Você já ouviu falar sobre APQP?
O Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP) é uma técnica fundamental para padronizar os processos da sua empresa e melhorar a qualidade de seus produtos.
Nesse artigo, você saberá mais sobre como funciona esse procedimento, por meio dos seguintes tópicos:
O APQP (Advanced Product Quality Planning), traduzido para Planejamento Avançado da Qualidade do Produto, é uma série de técnicas de gestão utilizadas para certificar a qualidade do produto fabricado.
Essas técnicas foram desenvolvidas em 1980, pela AIAG (Automotive Industry Action Group), grupo formado por empresas do ramo automotivo, como a Ford, General Motors e Chrysler.
O grande objetivo do uso do APQP é atender à necessidades e a satisfação do cliente.
Para isso, o procedimento foca na melhoria contínua dos processos e no planejamento de qualidade.
Se você não sabe por onde começar, não se preocupe!
O treinamento em White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.
Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho.
Insira o cupom e se capacite gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no imagem abaixo para saber mais a respeito!
Agora que você já sabe o que é o Planejamento Avançado da Qualidade do Produto, você vai descobrir por que a técnica é tão importante para uma empresa!
Ok, agora por que o APQP é fundamental para o sucesso de uma indústria ou fábrica?
Dentre os benefícios que o APQP pode trazer à sua empresa, estão:
O Planejamento Avançado de Qualidade do Produto consiste em identificar e tratar alterações que venham ocorrer dentro do processo de produção. Essas mudanças podem ser para melhorar o sistema de produção ou também podem vir a piorá-lo.
Se a ação de mudança vier a melhorar a produção, é necessário que ela passe a fazer parte do sistema produtivo em busca da melhoria contínua. Se essa ação vier a piorar a produção, é necessário que falhas sejam corrigidas para diminuir os impactos no produto final.
80% dos processos contidos no APQP se referem ao planejamento e na prevenção e 20% se referem a validação e evidência. Além de contar com uma parte exclusiva destinada a compartilhar aprendizado e fornecer feedback.
O APQP é composto e especificado em cinco fases, que você verá a seguir!
A primeira fase do APQP é o planejamento de todas as atividades que precisarão ser feitas, fazendo a conciliação entre a expectativa do cliente e o que a empresa oferecerá como produto.
Além disso, nessa fase deverão ser avaliados detalhes técnicos do projeto, como desenhos e a estrutura de custos.
Na segunda fase do APQP, o foco será o processo de desenvolvimento do produto. Para isso, será feito um protótipo, em que a matéria prima será requisitada para a sua produção.
Essa fase é uma das mais importantes e estratégicas do procedimento, porque nela será feita a revisão da viabilidade do protótipo.
Além disso, o gestor terá um papel muito importante para auxiliar a equipe e o andamento do projeto.
Nesta fase, ocorrerá a validação do produto e do processo pelo cliente. Aqui, será utilizado o Controle Estatístico do Processo (CEP).
Após essa fase, o produto estará pronto para ser lançado!
A partir do lançamento do produto, o ciclo PDCA deve entrar em cena.
A ideia nessa fase é manter o padrão de qualidade e, satisfazer a necessidade do cliente de maneira contínua.
Quer aprender a usar ferramentas que irão te ajudar a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de sua empresa?
Então acesse o nosso eBook "As principais ferramentas do Lean Seis Sigma"!Com ele você entenderá o conceito de Seis Sigma, bem como um compilado com as principais ferramentas utilizadas por Belts na aplicação de cada etapa do método DMAIC.
Além de se obter a definição de cada uma dessas ferramentas, para que elas servem, e como utilizar, nesse Ebook você encontra, também, dicas de aplicação utilizando o software Minitab.
Então não perca tempo e baixe agora!
Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!