Quais são os eventos SCRUM?
Como implementar os eventos SCRUM na rotina empresarial?

Como aplicar Eventos SCRUM? Veja em 5 passos!

Descubra a importância dos eventos Scrum em uma empresa, quais são suas etapas e como implementá-los para obter grandes resultados no seu time.

Beatriz Landmann
Por: Beatriz Landmann
Como aplicar Eventos SCRUM? Veja em 5 passos!

Os eventos SCRUM são modalidades da rotina de Sprints, reuniões diárias, revisão de sprints e sua retrospectiva. O principal objetivo dessa modalidade é prever e minimizar reuniões extras e sem pré-requisitos expostos.

Se você está me perguntando, como será possível aplicar esses eventos dentro da empresa, quais são eles e como montar times scrum, calma! É sobre isso que iremos conversar nesse artigo, caro leitor.

Portanto, para saber mais em relação ao tempo de cada reunião, como definir objetivos e torná-las menos maçantes, ainda mais em tempos de síndromes do zoom, continue na leitura desse artigo para conversarmos os seguintes tópicos:

  • Quais são os eventos SCRUM?
  • Como implementar os eventos SCRUM na rotina empresarial?
  • Como a Voitto pode me ajudar na implementação de eventos SCRUM?

Prepare-se para a sua mais nova jornada de conhecimento e venha aprender com a gente!

Quais são os eventos SCRUM?

Os eventos SCRUM são ciclos para atingir uma meta e, assim que atingi-lo, é possível encerrá-lo. Esses ciclos possuem um tempo determinado para serem cumpridos, onde este, fica a critério dos P.O’s dos projetos.

Um ponto a ser considerado é o fato de que o tempo de execução é determinado no começo do projeto, não podendo ser extrapolado durante a sprint. Sendo assim, os eventos são considerados curtos, apenas para validar itens do backlog.

Backlog é a acumulação de um trabalho feito em um determinado período de tempo. Quando se trata do backlog de um produto, podemos falar que são requisitos e encomendas ainda não realizadas, como se fosse uma pilha de pedidos.

Vale lembrar que o framework scrum existe desde 1990 com o intuito de desenvolver produtos completos com times de alta performance para executá-lo.

Outro ponto para considerarmos é que os eventos SCRUM são realizados com a finalidade de inspecionar e adaptar novas funções e metas, por exemplo. Uma equipe SCRUM deve sempre trabalhar de forma dinâmica.

Portanto, a seguir você irá conhecer quais são os eventos SCRUM. Vamos lá!

Sprint Scrum

A Sprint Scrum é um evento SCRUM em que é possível definir as metas, tarefas e funções de um próximo período curto de tempo. Sem ela, a metodologia não é possível de ser executada.

A Sprint Scrum deve ser composta por planejamento, reuniões diárias, desenvolvimento, revisão e retrospectiva. Portanto, os objetivos não podem ser mudados durante a execução e nem ser diminuído o número da meta final.

Vale considerar que o responsável pelo monitoramento dessa modalidade são os Product Owners e seu time de execução.

Daily Scrum

A Daily Scrum é uma etapa de controle em uma reunião diária, em que em 15 minutos deve ser discutido as feitorias do dia anterior e as pretensões do dia atual. Na modalidade presencial, a reunião deve ser feita de pé, pois assim, evita maiores devaneios durante sua execução.

No processo de Daily Scrum é válido também identificar os processos de impedimentos. Portanto, esse evento funciona como um controle da equipe e não pode ser negligenciado.

Revisão da Sprint

A revisão da sprint Scrum é uma reunião que deverá acontecer no final da sprint. Nesse momento, todos poderão dar seus respectivos feedbacks e contar quais foram suas perspectivas ao realizar as demandas.

Durante essa modalidade, o P.O apresenta os resultados obtidos durante a sprint, e na sequência, os demais membros da equipe contam sobre seus resultados e metas atingidas ou não.

Retrospectiva da Sprint

A retrospectiva da Sprint é um evento que pode proporcionar maior fiscalização das atividades realizadas. Sendo assim, é possível verificar possíveis melhorias para a próximo sprint.

Além disso, o responsável por essa função no evento scrum é o Master Scrum da equipe.

Agora que você já descobriu quais são os eventos pertencentes à metodologia Scrum, iremos conversar sobre como implementá-las na rotina da sua empresa. Continue na leitura para saber mais!


O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Como implementar os eventos SCRUM na rotina empresarial?

Você já sabe que os princípios básicos que regem a metodologia SCRUM são a transparência, inspeção e adaptação. Caso esses vetores não sejam seguidos de forma correta pela equipe, pode fracassar o resultado final do projeto.


Em primeiro lugar, é necessário criar o Scrum Team, onde este, é composto por pessoas que consigam fazer sua autogestão, sejam flexíveis, criativas e acima de tudo, prezam pela produtividade.

Na sequência, é necessário identificar quais serão as pessoas responsáveis pelos seguintes cargos:

  • Product Owner: É o responsável por ser o “dono do produto”, este será responsável pelo produto a ser desenvolvido e pela gestão da equipe que trabalhará em cima disso.
  • Time de Desenvolvimento: Essa ocupação será dada para aqueles que estiverem como responsáveis por executar as ações para o projeto. Uma característica importante é a autogestão.
  • Scrum Master: Esse cargo é para a pessoa capacitada em gerenciar o P.O e o time de desenvolvimento, propondo uma visão clara em relação ao produto e aplicação prática da metodologia Scrum.

Agora que você descobriu quem serão as pessoas do seu Scrum Team, precisamos organizar as demandas e metas, correto?

O primeiro passo é realizar uma lista com as características do produto, essa ação também pode ser conhecida como product backlog. O segundo passo é apostar na sprint backlog, onde o projeto é dividido em etapas para a realização da sprint.

Por fim, é possível definir os eventos Scrum. Nessa fase, é importante estar pé no chão para realizar o processo de forma correta, em um tempo hábil e que não sobrecarregue o Scrum Team.

Minha dica extra para você é: fique atento aos detalhes! O que isso significa? Estruture testes prévios antes de iniciar a sprint propriamente dita, não ultrapasse as etapas importantes da metodologia Scrum, tenha as funções da sua equipe bem definida, respeite os eventos e mapeie todas as atividades a serem realizadas.

Parece difícil, mas te garanto que não é! Por isso, espero ter te ajudado e aguardo você vir aqui me contar como foi implementar os eventos Scrum no seu time, ok?

Ah, já estava esquecendo… Continue acompanhando o Blog Voitto para estar por dentro dos melhores conteúdos atualizados sobre metodologias, finanças e artigos noticiosos.

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Beatriz Landmann

Beatriz Landmann

Grad. em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como Diretora de Marketing na UTPrimers iGem Team e Assessora de Eventos no Projeto Vivenciando Engenharia no Ensino Médio - VEEM. Foi bolsista na DIREC-PG no projeto "Cabine Sanitizante no combate a Covid-19". Atua como Presidente no Centro Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Gestao Agil De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.