
O Cadastro Nacional de Empresas e Empreendedores Individuais (CCMEI) é o documento conhecido como o certificado da condição de Microempreendedor Individual (MEI) perante a Receita Federal e a Junta Comercial do seu estado.
Sendo assim, emitir o CCMEI é uma forma de evidenciar que a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) está válida e comprovar que o empreendedor formalizado tem acesso a todos os benefícios dessa figura jurídica.
Quer conhecer mais sobre o CCMEI, todas as vantagens que ele pode trazer aos inscritos e como emitir o documento? Não se preocupe! Você está no lugar certo. Aqui você encontrará:
CCMEI é a sigla utilizada para designar o Cadastro Nacional de Empresas e Empreendedores Individuais. Esse é um registro obrigatório para todos os indivíduos que desejam se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) no Brasil.
Ou seja, esse é um documento que valida que uma empresa foi aberta, que sua inscrição no CNPJ está válida e que o registro na Junta Comercial do Estado competente.
Para isso, esse certificado possui informações relevantes como:
De maneira resumida, este é o documento que comprova todas as principais informações sobre um CNPJ MEI. Por isso, esse certificado é fundamental para diversos processos e também para o acesso a alguns benefícios. Veja detalhes a seguir!
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Segundo dados do Sebrae, são mais de 11 milhões de empreendedores no Brasil. Com toda essa quantidade de pessoas se jogando no mundo dos negócios, é preciso garantir que a sua empresa tenha qualidade, uma boa gestão e um diferencial para realmente se destacar no mercado.
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O CCMEI tem como principal função atestar a situação de empreendedores individuais no Brasil. Ou seja, é esse cadastro que irá validar que alguém está cadastrado no programa MEI e possui um CNPJ ativo para exercer o seu trabalho de maneira legal.
Sendo assim, esse documento pode ser uma das principais informações para diversas demandas do negócio. Por exemplo:
Sendo assim, o CCMEI é a forma com que os empreendedores individuais possam comprovar que formalizaram seus negócios e com isso tenham acesso a condições mais favoráveis no mercado de trabalho.
Você quer se formalizar e ter acesso a todas essas vantagens? Confira como emitir o CCMEI e comprovar a sua situação!
A emissão do comprovante CCMEI é um processo muito simples! Atualmente, pode ser feito de maneira totalmente online através dos seguintes passos:
Muitas vezes ao acessar o CCMEI, os empreendedores notam que algumas informações não estão corretas. Mas, diante disso, não se preocupe! É possível alterar os dados. Como por exemplo a atividade principal e as secundárias, a forma de atuação, o endereço e o nome fantasia.
Para isso, o microempreendedor deve fazer o acesso ao Portal do Empreendedor como visto na emissão. Mas, será necessário clicar em “Atualização Cadastral”.
Após isso, você encontrará a opção “Solicitar”. Ao selecioná-la, você terá que informar os dados da sua conta gov.br. Vale lembrar que essa alternativa online só é disponibilizada para contas que possuam nível Prata ou Ouro. Sendo assim, caso a sua não seja, será preciso fazer o upgrade.
Na solicitação, haverá um formulário para preencher com os dados que devem ser alterados. Após inserir as novas informações, é preciso clicar em continuar e dar ok na mensagem de confirmação.
Com isso, já será possível clicar no botão Certificado e gerar o CCMEI atualizado.
Muitas pessoas ficam em dúvida e questionam sobre a diferença entre o MEI e o CCMEI. Mas, na verdade, esses são conceitos complementares e designam diferentes aspectos dentro do mesmo tema: o registro dos microempreendedores individuais.
Sendo assim, é possível resumir o CCMEI como o cadastro utilizado para formalizar e registrar os Microempreendedores Individuais no Brasil, enquanto o MEI é a figura jurídica criada para incentivar a formalização de pequenos negócios.
Você sabe como identificar se um CNPJ MEI está ativo? Descubra detalhes a seguir!
Saber se o CNPJ de um Microempreendedor Individual (MEI) está ativo é muito simples e a consulta pode ser feita pela internet. Para isso, basta acessar a situação cadastral no Portal do Empreendedor.
Para gerar o relatório, basta realizar o seguinte passo a passo:
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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