Você já ouviu falar dos smart contracts que são desenvolvidos na rede Ethereum? Se sim, sabe que eles são uma peça fundamental dentro dessa blockchain. O mesmo acontece com o chaincode na rede blockchain Hyperledger.
Espera, você ainda não sabe o que é chaincode? Então, achou o artigo ideal, pois depois da leitura você vai entender:
Preparado? Vamos lá!
Chaincode é a representação dos smart contracts dentro da Hyperledger Fabric. O chaincode é um programa responsável por executar um acordo entre membros da rede.
Esse programa é desenvolvido nas linguagens de programação Go e NodeJS. É utilizado para definir termos e regras de um processo e, diferente dos smart contracts, pode integrar diferentes projetos em um único bloco.
Você pode tentar entender o chaincode por meio de dois pontos de vista: de um desenvolvedor e de um operador. Leia o próximo tópico e entenda mais sobre isso!
Podemos entender um chaincode partindo da perspectiva de um:
Conheça cada um dos pontos de vista:
É possível utilizar a tecnologia blockchain para o desenvolvimento de aplicativos (DApps).
Nesse caso, a função do chaincode é servir como uma API para gerenciar o funcionamento do DApp.
Inicialmente, operar um chaincode é utilizar o programa para realizar uma das ações abaixo em um aplicativo descentralizado:
Entenda mais sobre essas ações agora:
Empacotar um aplicativo descentralizado é usar um chaincode para definir informações como estrutura do código e desenvolvedores.
Além disso, o chaincode é utilizado para nível de segurança do aplicativo, conferindo se há violações ou alterações que comprometem a integridade do código do DApp.
Um programa chaincode também pode ser utilizado para facilitar a instalação de aplicações que possuem requisitos específicos para funcionarem.
Instanciar é o processo de vincular o chaincode a uma transação que precisa ser validada ou a um aplicativo a ser gerenciado.
Da mesma forma que o chaincode serve para instalação de aplicativos descentralizados, ele também é utilizado para trazer atualizações de Dapps instalados nos nós da rede peer-to-peer (p2p) de uma blockchain.
Para que você consiga alinhar as informações até aqui, entenda o chaincode como um programa que serve para validar contratos estabelecidos quando aplicativos são desenvolvidos.
Não só isso, mas também pode ser utilizado para desenvolver (semelhante a uma IDE) e gerenciar esses apps.
Agora o conceito de chaincode está começando a ficar mais claro para você, certo? Como você viu, o chaincode é um programa, por isso apresenta algumas características essenciais no desenvolvimento dele.
No próximo tópico, vamos conhecer essas características dentro da estrutura de código desse programa. Vamos lá!
A estrutura do chaincode, a nível de código, apresenta as seguintes funções:
Entendeu?
Não é tão difícil quanto parece. Essas funções são as mais importantes, por isso é interessante que você as conheça, mas não precisa se preocupar em aprendê-las a um nível mais profundo (a não ser que seja do seu interesse, é claro).
Cada função citada tem uma tarefa específica relacionada ao desenvolvimento dos aplicativos descentralizados e à integração desses aplicativos com a blockchain que irá executá-los.
Você se lembra que o chaincode é encarado como o contrato inteligente da Hyperledger? Bem, para entender a importância dele nessa blockchain, você vai conhecer algumas aplicações práticas do chaincode.
O chaincode pode ser utilizado para desenvolver aplicativos e serviços na Hyperledger. Os casos de aplicação real desse tipo de tecnologia são:
A Slock.it é uma startup que utiliza contratos desenvolvidos em blockchain no serviço de aluguel de bicicletas, carros e casas.
O Brave Browser é um navegador que impede a utilização de dados dos usuários por redes sociais e anúncios de outras empresas. O Brave possui a própria criptomoeda chamada Basic Attention Token (BAT).
A Steemit é uma rede social, também desenvolvida com tecnologia cripto, com foco em remunerar os usuários de acordo com o engajamento e a originalidade de conteúdos produzidos dentro da plataforma.
Onde o chaincode e contratos inteligentes estão nessas aplicações? Eles atuam do início ao fim!
As cláusulas, as regras, os termos de compromisso e outras partes jurídicas de um projeto em blockchain Hyperledger são desenvolvidas em chaincodes.
Depois, o programa que faz o projeto funcionar, também é um chaincode ou smart contract.
A tecnologia Blockchain é considerada uma revolução, pois desafia paradigmas em processos relacionados a transações financeiras, de informações e documentos, de armazenamento de dados e de movimentação de ativos, nos permitindo a descentralização de monopólios de ampla duração de alguns setores.
Pensando nessa revolução, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Blockchain. Esse treinamento introdutório prepara você para compreender os princípios, conceitos e aplicações da tecnologia Blockchain. Além disso, apresenta os comentários sobre o artigo publicado por Satoshi Nakamoto e várias questões comentadas para você se preparar para exames de certificação e se destacar no mercado de trabalho!
Tem interesse em dar os primeiros passos nessa nova tecnologia? Então, clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 e tenha acesso gratuito ao nosso curso Fundamentos Essenciais para Blockchain.
Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!