O Analista de Processos é o profissional responsável por buscar melhorias nos processos das empresas, além de realizar análises de projetos, tudo isto utilizando metodologias de gestão como o Lean Seis Sigma.
Depois de entender o que é um Analista de Processos, você consegue imaginar por que esse profissional é tão importante para o cotidiano das empresas? Calma que eu vou te contar.
Aumentar a produtividade na realização dos seus serviços é o que todas as empresas almejam, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Ainda mais hoje em dia, em que conceitos como a análise de dados estão cada vez mais presentes.
Para que ocorra a tão esperada melhoria no trabalho de uma empresa, é fundamental que exista uma análise precisa dos processos de produção, bem como dos processos de negócio.
Seja para interagir com os clientes, se destacar entre os concorrentes ou lançar novos produtos no mercado, a análise de processos se revela muito importante em qualquer empreendimento.
É por essa razão que a presença do analista de processos é de grande ajuda para qualquer área de negócios.
E aí, já está ficando por dentro do assunto? Então continue com a gente para aprende mais!
Nós separamos os seguinte tópicos para você:
O analista de processos é o profissional que realiza a análise de processos, sugere melhorias nos procedimentos de trabalho e ainda conhece vários métodos de gestão de trabalho, incluindo o Lean Seis Sigma, entre outras metodologias.
Além disso, um analista de processos estipula metodologias e processos de trabalho, pesquisa parâmetros, estabelece e verifica possíveis falhas. Tudo isso, sempre com a proposta de solucionar erros e propor a melhoria dos processos.
Para compreender melhor o que faz um analista de processos, é pertinente também compreender o que é a análise de processos. Essa análise consiste em uma revisão e criação de um melhor entendimento relacionado aos processos de negócio.
Análise de processos abrange a revisão de tudo que constitui um processo, incluindo aí as entradas, as saídas, procedimentos, colaboradores, aplicações, tecnologias e a maneira como ocorre as interações de todos esses elementos para produzir resultados.
A análise abrange a avaliação de tempo, os custos e a qualidade dos processos, podendo para isso usar modelos visuais estáticos ou dinâmicos.
Diante disso, no atual contexto em que as empresas se encontram, cada vez mais a presença do analista de processos ganha bastante relevância. Desse modo, novas estratégias, abordagens e tecnologias começam a ser analisadas para melhorar a .
Dentre as exigências do mercado, os profissionais que realizam a análise de processos passam a ser valorizados em qualquer área de negócios.
Em um mundo em que mudanças acontecem o tempo todo, é preciso estar sempre atento às novidades do mercado de trabalho.
E falando em processos, as mudanças nesse setor ocorrem a todo momento através da melhoria contínua, sempre buscando atingir os melhores resultados.
E como as empresas atingem os melhores resultados? Utilizando o Lean Seis Sigma!
Se você quer aprender mais sobre essa metodologia para se destacar no mercado, então baixe o nosso ebook gratuito “O que é e como funciona o Lean Seis Sigma”! É só clicar na imagem abaixo.
A tarefa de compreender todos os procedimentos que fazem parte de uma organização é do analista de processos. Tais processos abrangem desde a infraestrutura de até as mais altas esferas de negócio.
Desta forma, a formação desse profissional está relacionada diretamente com áreas que envolvem a análise de requisitos, o gerenciamento corporativo e conceitos de tecnologia da informação.
Tais conhecimentos são importantes para assim ser mantido um padrão entre os processos e as estruturas da organização. Isso possibilita que a empresa tenha condições de controlar com mais eficiência os custos e de uma forma geral.
Apesar de não existir um curso específico para quem deseja seguir a carreira de analista de processos, a obtenção de um diploma de nível superior em cursos como administração de empresas ou ciências da computação fornece o conhecimento adequado para esse profissional.
O curso de administração de empresas, de uma forma geral, apresenta conteúdos relacionados a processos de negócios, economia e gestão de negócios.
Os cursos em ciência, tecnologia da informação e programação de computadores também são indicados para quem quer atuar como analista de processos.
O perfil desse profissional deve ser dinâmico e caracterizado pela curiosidade. Ou seja, ter vontade constante de aprender e pesquisar é um dos requisitos básicos para futuros analistas de processos, além de possuir perfil de liderança, o que também pode ajudar muito esse profissional.
O mercado de trabalho para o analista de processos é bastante promissor. Ele pode atuar em diferentes áreas de negócio, tanto nas pequenas quanto nas grandes empresas.
Sendo assim, é possível trabalhar como estagiário ou exercer funções em posições mais elevadas na organização.
Após adquirir a experiência necessária, os analistas de processos podem ocupar cargos que proporcionam mais responsabilidades e mais exposição ao trabalho.
Ao exercer as suas funções, o analista de processos se torna um dos pilares para o êxito dos mais variados tipos de negócios.
A média salarial de um Analista de Processos é de R$3.700,00 de acordo com o site Glassdoor.
Algumas empresas com vagas para analista de processos são:
O aumento da produtividade em um negócio requer o conhecimento de vários modelos de produção. Um dos alicerces para uma boa análise de processos é a utilização da metodologia Seis Sigma.
Uma das principais características do Seis Sigma é o fato dele contar com dois tipos de métodos. Ambos são divididos em cinco fases, as quais veremos a seguir:
A sigla DMADV refere-se às fases de: definição (define), mensuração (measure), análise (analyze), desenho (design) e verificação (verify). É um método mais voltado para a criação de novos produtos e serviços.
A sigla DMAIC refere-se às fases de: definição (define), mensuração (measure), análise (analyze), melhoria (improve) e controle (control). É um método bastante adequado para melhoramento contínuo dos processos.
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre esses métodos ou sobre a diferença entre eles, eu vou deixar para você um artigo do nosso blog que pode te ajudar muito:
Uma das maiores dificuldades das empresas é eliminar os desperdícios que acarretam em perdas financeiras. Sendo assim, nasceu a tão conhecida metodologia Lean Six Sigma, focada na melhoria da produção e redução da variabilidade. Porém, você saberia dizer qual o seu nível como um profissional Lean?
Ao baixar esse conteúdo, você entenderá qual o seu nível na metodologia Lean Six Sigma. Isso vai te ajudar a identificar o quanto você precisa desenvolver para se tornar o profissional capaz de sustentar e maximizar o sucesso do negócio.
Faça nosso teste e descubra agora seu grau de conhecimento em Lean Six Sigma!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!