O que é Lean Seis Sigma?
Antes de prosseguirmos com a leitura do artigo, quero te mostrar uma coisa...
Dê seu primeiro passo na metodologia Lean Seis Sigma.

Descubra como a aplicação do Lean Seis Sigma pode estar presente em diferentes áreas

Neste artigo, você descobrirá como a aplicação do Lean Seis Sigma pode beneficiar qualquer tipo de empresa e entenderá o que é essa metodologia.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra como a aplicação do Lean Seis Sigma pode estar presente em diferentes áreas

Ainda existe muita dúvida, e até alguns mitos, sobre a aplicação do Lean Seis Sigma (ou Lean Six Sigma) em alguns tipos de empresas.

Hoje, eu vou contar para você o porque a metodologia pode e deve ser aplicada a qualquer tipo de negócio que busca pela melhoria contínua de processos.

De uns anos pra cá, a competitividade aumentou drasticamente e isto aconteceu (e ainda acontece) não somente em indústrias manufatureiras, como em qualquer tipo de negócio, não é?

A globalização e a acessibilidade de empresas ingressarem suas atividades em mercados interestaduais e internacionais foram fatores que incentivaram - e muito - nesta acirrada concorrência que vivenciamos nos dias de hoje.

Só que para entrar nessa lógica, como você já deve saber, uma organização precisa ir além de seus concorrentes: precisa buscar sempre melhorar.

No quesito corporativo, apesar deste conceito de melhoria contínua ter surgido lá no início do século passado, com as fábricas automotivas, hoje, ele perpetua dentre os mais diferentes cenários empresariais.

Centros de hospitais, lojas comerciais, empresas de construção civil, de transporte, de finanças, de marketing e até agências de emprego precisam constantemente inovar seus processos para entregar maior valor aos seus clientes.

É só fazendo isto incessantemente que a sobrevivência de cada uma delas, em seus respectivos negócios de atuação, pode, assim, se tornar mais estável e em constante crescimento.

Homem usando um notebook.

Por essa necessidade de melhoria contínua, de umas décadas pra cá, começaram a surgir inúmeras metodologias e melhores práticas de gestão que possibilitam alcançar com maior eficiência e eficácia esta proeza.

Controle da Qualidade Total, Normas ISO, 5S, Lean Manufacturing, Manutenção Produtiva Total (TPM), Reengenharia, Teoria das Restrições e Seis Sigma foram apenas algumas das inúmeras ferramentas geradas... São muitas, percebe?

Com todo esse arsenal de ferramentas, geralmente, qualquer empresa fica com dúvidas e dificuldades em saber o que escolher para aplicar ao seu caso. Para atender esse requisito, vem sendo cada vez mais propagada uma inovadora metodologia de melhoria contínua: o Lean Seis Sigma.

O que é Lean Seis Sigma?

A aplicação do Lean Seis Sigma tem como objetivo básico aumentar o desempenho de uma organização em todos os seus níveis, através da redução da variabilidade de seus processos e da eliminação contínua de desperdícios.

Para satisfazer essa finalidade, ela conta com uma gama gigantesca de ferramentas analíticas, estatísticas, enxutas e da qualidade. Todas utilizadas com total coerência, propósito e afinidade.

A aplicação do Seis Sigma envolve e reúne, praticamente, todas as melhores práticas daquele arsenal de ferramentas empresariais que escrevi lá atrás, só que de uma forma totalmente robusta, estruturada e sistêmica.

Com seu método DMAIC, ela incentiva a melhoria de um negócio com extremo direcionamento e precisão através de projetos estratégicos de melhoria desenvolvidos em setores e processos críticos da empresa.

Para você compreender o porquê da aplicação do Seis Sigma poder ser aplicada a sua área de atuação, listei 3 particularidades que toda empresa possui, seja ela industrial, do varejo, de saúde, financeira ou de marketing. Vamos conferir?

1. Toda empresa tem processos!

Quadro com post-its para ilustrar o andamento do projeto.


Se você é psicólogo(a) e atua como recrutador(a) em uma agência de emprego, deve saber que suas atividades contam com vários processos, concorda? Processos para recebimento de vagas, divulgação de oportunidades, seleção, entrevista e recrutamento de candidatos e por aí vai...

Agora, imagine que você queira aumentar em 30% o recebimento de vagas de seus clientes-empregadores e que também queira identificar quais as ações mais eficazes para divulgar estas oportunidades.

É para conseguir atender esses dois - e outros inúmeros - casos de forma eficiente que é recomendada a aplicação do Lean Seis Sigma.

Com a aplicação Seis Sigma é possível envolver todos os principais dados e informações do processo pertinente de uma maneira totalmente concisa e organizada.

Através dessa organização de informações sobre o processo, é possível analisá-lo com maior facilidade, podendo assim gerar melhores ações para execução em prol dos objetivos definidos de melhoria.

Antes de prosseguirmos com a leitura do artigo, quero te mostrar uma coisa...

Quer receber um Kit completamente personalizado com o passo a passo para sua certificação em Seis Sigma?

São 7 passos para te levar ao diferencial curricular e versatilidade de atuação com maiores salários, além modelos de planilhas e apresentações com todo suporte a sua trajetória gratuitamente.

É simples: garanta o seu com um clique no botão abaixo!

Kit Guia para certificação especialista Seis Sigma! Baixe agora!


Vamos prosseguir com o artigo?

2. Toda empresa precisa melhorar!

Imagem que ilustra um grupo de pessoas unindo forças para aumentar os resultados da empresa.


Se você atua no gerenciamento de um hospital, seja ele público ou particular, acho que concordaria comigo que seria uma ótima alternativa para aumento de competitividade, se houvesse a possibilidade de reduzir drasticamente os custos inerentes ao empreendimento com a eliminação e a redução de desperdícios em todos os seus processos, correto?

Com esse saldo positivo, gerado através da eliminação de desperdícios, seria, então, possível retorná-lo com investimentos benéficos para a própria companhia.

Imagine agora esse ciclo rodando ao longo do tempo: qualquer hospital teria sempre muito a ganhar.

Ao invés de decisões pautadas em torno de corte de suprimentos e materiais básicos para o atendimento, muito comuns no ambiente público, e também de decisões pertinentes à mitigação de gastos com o corte de mão-de-obra em hospitais, muito comuns no caso particular, por que não direcionar o alvo para a eliminação de perdas e desperdícios na própria organização?

A aplicação do Lean Seis Sigma proporciona, justamente, esse alcance de um modo muito oportuno.

Um administrador de hospital especializado nessa metodologia poderia enxergar oportunidades de melhoria difíceis de serem percebidas sem a lente correta - e a lente a qual me refiro é essa metodologia.

3. Toda empresa quer crescer!

Homem observando o aumento dos resultados da empresa.


Esta terceira particularidade é ainda mais condizente com qualquer negócio, porque, literalmente, toda empresa deseja crescer - ou pelo menos estabilizar - suas atividades em seu mercado, não é mesmo?

Só que para conseguir isso, também é preciso se ter o sentimento de almejar a melhoria, como vimos no item anterior. Encarar seus desafios e problemas como oportunidades para elevar seu desempenho a um patamar ainda mais alto!

Seja qual for a sua área de atuação - industrial, saúde, finanças, comércio, varejo, logística, marketing, dentre outros - a especialização e aplicação do Seis Sigma pode ser uma ótima alternativa, para além de possibilitar o aumento de desempenho nos processos de que você já atua na sua organização, também estimular seu domínio pessoal com modernas práticas de gestão e ser ainda mais reconhecido como um excelente profissional no que faz.

Dê seu primeiro passo na metodologia Lean Seis Sigma.

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.