Ainda existe muita dúvida, e até alguns mitos, sobre a aplicação do Lean Seis Sigma (ou Lean Six Sigma) em alguns tipos de empresas.
Hoje, eu vou contar para você o porque a metodologia pode e deve ser aplicada a qualquer tipo de negócio que busca pela melhoria contínua de processos.
De uns anos pra cá, a competitividade aumentou drasticamente e isto aconteceu (e ainda acontece) não somente em indústrias manufatureiras, como em qualquer tipo de negócio, não é?
A globalização e a acessibilidade de empresas ingressarem suas atividades em mercados interestaduais e internacionais foram fatores que incentivaram - e muito - nesta acirrada concorrência que vivenciamos nos dias de hoje.
Só que para entrar nessa lógica, como você já deve saber, uma organização precisa ir além de seus concorrentes: precisa buscar sempre melhorar.
No quesito corporativo, apesar deste conceito de melhoria contínua ter surgido lá no início do século passado, com as fábricas automotivas, hoje, ele perpetua dentre os mais diferentes cenários empresariais.
Centros de hospitais, lojas comerciais, empresas de construção civil, de transporte, de finanças, de marketing e até agências de emprego precisam constantemente inovar seus processos para entregar maior valor aos seus clientes.
É só fazendo isto incessantemente que a sobrevivência de cada uma delas, em seus respectivos negócios de atuação, pode, assim, se tornar mais estável e em constante crescimento.
Por essa necessidade de melhoria contínua, de umas décadas pra cá, começaram a surgir inúmeras metodologias e melhores práticas de gestão que possibilitam alcançar com maior eficiência e eficácia esta proeza.
Controle da Qualidade Total, Normas ISO, 5S, Lean Manufacturing, Manutenção Produtiva Total (TPM), Reengenharia, Teoria das Restrições e Seis Sigma foram apenas algumas das inúmeras ferramentas geradas... São muitas, percebe?
Com todo esse arsenal de ferramentas, geralmente, qualquer empresa fica com dúvidas e dificuldades em saber o que escolher para aplicar ao seu caso. Para atender esse requisito, vem sendo cada vez mais propagada uma inovadora metodologia de melhoria contínua: o Lean Seis Sigma.
A aplicação do Lean Seis Sigma tem como objetivo básico aumentar o desempenho de uma organização em todos os seus níveis, através da redução da variabilidade de seus processos e da eliminação contínua de desperdícios.
Para satisfazer essa finalidade, ela conta com uma gama gigantesca de ferramentas analíticas, estatísticas, enxutas e da qualidade. Todas utilizadas com total coerência, propósito e afinidade.
A aplicação do Seis Sigma envolve e reúne, praticamente, todas as melhores práticas daquele arsenal de ferramentas empresariais que escrevi lá atrás, só que de uma forma totalmente robusta, estruturada e sistêmica.
Com seu método DMAIC, ela incentiva a melhoria de um negócio com extremo direcionamento e precisão através de projetos estratégicos de melhoria desenvolvidos em setores e processos críticos da empresa.
Para você compreender o porquê da aplicação do Seis Sigma poder ser aplicada a sua área de atuação, listei 3 particularidades que toda empresa possui, seja ela industrial, do varejo, de saúde, financeira ou de marketing. Vamos conferir?
Se você é psicólogo(a) e atua como recrutador(a) em uma agência de emprego, deve saber que suas atividades contam com vários processos, concorda? Processos para recebimento de vagas, divulgação de oportunidades, seleção, entrevista e recrutamento de candidatos e por aí vai...
Agora, imagine que você queira aumentar em 30% o recebimento de vagas de seus clientes-empregadores e que também queira identificar quais as ações mais eficazes para divulgar estas oportunidades.
É para conseguir atender esses dois - e outros inúmeros - casos de forma eficiente que é recomendada a aplicação do Lean Seis Sigma.
Com a aplicação Seis Sigma é possível envolver todos os principais dados e informações do processo pertinente de uma maneira totalmente concisa e organizada.
Através dessa organização de informações sobre o processo, é possível analisá-lo com maior facilidade, podendo assim gerar melhores ações para execução em prol dos objetivos definidos de melhoria.
Quer receber um Kit completamente personalizado com o passo a passo para sua certificação em Seis Sigma?
São 7 passos para te levar ao diferencial curricular e versatilidade de atuação com maiores salários, além modelos de planilhas e apresentações com todo suporte a sua trajetória gratuitamente.
É simples: garanta o seu com um clique no botão abaixo!
Vamos prosseguir com o artigo?
Se você atua no gerenciamento de um hospital, seja ele público ou particular, acho que concordaria comigo que seria uma ótima alternativa para aumento de competitividade, se houvesse a possibilidade de reduzir drasticamente os custos inerentes ao empreendimento com a eliminação e a redução de desperdícios em todos os seus processos, correto?
Com esse saldo positivo, gerado através da eliminação de desperdícios, seria, então, possível retorná-lo com investimentos benéficos para a própria companhia.
Imagine agora esse ciclo rodando ao longo do tempo: qualquer hospital teria sempre muito a ganhar.
Ao invés de decisões pautadas em torno de corte de suprimentos e materiais básicos para o atendimento, muito comuns no ambiente público, e também de decisões pertinentes à mitigação de gastos com o corte de mão-de-obra em hospitais, muito comuns no caso particular, por que não direcionar o alvo para a eliminação de perdas e desperdícios na própria organização?
A aplicação do Lean Seis Sigma proporciona, justamente, esse alcance de um modo muito oportuno.
Um administrador de hospital especializado nessa metodologia poderia enxergar oportunidades de melhoria difíceis de serem percebidas sem a lente correta - e a lente a qual me refiro é essa metodologia.
Esta terceira particularidade é ainda mais condizente com qualquer negócio, porque, literalmente, toda empresa deseja crescer - ou pelo menos estabilizar - suas atividades em seu mercado, não é mesmo?
Só que para conseguir isso, também é preciso se ter o sentimento de almejar a melhoria, como vimos no item anterior. Encarar seus desafios e problemas como oportunidades para elevar seu desempenho a um patamar ainda mais alto!
Seja qual for a sua área de atuação - industrial, saúde, finanças, comércio, varejo, logística, marketing, dentre outros - a especialização e aplicação do Seis Sigma pode ser uma ótima alternativa, para além de possibilitar o aumento de desempenho nos processos de que você já atua na sua organização, também estimular seu domínio pessoal com modernas práticas de gestão e ser ainda mais reconhecido como um excelente profissional no que faz.
O treinamento em White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.
Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho.
Insira o cupom e se capacite gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no imagem abaixo para saber mais a respeito!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!