1. Mude seu Mindset
2. Comece com as pequenas coisas
3. Escolha um ambiente adequado
4. Atente-se ao seu controle emocional
5. Tenha um plano
6. Tenha metas e estabeleça um prazo
7. Crie lembretes
8. Estabeleça recompensas
9. Organize-se
10. Faça agora o que poderia ser feito amanhã!

Veja agora maneiras de vencer a procrastinação e impulsionar seus resultados!

Conheça 10 dicas valiosas para vencer a procrastinação imediatamente e também as melhores maneiras de aumentar seus resultados!

Bárbara Laurindo
Por: Bárbara Laurindo
Veja agora maneiras de vencer a procrastinação e impulsionar seus resultados!

Primeiramente vamos descobrir se você é uma pessoa que pratica a procrastinação, através de pequenas e simples perguntas. Vale lembrar, que você precisa ser sincero consigo mesmo ao responder. Então vamos lá!

Você já acordou em um daqueles dias em que a lista de tarefas parecia se estender cada vez mais e a hora passava sempre mais devagar (ou mais rápido)?

Já passou o dia inteiro atualizando em redes sociais, tendo devaneios ou mesmo apenas esperando o tempo passar ao invés de se preocupar com atividades que possuem maior prioridade?

Ou simplesmente sentiu que poderia utilizar melhor o seu tempo e aumentar sua produtividade?

Se você respondeu para alguma das perguntas acima, então você está no lugar certo!

A procrastinação pode ajudar a fazer com que pensamentos como "ainda há muito tempo para fazer isso" ou "não preciso fazer agora, pode ser mais tarde" se tornem frequentes, principalmente quando levamos em consideração o conhecido "jeitinho brasileiro" de fazer as atividades.

Por isso, nos tópicos abaixo iremos discutir boas práticas para impulsionar o seu dia e te ajudar a vencer a procrastinação:

1. Mude seu Mindset

A primeiríssima dica para você superar a procrastinação é modificar o seu , que é a forma como a sua mente está configurada para pensar, ou seja, como você enxerga e interpreta o mundo ao seu redor. E, por consequência, seu modo de pensar reflete os seus hábitos.

É comum por exemplo, vermos pessoas extremamente empolgadas ao iniciar uma tarefa mas que, dias depois, já nem mesmo se lembram de que tinham começado.

Isso ocorre porque muitas vezes estamos em um momento de excitação e euforia inicial, e sem a disciplina ou a consciência de que é necessário dar continuidade à atividades, esse momento é perdido e nossa mente começa a dar mais valor a outras coisas.

Dessa forma, para garantir que está valorizando e priorizando as funções certas no seu dia, é necessário alterar sua configuração mental.

E, como não é uma tarefa fácil, será necessário muita força de vontade e determinação.

Quer saber mais? Dá uma olhada no nosso Pocket Book sobre o e entenda melhor sobre!

2. Comece com as pequenas coisas

Dê um passo de cada vez. Para eliminar o hábito de procrastinar não é necessário iniciar abraçando o mundo da noite para o dia.

De acordo com William H. McRaven, ex-integrante da Marinha de elite dos EUA (SEAL) e autor do best-seller "Faça sua cama - pequenas coisas podem mudar sua vida... e talvez o mundo", o primeiro passo para mudar o mundo é arrumar a cama todos os dias logo após acordar.

Essa afirmação está relacionada a forma como o seu cérebro interpreta as suas ações. Fazer pequenas tarefas ao longo do dia faz com que você obtenha, pouco a pouco, o senso de orgulho pela sua conclusão, incentivando-o a realizar novas tarefas.

Além disso, a sensação de que é possível fazer pequenas tarefas diárias garante a segurança da possibilidade da realização de tarefas maiores e mais trabalhosas. Afinal, se não é possível fazer o básico, o avançado se torna algo aparentemente inalcançável, e é por esse motivo que a segunda dica para acabar com a procrastinação é começar pelas pequenas coisas.

3. Escolha um ambiente adequado

De repente a poeira no canto da mesa se tornou o foco de atenção? Ou a paisagem na janela se mostrou mais interessante?

A má escolha do ambiente de trabalho ou da realização de algumas tarefas do dia a dia também é um problema.

Ficar em locais que facilitam a distração e a perda do foco é um erro comum cometido pela maioria das pessoas, estando entre as causas comuns da procrastinação.

Entretanto, é importante se certificar de que não haverá formas de desconcentração ao seu redor, tendo em vista que isso irá garantir que sua atenção seja fixada em suas responsabilidades por um tempo maior, levando ao ganho de produtividade.

Sendo assim, verifique seu ambiente. Quais materiais não deveriam estar ali ou poderiam ser alocados em outro lugar?

Reflexões como essa irão te ajudar a pensar melhor sobre o assunto e ajudar a manter o local de forma ideal, trazendo assim mais foco e uma sensação de bem estar.

4. Atente-se ao seu controle emocional

Um bom procrastinador evita suas atividades utilizando sempre este argumento: "Não estou com humor para isso, amanhã eu faço".

Entretanto, de acordo com Joseph Ferrari, professor de psicologia na Universidade DePaul (EUA), essa reação é apenas uma forma de lidar com as emoções com as quais você não está acostumado ou preparado para enfrentar no momento, gerando um ciclo vicioso.

Assim, evite deixar que sensações como medo de falhar ou sentimento de incapacidade te impeçam de fazer algo necessário: não tenha medo de agir ou de errar.

Além disso, erros são essenciais para que possamos aprender com nossos resultados, por isso uma das dicas para vencer a procrastinação é atentar-se ao seu controle emocional.

5. Tenha um plano

Agora que já estipulamos algumas premissas básicas para vencer a procrastinação, é necessário definir quais atividades de fatos serão cumpridas.

Para isso, é necessário criar uma lista com todas as atividades pendentes existentes.

Após, serão definidos quais serão os critérios de prioridade para sua execução, os quais deverão guiar a organização da lista: é preciso elencar quais atividades serão realizadas no dia e quais serão realizadas em outro momento.

Alguns possíveis critérios são: nível de dificuldade de execução da tarefa (recomendável mesclar níveis diferentes, evitando deixar as mais complexas para depois), data de entrega, impacto esperado, entre outros.

Assim, deve-se buscar compreender também como essas atividades serão desenvolvidas e quanto tempo suas execuções irão levar.

E, para isso, qualquer técnica é válida: utilizar agendas (físicas ou on-line), escrever em blocos de nota ou mesmo .

Com base nisso, busque cumprir a lista sempre que possível, levando em conta também sua capacidade de execução (não é necessário se sobrecarregar).

6. Tenha metas e estabeleça um prazo

A sexta dica para você não procrastinar de uma vez por todas é definir metas e prazos, para que desta forma se possa conseguir identificar se o resultado gerado por determinada atividade obteve o resultado previsto ou não.

Determinar um prazo permite que você possa se organizar ao longo do tempo de execução para conciliar os trabalhos necessários com outras atividades, evitando estresse e sobrecarga.

Além disso, quando não definimos uma data limite para a realização de uma tarefa, consideramos que a mesma poderá ser feita a qualquer momento, facilitando a sua não-realização ou a realização de outras atividades em seu detrimento.

Manter em mente os resultados desejados e um prazo viável e bem definido irá fazer com que seu cérebro sinta uma maior obrigação de cumprir sua realização, evitando assim a tão temida procrastinação.

7. Crie lembretes

Após um dia atarefado, algumas ideias e necessidades acabam escapando do pensamento, fazendo com que sejam esquecidas por um longo período e retomadas apenas quando sua execução for extremamente necessária.

A melhor maneira de manter em mente o que deve ser feito é criando formas de lembrá-la disso, fazendo com que a informação não seja perdida.

Assim, vale a criatividade:

  • Despertadores
  • Post-its no escritório
  • Calendários
  • Agendas
  • Lembretes via celular.

O importante é garantir que nenhuma atividade será esquecida, lembrando sempre de manter a organização necessária, pois assim evitará a procrastinação.

8. Estabeleça recompensas

Já imaginou se no final de todo arco-íris houvesse um pote de ouro? Localizá-lo com certeza valeria muito a pena!

Você pode utilizar essa analogia para a realização de atividades, como por exemplo: ao final de cada tarefa se permitir utilizar as redes sociais por determinado período de tempo, ou dar um passeio ao seu local favorito no final do dia.

Aqui, a única regra é garantir que as recompensas finais sejam algo que façam todo o trabalho valer a pena.

Essa técnica está ligada a motivação. Quando sentimos que iremos ganhar algo valioso em retorno, tendemos a ter maior vitalidade e vontade em ter envolvimento com a execução, evitando assim a procrastinação.

9. Organize-se

Com toda a estratégia de execução já definida, é preciso ter foco, determinação, disciplina e organização!

Reajustar seu dia de maneira que o seu tempo seja utilizado da melhor maneira possível e de forma eficiente vai contribuir para que a procrastinação não aconteça.

Uma técnica de organização bastante difundida é conhecida como Pomodoro. Em italiano, significa "tomate" isso porque o seu criador, Francesco Cirillo, utilizava um temporizador com este formato.

De acordo com Cirillo, é possível estimular o foco e contribuir para o aumento da agilidade do cérebro dividindo o fluxo de trabalho em alguns blocos de concentração intensa.

O primeiro passo é dividir seu tempo em períodos curtos de 25 minutos cada (que seriam chamados de "pomodoro"). Durante esse tempo, o trabalho ininterrupto é essencial, onde a lista de afazeres será cumprida.

Ao final do temporizador, o progresso das atividades deverá ser anotado na lista de execução e haverá um intervalo de 5 minutos, onde você pode aproveitar para realizar atividades diversas que não estejam relacionadas à atividades que estava fazendo.

Ao longo do dia, as pausas podem se tornar maiores, limitando-as de 15 a 30 minutos. Assim, o seu cérebro será mais oxigenado, permitindo que o processamento de informações ocorra de modo mais rápido.

10. Faça agora o que poderia ser feito amanhã!

Nada de deixar para depois.

Deixe a preguiça de lado e dê início, hoje, os planos que já estão formulados há meses!

Não importa se são planos pessoais ou profissionais, eles só serão realizados assim que saírem do papel.

E aí? Não sabe por onde começar? Confira nossas matérias a seguir e dê início agora mesmo:

E então, quer ir além e aprender mais a fundo sobre como otimizar o seu tempo e largar de vez essa procrastinação que te persegue?

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills


Ah e te convido a deixar o seu feedback, pois a sua opinião é muito importante pra nós. E, o mais importante: siga as dicas deste artigo e aja AGORA MESMO! Xô, procrastinação!

Bárbara Laurindo

Bárbara Laurindo

Engenheira de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Especialista em Power BI e Inteligência Emocional. No período de 2017 a 2018 envolveu-se com o Movimento Empresa Júnior, participando da Mais Consultoria Jr. e da Liga das Empresas Juniores. Atualmente é Head de Operação de Lives e Inovação, desenvolvendo e coordenando a criação de produtos digitais Voitto nas diversas áreas de negócios, incluindo especialidade em Software de Gestão, Liderança e Qualidade.

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Princípios Da Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.