O que é um relatório de estágio?
Para que serve o relatório de estágio?
Como estruturar um relatório de estágio?
Como formatar um relatório de estágio?
Saiba mais!

Entenda o que é um relatório de estágio e saiba como fazer o seu!

Fazer um relatório de estágio de maneira correta é um terror de muitos estudantes, aprenda a importância desse documento e como superar essa barreira!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é um relatório de estágio e saiba como fazer o seu!

Dentre as diversas características do ensino superior, o estágio supervisionado é sem dúvida alguma um dos momentos mais cobiçados. Todavia, para concluir com êxito essa etapa do curso, é necessário a elaboração de um relatório de estágio.

Por ser uma parte essencial da formação acadêmica, o estágio deve promover boas experiências e lições para o estudante. Nesse sentido, é importante que haja a documentação dessas, e é disso que trata essa documentação.

Assim, quer entender tudo sobre o relatório de estágio de maneira mais prática e descomplicada? Então não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:

  • O que é um relatório de estágio?
  • Para que serve o relatório de estágio?
  • Como estruturar um relatório de estágio?
  • Como formatar um relatório de estágio?

O que é um relatório de estágio?

O relatório de estágioé um documento oficial onde o estudante deve registrar os dados relevantes sobre o que foi feito e aprendido durante a sua participação em um estágio.

Desse modo, esse documento é solicitado de maneira obrigatória quando um aluno do ensino superior realiza um estágio supervisionado na faculdade, onde o mesmo trabalha de fato no mercado, mas com uma supervisão profissional.

Por isso, apesar de muitos encararem apenas como uma formalidade, é importante entender que é por meio desse documento que o professor irá avaliar o desempenho do estudante no ambiente de trabalho propriamente.

Para que serve o relatório de estágio?

O relatório de estágio é fundamental para a instituição de ensino, para o aluno que vai estagiar, e para o professor responsável.

Para instituição de ensino, normalmente, uma faculdade, esses textos servem como documento que comprove o cumprimento dos programas de estágio, que fazem muitas vezes parte da matriz curricular obrigatória dos cursos.

Por parte do professor, esse relatório permite que o mesmo avalie o aluno por suas atividades realizadas nesse período. Assim, nos casos em que esse estágio supervisionado conta como uma disciplina, é através do relatório de estágioque o professor atribui uma nota ao estudante.

Por último, ele também é bastante importante para o estudante. Afinal, nele será registrado o que foi feito e aprendido durante todo o estágio ou trainee, por isso, tanto ao redigir quanto ao reler, o relatório pode ajudar o aluno a acompanhar os seus avanços profissionais.


Não é segredo pra ninguém a importância do controle interno dentro de organizações. O Controle de Documentos então, nem se fala!

Ele é essencial para manter a organização eficiente e segura dos processos e dos colaboradores.

Para facilitar a sua vida, produzimos uma planilha gratuita de Controle de Documentos! Nela você conseguirá registrar desde datas de vencimento até gerar gráficos dos documentos revisados. incrível, né?

Para ter acesso é só clicar no botão e baixar. Não perde tempo!

Planilha Controle de Documentos

Como estruturar um relatório de estágio?

Uma vez entendida a importância de um relatório de estágio, você já deve imaginar que esse documento não deve ser estruturado de qualquer maneira. Assim, continue nesse tópico para entender a melhor maneira de fazê-lo.

Antes de tudo, é importante saber quais elementos devem ser apresentados. Nesse sentido, é necessário que o seu relatório siga uma estrutura bem definida, de modo a seguir o padrão e as boas práticas.

Quanto a diagramação, no seu relatório de estágiodeve estar presente:

  • Uma capa com as informações do estudante e da faculdade;
  • Página de rosto com os dados da capa e um breve resumo do relatório;
  • Referência bibliográfica impressa no verso da página de rosto;
  • Oferecimentos (opcional);
  • Agradecimentos (também opcional);
  • Um índice (não sendo obrigatório a inclusão de listas de Figuras e de Tabelas);

Em seguida, inicia-se a parte do desenvolvimento textual. Assim, todos os relatórios devem conter:

  • Um título que resuma as atividades desenvolvidas;
  • Uma introdução mostrando a importância e os objetivos do seu estágio supervisionado;
  • Descrição da empresa ou instituição do trabalho;
  • As atividades desenvolvidas;
  • Os resultados (dados numéricos, no caso de pesquisas científicas) e uma discussão que levará à conclusão;
  • Considerações finais e uma conclusão coerente;
  • Referências bibliográficas;
  • Possivelmente um apêndice (se for necessário).

Além disso, é importante que tudo esteja conforme as normas  da ABNT, especialmente as referências utilizadas.

Outro ponto importante é que você deve buscar ajuda sempre que necessário. Todos que passaram por um estágio obrigatório, passaram também pelo processo de escrita de um relatório de estágio (e possivelmente pelas mesmas dúvidas que você).

Por isso, se estiver inseguro sobre algo, ou não souber como prosseguir, leve suas dúvidas ao professor responsável, ou até mesmo para outros alunos que passaram por esse processo com êxito.

Como formatar um relatório de estágio?

Por fim, para seu relatório de estágio ser nota 10, é preciso que ele esteja formatado corretamente. Nesse sentido, ele é um dos tipos de textos que devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Essa parte pode não ser a mais divertida do processo, mas ela é fundamental para que o seu documento siga o mesmo padrão dos demais, e possa ser julgado pelo conteúdo do trabalho (ao invés de perder pontos pela estrutura e formatação).

Em primeiro lugar, você deve se atentar à folha utilizada. Nesse sentido, você deve utilizar A4 (21,0 x 29,7 cm) em todas as páginas do relatório de estágio.

O segundo ponto que você deve cumprir trata das margens. Assim, às margens utilizadas devem:

  • Ser de 3,0 cm nos lados superior esquerdo;
  • Ser de 2,0 cm nos lados inferior e direito
  • O texto deve ser digitado em espaço 1,5;
  • As margens devem ser alinhadas com letras ou pontuações; 
  • Você não deve utilizar barras, travessões ou outros sinais gráficos para alinhar melhor as palavras;
  • Na primeira página de cada capítulo, a margem superior deve ser de 10 cm;
  • Os parágrafos devem medir dez espaços a partir da margem esquerda; 
  • Você deve usar a fonte Times New Roman em tamanho 12. 

Além de todas essas regras, vale lembrar que um relatório é um gênero textual que deve seguir a norma padrão da língua portuguesa. Por isso, é fundamental que você respeite as normas gramaticais e utilize um vocabulário adequado.

Ainda, por ser uma redação técnica, o relatório de estágiodeve sempre seguir o mesmo modelo, então, uma boa prática é se basear em outros relatórios de pessoas da sua própria faculdade na hora de produzir o seu texto, se atentando para não cometer plágio acadêmico.

Por fim, se gostou deste artigo, não deixe de acompanhar os conteúdos do Blog Voitto, pois temos diversos outros artigos que abordam assuntos acadêmicos para você!

Saiba mais!

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Formação De Soft Skills

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.