Por que eu devo transformar o meu TCC em artigo científico?
Diferença entre TCC e Artigo Científico
Para onde eu devo mandar o meu Artigo Científico?
Estrutura de um Artigo Científico
Regras de Formatação
Aprenda a montar a estrutura seu TCC!

Entenda o passo a passo para Transformar TCC em Artigo Científico

Transformar TCC em Artigo Científico oferece diversas vantagens, você pode publicá-lo em revistas e apresentá-lo em congressos! Continue lendo para aprender

Fernanda Dias
Por: Fernanda Dias
Entenda o passo a passo para Transformar TCC em Artigo Científico

O TCC é um trabalho apresentado por alunos ao final do curso para concluir a graduação, já o artigo científico é uma pesquisa que pode ser publicada em revistas, simpósios e congressos.

Se você já realizou a apresentação do seu trabalho de conclusão de curso (TCC) e ele foi um sucesso, é possível transformá-lo em um artigo científico para divulgá-lo.

Você sabe quais são os passos que você deve seguir para fazer essa publicação em um evento ou periódico?

A Voitto reuniu tudo o que você necessita saber sobre esse assunto. Então não perca tempo e confira já as nossas dicas para transformar o seu TCC em artigo científico!

O que você vai encontrar neste artigo:

  • Por que eu devo Transformar o meu TCC em Artigo Científico?
  • Diferença entre TCC e Artigo Científico;
  • Para onde eu devo mandar o meu Artigo Científico?
  • Estrutura de um Artigo Científico;
  • Regras de Formatação.

Por que eu devo transformar o meu TCC em artigo científico?

Muitas instituições de ensino divulgam o TCC dos seus formandos nos seus respectivos sites ou nas bibliotecas físicas. Porém, o acesso a esse trabalho não é tão divulgado quanto o de um artigo científico.

Neste contexto, uma das vantagens de transformar o seu TCC em artigo científico é adaptar o seu trabalho em algo mais popular, visto que o mesmo deve ser divulgado em revistas e apresentado em congressos.

Além disso, a estrutura de um artigo é muito mais enxuta que a de uma monografia. Você precisará apenas reunir os pontos mais importantes do seu trabalho final.

A publicação de um trabalho como esse também faz total diferença para o seu currículo. Mesmo que você não tenha a pretensão de seguir a carreira acadêmica, realizar um trabalho como esse demonstra todo o engajamento que você teve na realização do seu projeto final.

Diferença entre TCC e Artigo Científico

Como a sigla informa, um TCC é um trabalho de conclusão de curso. Por esta razão, este tipo de pesquisa é bem completo e elaborado. Sua formatação possui mais páginas, pois é necessário comprovar com metodologias e emsabamento teórico aquilo que está sendo pautado.

Já um artigo ciêntifico tem como objetivo ser publicado, por isso atende as normas de uma revista ou congresso. Além disso, ele possui menos páginas que um TCC visando um maior compartilhamento e acesso mais fácil às informações divulgadas.

Veja a seguir o resumo das diferenças entre TCC e artigo científico:

  • Um TCC pode ter entre 40 e 70 páginas;
  • Um artigo científico possui entre 5 a 20 páginas;
  • TCC é uma análise mais profunda e um artigo científico é uma ideia mais simplificada;

Baixe o modelo padrão de Artigo Científico

Inicialmente, pode parecer difícil entender a estrutura de um artigo científico.

Pensando nisso, a Voitto disponibilizou um modelo padrão de artigo científico. Nele está contida a estrutura essencial para a elaboração de artigos. Além disso, ele traz dicas incríveis de como escrever as referências bibliográficas.

Não deixe de acessar esse material exclusivo. Clique no botão abaixo e faça o download de forma 100% gratuita!

Modelo de artigo científico

Para onde eu devo mandar o meu Artigo Científico?

Antes de entender como transformar o TCC em um artigo científico, você deve pensar em que meios ele pode ser publicado.

Os artigos podem ser enviados para eventos, como congressos, simpósios, seminários e/ou para revistas científicas, lembrando que não há nenhum problema em enviar para mais de um local.

Se a intenção é publicar tanto na revista quanto no evento, o seu primeiro passo deve ser escrever um artigo científico, encaminhar o artigo para o evento e esperar obter o feedback dos avaliadores.

Dessa forma, será possível aperfeiçoar ainda mais o seu trabalho antes de enviá-lo para um periódico.

No entanto, a publicação em mais de uma revista não é permitida, pois os periódicos exigem originalidade.

Também é importante. Não deixe para enviar o seu trabalho no último dia de aceitação, pois em eventos muito concorridos a probabilidade do site não suportar o volume de acessos e sair do ar é grande.

Envio para a Plataforma Sucupira

O orientador do seu TCC pode te ajudar muito na escolha do local de submissão, visto que ele detém o conhecimento dos locais de publicação mais adequados ao seu tema de pesquisa.

Mas, caso você não tenha mais contato com o seu orientador, isso não é um problema. A Capes possui a Plataforma Sucupira, onde é possível acessar todos os periódicos brasileiros.

Além disso, essa plataforma permite filtrar as revistas por áreas de avaliação e ver qual o Qualis que a Capes atribui para cada artigo publicado, ou seja, o nível de qualidade dos periódicos.

Mas, agora que você já sabe como publicar, como transformar seu TCC em um artigo científico? A seguir vamos ver como é a estrutura do artigo para você fazer essa transformação.

Estrutura de um Artigo Científico

Vamos entender como transformar o TCC em um artigo científico analisando a estrutura do artigo.

Um artigo científico possui uma média de 15 a 20 páginas, enquanto um trabalho conclusão de curso possui em torno de 60 páginas. Dessa forma, é necessário "enxugar" essa estrutura.

Quando pensamos na elaboração de artigos científicos e monografias, a composição deles é basicamente a mesma. Todavia, os elementos como a capa, folha de rosto, lista de tabelas, dedicatória e agradecimentos não são necessários.

Da mesma forma, para dissertações da pós-graduação, que também podem ser transformadas em artigos científicos, você deve realizar o levantamento de materiais e dados utilizados no seu trabalho e resumir as informações.

Mas, de fato, o que o seu artigo deve ter e como deve ser cada estrutura? Veja a seguir:

  • Resumo: o resumo é um parágrafo único que deverá sintetizar todo o seu trabalho final em um texto com o mínimo de 150 palavras e o máximo de 500;.
  • Palavra-chave: você deve escolher em média 3 palavras-chaves e colocá-las em ordem alfabética;.
  • Abstract: resumo em língua estrangeira (na maioria dos casos em inglês);.
  • Keywords: palavras-chave em língua estrangeira;.
  • Introdução: a introdução deve conter uma ideia geral sobre o que se trata a sua pesquisa. Então, é essencial que você apresente o seu tema, disserte sobre os objetivos do seu trabalho e explique qual a importância do seu projeto dentro da comunidade acadêmica;.
  • Desenvolvimento: o desenvolvimento deve agrupar os conhecimentos do referencial teórico, metodologia e apresentação dos dados. Dessa maneira, se no seu TCC você tinha capítulos para cada um dos itens citados acima, no artigo você vai escrevê-los em seções;.
  • Considerações finais: nessa parte você deve apresentar as conclusões referentes aos objetivos propostos para o trabalho final de forma clara e com a intenção de mostrar o que se obteve com o resultado da pesquisa;.

Referências bibliográficas: a maneira de escrever as referências é idêntica ao trabalho de conclusão de curso, visto que você deve fazer a citação de todos os autores que foram mencionados no seu artigo.

Regras de Formatação

Nesse momento, você já sabe como transformar seu TCC em artigo científico, mas deve estar atento à formatação do mesmo.

Cada evento (Congresso, Encontro ou Simpósio) e cada periódico tem as suas próprias regras de formatação que precisam ser respeitadas. Caso contrário, o seu trabalho pode ser rejeitado.

Então, o indicado é que você entre no site do local onde será publicado e veja qual é a formatação desejada.

Mesmo que as normas mais comuns sejam ABNT ou Vancouver, NBR 6028/2003, por exemplo, que é uma norma que descreve como deve ser feito o resumo de trabalhos científicos, você deve consultar as regras do periódico.

As melhores revistas e congressos também solicitam que não tenha a identificação dos autores no corpo do artigo, pois esses locais de submissão fazem um review, também conhecido como revisão cega, que é uma revisão de artigos feita antes de aprovar ou não o seu trabalho acadêmico.

Dessa forma, a não identificação evita qualquer tipo de favorecimento a quem enviou o artigo e também deixa o processo de escolha dos projetos de pesquisa mais transparentes.

Aprenda a montar a estrutura seu TCC!

Baixe aqui um modelo de TCC que te ajudará na criação do seu Trabalho de Conclusão de Curso!

Esse template foi elaborado de acordo com as normas da ABNT, é todo editável e irá te auxiliar na formatação do seu trabalho de conclusão de curso.

Através desse modelo você também vai aprender a forma correta de inserir figuras, tabelas e o jeito certo de escrever as referências bibliográficas do seu trabalho final.

E aí? Ficou interessado? baixe agora!


Modelo de TCC

Fernanda Dias

Fernanda Dias

Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Manual Do Tcc

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.