O que é uma Análise Estatística?
Qual a importância em realizar uma Análise Estatística?
Quais são os tipos de Análise Estatística?
Quais são os componentes básicos de uma análise estatística?
Como escrever uma Análise Estatística?
Como utilizar a tecnologia a favor da Análise Estatística?
Aprenda a linguagem Python!

Entenda o que é a Análise Estatística e saiba como como aplicá-la em seus projetos

Descubra como a Análise Estatística atua na interpretação de dados e tomada de decisão nas empresas, conheça seus tipos e veja a sua importância!

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Entenda o que é a Análise Estatística e saiba como como aplicá-la em seus projetos

Utilizadas diariamente em pesquisas, empresas, instituições governamentais e indústrias, a análise estatística é o estudo de grandes quantidades de dados que visa coletar, organizar e prever padrões e tendências para fazer com que a interpretação e a tomada de decisão sejam mais assertivas.

Muitas vezes relacionada somente à área da economia, a análise estatística está presente em nossas vidas todos os dias por meio da educação, estratégias de marketing, finanças, entre muitas outras situações.

Como você pode imaginar, a análise de dados é um assunto muito relevante dentro do Big Data e da Indústria 4.0, pois ela pode ser utilizada para definir as melhores escolhas para o seu negócio e gerenciar os seus riscos.

Continue a leitura deste artigo e entenda como a análise estatística e seus diferentes tipos podem te ajudar a tomar decisões mais corretas em sua empresa. Separamos para você os seguintes tópicos, confira:

  • O que é uma Análise Estatística?
  • Qual a importância em realizar uma Análise Estatística?
  • Quais são os tipos de Análise Estatística?
  • Quais são os componentes básicos de uma Análise Estatística?
  • Como escrever uma Análise Estatística?
  • Como utilizar a tecnologia a favor da Análise Estatística?

Vamos lá?

O que é uma Análise Estatística? 

A análise estatística é a ciência responsável por coletar, explorar e apresentar os dados em busca da descoberta de padrões e de tendências futuras.

Essas informações estatísticas coletadas podem ser usadas por pesquisadores a fim de tornar a tomada de decisão um processo mais assertivo.

A cada dia que passa, as tecnologias para essa análise evoluem mais e os softwares utilizados tornam-se mais acessíveis.

Algumas das aplicações do uso de computadores são:

  • Programação estatística: componentes estatísticos são analisados para a tomada de decisões em qualquer área de atuação. 
  • Econometria: são realizadas simulações para previsão de futuras tendências.
  • Pesquisa de operações: são identificadas as melhores ações em busca dos melhores resultados por meio de diferentes testes simulativos.  
  • Geomarketing: a coleta de dados é responsável por encontrar padrões espaciais e geodemográficos relacionados ao desempenho de vendas, além da construção de dados sobre cada mercado. 
  • Programação matriz: a computação é utilizada para implementação de métodos estatísticos e análises de dados exploratórios.  
  • Visualização estatística: uso da interface visual para análise de dados e construção de modelos. 
  • Melhoria de qualidade estatística: utilização de dados para melhoria de qualidade e de segurança na produção industrial. 

Qual a importância em realizar uma Análise Estatística?

Realizar uma análise estatística é importante para avaliar as melhores oportunidades de um negócio. Além de interpretar resultados passados, a análise de dados pode prever resultados futuros.

Por meio dela, é possível avaliar dados em sua totalidade, em um panorama geral, e em amostras individuais específicas. Isso permite melhor interpretação dessas informações buscando uma tomada de decisão assertiva.

Vale lembrar que existem possibilidades de realizar uma análise estatística por meio de uma amostra precisa. Isso possibilita menor esforço dos pesquisadores na hora da coleta dos dados e, consequentemente, maior produtividade.

Porém, isso só pode ser realizado em um grande conjunto de dados e deve-se tomar bastante cuidado nos cálculos de proporção e de pressupostos, para que estes não interfiram em sua análise.

Quais são os tipos de Análise Estatística?

A análise estatística é dividida em análise descritiva e análise inferente. Confira a seguir as suas características:

Análise descritiva

A análise descritiva é responsável pela apresentação de dados por meio de mapas, gráficos e tabelas, porém sem apresentar conclusões sobre o fenômeno.

Esses dados geralmente são dispostos e resumidos de maneira bruta, favorecendo a sua visualização e interpretação posterior.

Análise inferente (modelagem)

A análise inferente ou modelagem é responsável pelo estudo dos dados coletados na análise descritiva.

Buscando ainda mais objetividade, são realizadas perguntas direcionadas às respostas que se deseja obter com aquelas informações.

Dessa forma, hipóteses são definidas e testadas em busca de conclusões sobre as causas dos fenômenos analisados.

Quais são os componentes básicos de uma análise estatística?

Existem alguns componentes básicos para as duas classificações de análise estatística demonstradas no tópico anterior. Confira quais são:

Análise descritiva

1. Média Aritmética

A média aritmética é a principal medida de tendência central. Ela é calculada com a soma de todos os seus valores dividida pelo número de dados desse conjunto.

Há, também, a média aritmética simples e a média aritmética ponderada.

Enquanto a média aritmética simples possui os valores com a mesma importância no cálculo, ou seja, o mesmo peso, a média aritmética ponderada, alguns valores possuem mais importância que outros e, por isso, recebem um valor a mais sendo multiplicado em sua soma.

2. Moda

A moda é considerada o valor mais frequente em um conjunto de dados. Dessa forma, ela é o valor que mais aparece nessa lista.

Um conjunto pode ser bimodal caso ele apresente duas modas, ou seja, dois números que aparecem mais do que outros da lista.

3. Mediana

A mediana é representada pelo valor do meio de um conjunto de dados.

Para encontrar esse valor, é necessário listar os valores em ordem crescente ou decrescente.

Caso o número de elementos de um conjunto seja par, a mediana é a média aritmética dos dois valores centrais.

4. Desvio Padrão

O desvio padrão é a medida de um conjunto de dados em relação a uma média aritmética.

Ele é responsável por medir o quanto um número está próximo ou distante em relação a média dessa lista de dados.

5. Variância

A variância está relacionada também à dispersão de dados, sendo mais específica com esses valores em relação ao valor médio do conjunto.

O desvio padrão é calculado a partir da variância.

6. Amplitude

A amplitude é a diferença entre o maior elemento e o menor elemento de um conjunto de dados.

Para encontrá-la, colocar os elementos em ordem crescente ou decrescente, e subtrair o menor elemento do maior.

7. Regressão 

A regressão é definida por relações entre variáveis dependentes e explicativas traçadas em um diagrama de dispersão. A linha de regressão demonstra se esses relacionamentos são fortes ou fracos.

Análise Inferente

1. Estimativas

As estimativas são um valor aproximado em relação aos parâmetros de interesse na análise.

2. Intervalo de confiança

O intervalo de confiança é um subconjunto retirada de um conjunto de dados, em que apresentaria o valor do parâmetro verdadeiro.

Intervalo de Confiança; Fonte: Significados.

3. Intervalo de predição

O intervalo de predição é um conjunto de valores que busca identificar um valor desconhecido em uma amostra.

Depois de conhecer alguns componentes da análise, é hora de acompanhar os passos que devem ser realizados em uma análise estatística. Confira no próximo tópico!

Como escrever uma Análise Estatística?

A análise estatística pode ser realizada com métodos tradicionais ou mais tecnológicos. Quanto mais volume de dados é apresentado, maior é a necessidade de um software para amostragem e interpretação dos resultados.

Confira a seguir cinco passos para escrever uma análise estatística:

1. Calcule a média aritmética e o desvio padrão

A definição dessas duas variáveis é importante para interpretar e comparar um conjunto de valores dentro dos dados coletados.

A média aritmética é responsável por determinar uma tendência geral relativa a esse grupo de dados.

Por outro lado, o desvio padrão contribui para interpretar uma dispersão dos dados. Se o valor é alto, significa que esses dados estão mais dispersos em relação à média aritmética. Caso contrário, significa que os valores estão alinhados com a mesma.

2. Aplique a regressão 

A aplicação da regressão realiza a modelagem das associações entre variáveis dependentes e explicativas. A linha de regressão é determinante para definir se as associações são fortes ou são fracas.

Isso pode ser realizado por meio do diagrama de dispersão, que facilita a interpretação dos dados coletados no primeiro passo.

Diagrama de Dispersão. Fonte: Novidá.

3. Teste uma hipótese

O Teste de Hipótese- ou Teste T - é responsável por analisar a veracidade de uma associação do conjunto de dados selecionado.

Para alcançar o sucesso, o resultado do teste não pode ser adquirido com pesquisas aleatórias.

Esses testes estão presentes em pesquisas, em estudos científicos e no gerenciamento de negócios.

4. Aplique a descrição e a modelagem 

Os dados são descritos por meio de gráficos e de tabelas de contingência, permitindo sua melhor visualização e interpretação.

Já a modelagem é responsável por proposições estatísticas, que indicam estimativas, intervalos de confiança e intervalos de predição.

5. Abuse da tecnologia

Como dito anteriormente, os avanços tecnológicos permitem maior exatidão na coleta, na interpretação e na análise de dados.

Dessa forma, a utilização de softwares para esse trabalho é algo que busca agilizar, facilitar e permitir tomadas de decisão mais minuciosas. Além disso, também previne grande parte dos erros de cálculo.

O cientista de dadosé uma profissão do presente e do futuro, e que está possibilitando grandes oportunidades no mercado de trabalho.

Como utilizar a tecnologia a favor da Análise Estatística?

A tecnologia existe para melhorar e nos auxiliar nas tarefas do cotidiano. Com a análise estatística, isso não é diferente. Ao fazer uso de um software, a coleta e análise dos dados se torna muito mais produtiva, rápida e completa.

Afinal, uma boa ferramenta auxilia os gestores e cientistas de dados na interpretação das informações com mais precisão e confiabilidade.

Aprenda a linguagem Python!

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Carreira Para Novos Cientistas De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.