americano, se o Dogecoin era, portanto, um golpe, o Dogefather respondeu ironicamente (esperamos) com um “sim, é um golpe”.
Mas não foi apenas Musk que se pronunciou sobre o Dogecoin. Sua mãe, Maye Musk, também apareceu no programa e disse que estava ansiosa para o seu presente de dia das mães, mas esperava que não fossem Dogecoins.
Ao que tudo indica, os investidores não gostaram nem um pouco dessas manifestações sobre o cachorrinho meme das criptomoedas e durante o programa a queda já estava na casa dos 29,5%.
É válido lembrar que o programa é um show de humor e que Musk, no momento em que falou sobre o Dogecoin, estava interpretando o personagem Lloyd Ostertag.
Apesar da queda vertiginosa, é certo que o Dogecoin voltará a subir algum dia. Posso dizer, mais precisamente, que ele vai subir até à Lua.
Não, você não leu errado, Elon Musk quer levar o cachorrinho para a lua. Com isso, o satélite DOGE-1 será a primeira missão paga em Dogecoin, que, por sua vez, será a primeira moeda virtual e o primeiro meme a chegar até a Lua.
O curioso nessa história é que Musk tweetou sobre a operação um dia após a sua participação não muito bem recebida no “Saturday Night Live”, o que mostra que ele não está nem um pouco descrente na moeda virtual.
A missão DOGE-1 utilizará um foguete reutilizável da SpaceX e seu principal objetivo será coletar informações sobre a Lua para a empresa Geometric Energy Corporation. Será que a moeda do cachorrinho vai bater um novo recorde quando a missão for lançada?
Grad. em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior atuando em consultorias, gerenciamento de equipes e no setor de marketing pela ITEP Jr. Bolsista de iniciação científica na área de eficiência energética. Possui formação em Excel avançado, Gerenciamento de Projetos, Fundamentos de Scrum, Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!