Como criar slides para seu curso? Aprenda a reter a atenção do seu aluno!

Aprenda a criar slides mais dinâmicos que tendem a prender mais a atenção do público, contando com dicas de elaboração e indicações de plataformas de edição.

Voitto Academy
Por: Voitto Academy
Como criar slides para seu curso? Aprenda a reter a atenção do seu aluno!

Facilitar o aprendizado e  reter a atenção de quem está te ouvindo é imprescindível em qualquer apresentação. Uma das formas de destacar os pontos principais da sua fala, exemplificar visualmente o que está sendo passado e até servir como orientação para você mesmo ao apresentar o conteúdo, são os slides.


Mas para que o slide cumpra com seus objetivos e realmente seja um fator positivo durante sua aula, é necessário se atentar a certas técnicas na hora de criar os slides.


Por isso, nesse artigo iremos te mostrar o que você pode fazer para criar uma apresentação que retém atenção dos alunos e auxilie no aprendizado do conteúdo, seguindo os seguintes tópicos:

  • O que é apresentação de slides?
  • Como criar slides para seu curso?
  • Conheça 5 plataformas para criar slides!
  • Dicas de como criar slides criativos!

Vamos lá?

O que é apresentação de slides?

A apresentação de slides é um material de apoio visual para o acompanhamento de aulas, palestras e apresentações orais no geral. Esses slides podem conter tópicos, frases, questões, imagens, exemplos, enfim, tudo que deve ser destacado do conteúdo que está sendo apresentado.


Sabem quando o aluno pergunta ao professor se essa parte é importante e vai cair na prova? O slide é onde você deve incluir toda a parte da matéria que merece destaque, ou referências para ela.


É importante levar em consideração o público alvo a quem o slide será direcionado, para ser mais condizente com a linguagem e reter realmente a atenção do aluno para o conteúdo.


Nesse sentido, o design é muito importante para que visualmente o aluno seja atraído pelo slide. O uso de imagens é bastante pertinente, tanto para demonstrar exemplos visuais de fotografias, quanto para gráficos e fluxogramas do tema apresentado. Além disso, você pode adicionar suas próprias fotos.


Porém o mais importante é o conteúdo do slide, pois ele precisa estar condizente com o que está sendo apresentado. Não é recomendado o uso de muito texto em um slide, pois isso dificulta o acompanhamento dos alunos e até de quem está apresentando, já que o slide pode ser usado para nortear a apresentação.


Agora que você já sabe o que é uma apresentação de slides, continue lendo para aprender a criar slides para seu curso.

Como criar slides para seu curso?

É extremamente necessário seguir uma linha de raciocínio durante todo o material. Para isso recomendamos criar um escopo da apresentação no papel, com os tópicos principais, para só depois de estruturada ela começar a ser realmente montada.


Durante cada slide confeccionado é necessário se colocar no lugar da pessoa que está assistindo e se perguntar se o material está de fácil visualização e leitura.


Para tal, é necessário se atentar ao tamanho da letra, ao tamanho das imagens, a cor do fundo e a cor da letra apresentada. Sendo mais recomendado a utilização do fundo branco, pois a maioria das informações colocadas em cima ficam mais visíveis e dão um ar mais clean para a apresentação.


Para reter a atenção do seu aluno, é necessário evitar distrassões. Por exemplo, provavelmente o que mais chamou sua atenção na frase anterior foi a escrita incorreta da palavra “distrações”.


Por isso, é extremamente necessário observar se existem erros de ortografia ao longo do slide e corrigi-los. Quando possível, peça para que outra pessoa faça a revisão.


Pensando ainda em evitar distrações, tome cuidado ao utilizar cores e imagens. A simplicidade dos slides conta muito para que o conteúdo seja destacado. Use apenas imagens e ícones que fazem sentido com o que está sendo apresentado, Lembre-se que nesses casos, menos é mais!


Sabendo agora o que deve se atentar para criar slides bons, confira plataformas que podem ser utilizadas na criação.

Conheça 5 plataformas para criar slides! 

Existem inúmeras plataformas que você pode utilizar para criar seu slide, porém a maioria delas funciona de maneira similar.


Para começar, você pode usar um modelo de apresentação nos quais existem templates pré-definidos de diversas páginas de slides, porém você possui total liberdade para editá-los. As plataformas geralmente disponibilizam uma biblioteca de templates.


Você também pode optar por começar um slide do zero, e assim definir e modelar ele de acordo com suas necessidades.


Para que você possa escolher qual a melhor plataforma para criar slides de acordo com sua necessidade, iremos te mostrar algumas das opções e seus maiores diferenciais.

1. Microsoft PowerPoint

O Microsoft PowerPoint faz parte dos aplicativos contidos no Microsoft Office. O Powerpoint é um aplicativo baixável, disponível por assinatura do pacote. Porém, existe a versão online que é grátis e permite acesso e edição simultânea de diversas pessoas.


Com esta versão, é possível criar, editar e executar os slides, tudo isso em instantes, podendo armazenar o mesmo na nuvem, por meio do OneDrive.

2. Google Slides

O Google Slides, ou Apresentações Google, faz parte do Google Docs, o pacote de aplicativos online da empresa integrados diretamente com o Drive. Esse aplicativo permite o acesso em conjunto de várias pessoas de qualquer lugar do mundo, facilitando a edição e apresentação do mesmo.


O aplicativo pode ser acessado gratuitamente sem necessidade de download por qualquer conta da Google, porém é possível também fazer o download do aplicativo para dispositivos móveis.

3. Canvas

O Canvas é uma plataforma de design gráfico, sendo o primeiro aplicativo da lista que não é focado apenas em apresentação de slides. Porém é possível criar, editar e apresentar slides pelo Canvas, inclusive, simultaneamente com outras pessoas.


O Canvas pode ser acessado gratuitamente pela web, sem ser necessário fazer o download, porém existe a possibilidade de download para dispositivos móveis.


Existem também pacotes pagos do programa com adições de funções e elementos, porém a versão gratuita possui as funções essenciais para criar slides.

4. Apple Keynote

O Apple Keynote é um aplicativo gratuito e exclusivo para IOS, desenvolvido pela Apple. O aplicativo pode ser baixado em qualquer dispositivo da empresa, porém existe a possibilidade de acessá-lo online por qualquer dispositivo Windows. Através do iCloud, é possível editar e apresentar qualquer slide através do navegador.

5. Prezi

O Prezi é provavelmente o software mais diferente dessa lista, tanto na edição, quanto no formato. A atuação  se baseia em deixar a apresentação visível como um todo, dando zooms no conteúdo apresentado, o que deixa a apresentação inovadora e dinâmica.


O software online possui versão gratuita limitada a 5 apresentações, porém é possível contratar outros pacotes de acordo com o que for necessário para sua atividade.

Dicas de como criar slides criativos!

Para ter um diferencial nos seus slides, não deixe de usar a boa criatividade e a imaginação para deixar suas aulas mais motivantes! Fique atento nas dicas a seguir:

  • Crie um storytelling: leve ao seu público uma história bem contada e os conecte as suas aulas. Uma história verdadeira e emocionante levará o seu público a querer saber mais sobre ela. 
  • Use o bom humor: esse é um fator que, bem utilizado, pode gerar um engajamento nas suas apresentações, o segredo é ser espontâneo e agradável.
  • Selecione imagens inspiradoras: imagens ajudam a enriquecer sua apresentação e deixá-la ainda mais objetiva e bem explicada. Principalmente as de alta qualidade. 
  •  Faça perguntas: mexa com o psicológico do seu público e os instigue a se interessar pelo seu conteúdo. Mas o mais importante é saber quando perguntar.

Gostou do artigo? Continue lendo os conteúdos do blog Voitto para se aprimorar cada vez mais e estruturar seu curso!

Voitto Academy

Voitto Academy

Fundada em 2008, a Voitto nasceu da insatisfação de um de seus fundadores com os modelos acadêmicos tradicionais de ensino que focam na parte técnica e teórica e não acompanham as mudanças, deixando de lado novas práticas empresariais e habilidades fundamentais para sucesso em um novo mundo de negócios. Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Material Gratuito

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.