O que é a administração hospitalar?
Quais as funções de um administrador hospitalar?
7 Passos para ter sucesso com a gestão hospitalar
Dica bônus!

Confira o que é a administração hospitalar e 7 passos para você ter sucesso

A administração hospitalar é de fundamental importância para a gestão de qualquer hospital. Confira 7 passos de como ter sucesso com ela!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Confira o que é a administração hospitalar e  7 passos para você ter sucesso

Para conseguir realizar uma administração hospitalar de sucesso, é necessário seguir alguns passos importantes para que você consiga alcançar a excelência de trabalho.

Nesses passos, nós unimos a sabedoria de anos de experiência em atendimento médico com as habilidades de um gestor hospitalar para conseguir coordenar cada setor e suas equipes, além de gerenciar os recursos materiais e financeiros.

Saiba também que toda a informação deste conteúdo não se aplica apenas em hospitais, mas também ao dia a dia de clínicas e consultórios. Afinal, é necessário unir a teoria e a prática para que o melhor resultado seja, de fato, alcançado.

Por este motivo, preparamos este conteúdo com todas informações necessárias e os 7 passos para ter sucesso na administração hospitalar.

  • O que é a administração hospitalar?
  • Quais as funções de um administrador hospitalar?
  • 7 Passos para ter sucesso com a gestão hospitalar.

Vamos lá?

O que é a administração hospitalar?

A administração hospitalar é um conjunto de técnicas de gerenciamento para proporcionar um melhor uso dos recursos financeiros, dos insumos e profissionais, a fim de gerar um atendimento com mais qualidade aos pacientes.

Esta área, em pleno crescimento no mercado de trabalho, vem ocasionando grande procura de cursos de gestão hospitalar como pós graduação para médicos em todo sistema de saúde, seja público ou privado.

No entanto, não é necessário uma pós graduação para dar um melhor conhecimento na administração hospitalar. Isto só é possível, graças à novas metodologias que existem hoje e que ajudam a fazer a diferença em qualquer processo de gestão hospitalar.

Quais as funções de um administrador hospitalar?

Seguindo as demandas dos pacientes atendidos na instituição de saúde gerenciada por você ou pelo time, existe uma série de responsabilidades que é necessário estar atento para conseguir garantir um bom desempenho na administração hospitalar, como:

  • Diminuir as falhas e retardos na comunicação entre setores e especialidades
  • Zelar pela estrutura externa e interna das instituições de saúde
  • Gerenciar as especialidades disponíveis
  • Diminuir gastos e despesas desnecessários
  • Administrar estoque (desde remédios aos EPIs e materias de limpeza)
  • Gerenciar o quadro de funcionários (escalas, férias e folgas)
  • Administrar a tomada de decisão perante crises
  • Controlar a manutenção de equipamentos
  • Estabelecer as dinâmicas interpessoais e os processos.

No entanto, vale ressaltar também que sendo você um gestor e empreendedor, a sua escala costuma ser de dupla jornada. Deste modo, toda otimização gera mais tempo para descansar e ficar com a família.

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7 Passos para ter sucesso com a gestão hospitalar

Para te ajudar a identificar melhor esse processo, preparamos este passo a passo simplificado para facilitar a aplicação de uma boa administração hospitalar.

Importante ressaltar que, para a sua demanda e produtividade serem as melhores possíveis é necessário seguir esses 7 passos e atualizá-los para sua realidade, garantindo mais eficiência ao processo.

1. Trabalhe sempre com a melhoria contínua

Adotar práticas e processos que melhoram a qualidade do atendimento no seu consultório, clínica ou hospital, é um processos constante.

Tenha em mente que sempre haverá uma nova tecnologia ou um novo modo de realizar os seus processos internos.

Porém, não é preciso que todas as áreas sejam atualizadas ao mesmo tempo, mas garanta que de tempos em tempos haja mudanças positivas em algum setor.

Dessa forma, o lugar todo passa por melhoria contínua sem grandes traumas para a sua equipe. Além disso, você mantém a moral elevada ao demonstrar interesse em resolver gargalos que atrapalham a rotina dos funcionários.

2. Ofereça um atendimento de qualidade

Oferecer sempre o seu melhor é quase uma obrigação quando o seu trabalho impacta tanto nas vidas das pessoas, como a área da saúde faz. Garanta que todos estejam comprometidos em tornar a passagem dos pacientes uma experiência menos aflitiva possível.

Contudo, um bom atendimento externo também é fundamental para que a sua administração hospitalar tenha um diferencial.

Demonstre que você está sempre à disposição de seus funcionários e que se importa com a qualidade do trabalho deles. Essa atenção extra é sentida por todos que frequentam o ambiente.

3. Realize um planejamento estratégico

Realize planejamentos estratégicos para melhorar o atendimento e, com isso, poder aperfeiçoar a gestão e entregar uma experiência diferenciada aos pacientes.

Por exemplo, utilizando o histórico de prontuários, você pode determinar com mais eficácia quais especialidades estão sendo procuradas com mais frequência e, assim, aumentar o setor, ou até evitar transferências acrescentando novas especialidades.

Você também pode utilizar ferramentas de gestão e análises que te apontem onde e quando as melhorias são necessárias.

4. Não se esqueça do planejamento financeiro

Uma gestão financeira de qualidade leva em consideração todas as áreas pertinentes à contabilidade, seja o fluxo de caixa, pagamentos de funcionários e outros.

Ter um planejamento bem desenvolvido, te ajuda não apenas a cortar gastos desnecessários, mas a investir melhor e evitar desperdícios no negócio de modo geral.

Com as ferramentas certas, você analisa inclusive efeitos sazonais, podendo planejar melhor as compras dos insumos no decorrer do ano.

5. Utilize métricas e indicadores de desempenho

Utilizar métricas e indicadores de desempenho específicos para um ambiente hospitalar é como desenvolver um diagnóstico da sua gestão. Dessa forma você é capaz de evitar erros ou repetir acertos com mais frequência.

As métricas mais importantes que você deve levar em conta na administração hospitalar são:

  • Quantidade de pacientes atendidos
  • Quantidade de consultas canceladas
  • Tempo de espera
  • Lucros
  • Despesas diárias.

6. Invista no treinamento dos colaboradores (recursos humanos)

Seu público está em constante contato com seus colaboradores, por isso é tão importante os manter qualificados para suas funções, acompanhando as atualizações do mercado.

Aliado ao planejamento financeiro, você pode investir em parcerias com instituições de ensino, como uma escola de treinamento para oferecer planos e consultas por bolsas em cursos que melhorem a produtividade, relação interpessoal e muitas outras habilidades.

Quando os colaboradores são investidos, você também aumenta a fidelização deles para com a instituição. Isso é devido ao sentimento de que eles estão sendo valorizados.

7. Invista em infraestrutura e tecnologia

Parte das suas funções na administração hospitalar deve ser o zelo pela estrutura externa e interna da sua clínica, consultório ou centro médico.

Você pode investir em equipamentos mais modernos para o pronto socorro, por exemplo, ou ainda em entradas e passagens mais acessíveis em todo o lugar.

Por isso, fuja de pensamentos óbvios, como uma sala de espera mais confortável, que embora seja útil não é uma prioridade.

Investir em infraestrutura e tecnologia significa procurar por soluções estruturais e digitais. Ou seja, é uma garantia aos pacientes que vai além do conforto.

Um exemplo de investimento na infraestrutura é uma reorganização de salas para atendimento médico ou, ainda, uma adequação do almoxarifado a partir de uma análise crítica e otimizada.

Por outro lado, o investimento em tecnologia pode ser entendido como soluções digitais para otimizar processos.

Por exemplo, caso o seu prontuário eletrônico apresentar problemas quando for solicitado, talvez seja a hora de procurar por um novo servidor.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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