Parece que após Nova York demonstrar interesse em vacinar turistas, agora chegou a vez do Catar fazer o mesmo. Preocupado em manter o controle da pandemia de coronavírus, o país árabe pretende proibir a circulação de pessoas não vacinadas na Copa do Mundo no Catar.
O país onde pretende distribuir vacinas contra o coronavírus para torcedores que ainda não estiverem vacinados.
Para entender melhor como o Catar está se saindo com relação à pandemia e quais medidas serão adotadas pelo país durante a Copa do Mundo, abordaremos os seguintes tópicos:
Desde agosto do ano passado o Catar, país sede da copa de 2022, atrai os olhares do mundo com relação à Covid.
Isso se deve ao fato de que nesse mês foi constatado que a média de infectados no país era de cerca de 41 mil para cada 1 milhão de habitantes. Ou seja, 4,1% da sua população apresentava o vírus.
Apesar do número elevado de infectados, não era esse o número que chamava atenção ao redor do mundo, mas sim o número de vítimas: até o mês de agosto de 2020 haviam sido constatadas apenas 141 mortes decorrentes do vírus.
Ou seja, ao mesmo tempo em que o país tinha a maior taxa de infecção de todo o mundo, também era um dos que apresentavam a menor taxa de mortalidade relacionada ao vírus Sars-Cov-2.
De acordo com as autoridades locais, isso aconteceu por dois motivos: o alto número de testes realizados no país e a sua população jovem, que naturalmente desenvolve menor complicações com o vírus.
Em maio de 2021 o país iniciou a sua retirada gradual de restrições impostas para conter a propagação do vírus. O plano de retomada das atividades foi separado em três fases.
Atualmente o país se encontra na terceira e última fase do processo de retomada, em que dentro de uma série de outras medidas, estão previstas a permissão para festas de casamento (com no máximo 80 pessoas, sendo que 75% destas devem estar vacinadas) e a volta da operação de bibliotecas e de museus com metade da capacidade.
De acordo com o Google, atualmente o país conta com 189 casos ativos e soma 583 mortes desde o início da pandemia. O número total de pessoas vacinadas contra a covid-19 no país está quase chegando na casa dos dois milhões e novecentos mil.
Como é possível perceber, os números do Catar no combate ao vírus da Covid-19 são muito bons e parece que as autoridades locais não querem abrir mão disso.
No último sábado, o primeiro-ministro do país, Sheikh Khalid bin Khalifa bin Abdulaziz Al Thani, informou que o país irá oferecer doses de vacina para os torcedores dos países que ainda não estiverem com toda a população vacinada.
Ele também teria informado que os torcedores não vacinados estarão proibidos de participar da Copa do Mundo de 2022 e que o país vem tratando com uma fabricante a compra de 1 milhão de doses de vacina para distribuir entre torcedores.
O objetivo das medidas é proteger os cidadãos e residentes locais e também dos turistas que visitarem o país em novembro do ano que vem, período em que a copa estará acontecendo.
O Catar deve ter cerca de 72% dos seus cidadãos totalmente vacinados ainda nesta semana, disse o primeiro-ministro do país, indicando que o país está extremamente avançado para garantir que todos os seus cidadãos estejam vacinados até o evento.
Quando questionado sobre as obras referentes à copa, o político informou que a pandemia pouco influenciou no início das construções e que agora, com a normalização das atividades, tudo está dentro do planejado para que a Copa do Mundo ocorra no país.
Grad. em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior atuando em consultorias, gerenciamento de equipes e no setor de marketing pela ITEP Jr. Bolsista de iniciação científica na área de eficiência energética. Possui formação em Excel avançado, Gerenciamento de Projetos, Fundamentos de Scrum, Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!