Você já parou para pensar sobre como cenários, personagens e objetos são desenvolvidos através da computação gráfica para filmes ou jogos? Caso queira descobrir, você precisa conhecer o Blender!
A computação gráfica é quem permite todo esse desenvolvimento. E como forma de auxiliar os desenvolvedores, existem hoje no mercado diversos softwares de modelagem 3D e computação gráfica sendo eles gratuitos ou pagos.
Hoje vamos conhecer um desses softwares, o Blender, que já vou adiantar que é um ótimo e gratuito software. Para isso, separamos alguns tópicos a seguir, para auxiliar no seu aprendizado a respeito desta incrível ferramenta, sendo eles:
Vamos nessa?
O Blender é uma plataforma gratuita e de código aberto para a criação 3D. Através dele, é possível realizar a modelagem, montagem, animação, simulação, renderização, composição, edição de vídeos e até mesmo criação de jogos.
Usuários mais avançados utilizam a API do Blender para scripts em Python, desta forma personalizando a aplicação. A plataforma é adequada para os mais diversos públicos, desde pequenos estúdios de criação 3D até grandes empresas.
O software é multiplataforma, sendo possível utilizá-lo de uma maneira fluída e sem bugs em computadores com Windows, Linux e Macintosh.
Por ser um software de código aberto, a própria comunidade do Blender tem o poder de fazer pequenas e grandes mudanças no código da aplicação, o que leva a ter novos recursos, correções de bugs e uma melhor usabilidade para o usuário.
Além de tudo isso, ele é gratuito, mas é possível investir, participar e ajudar a desenvolver esta ferramenta colaborativa. Há muitas formas de ajudar no desenvolvimento do software, desde desenvolver e otimizar a aplicação até fazer a documentação.
Para se ter noção da grandiosidade que possui esta plataforma, o filme Next Gen da Netflix foi produzido utilizando o Blender, além de várias outras grandes produções que utilizaram o Blender em algumas partes.
No site da plataforma, podemos consultar diversos filmes que foram criados a partir dele, e o mais legal de tudo é que é possível abrir o arquivo que foi utilizado e aprender como outros usuários realizaram a animação!
Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHub, Stack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.
Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.
Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.
Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!
Segundo o próprio site da plataforma, eles têm como missão ter a melhor tecnologia de computação gráfica 3D do mundo nas mãos de artistas através de um software de código aberto e gratuito.
Sua visão é que todos devem ser livres para criar conteúdo de computação gráfica 3D, com meios técnicos de produção gratuito e de livre acesso aos mercados.
Agora que você já sabe o que é o Blender, vamos nos aprofundar e ver o que podemos fazer dentro deste poderoso software.
O Blender possui um abrangente conjunto de ferramentas para a criação de modelos tridimensionais, com elas fica muito mais fácil criar, transformar, esculpir e editar seus modelos.
É possível fazer diversos tipos de modelos, criação de maquetes, personagens, humanoides, conjuntos mecânicos e até mesmo objetos para serem impressos em 3D.
O Blender possui suporte nativo para variadas geométricas, incluindo malhas poligonais, modelagem de superfícies, esferas, textos e etc.
Com o Blender, é possível simular fumaça, chuva, poeira, cabelos e corpos rígidos.
O simulador de fluidos permite simular líquidos, como a água caindo sobre uma superfície rugosa. Ele usa os métodos Lattice Boltzmann (LBM) para fazer a simulação, e permite realizar diversos ajustes, como a resolução e também a quantidade de partículas.
O software permite que o artista faça a transformação de seus personagens estáticos em incríveis animações, sejam elas em 2D ou 3D.
O Blender vem acompanhado de um poderoso kit para realizar renderizações super realistas, sendo possível criar imagens com iluminação indireta, oclusão de ambiente e etc.
O Blender tem suporte para a linguagem de programação Python, desta forma é possível fazer a criação de ferramentas customizadas, prototipagem, importar e exportar outros formatos e realizar a automação de tarefas.
Se você ainda está em dúvida se o Blender é uma boa ferramenta ou não, vamos lhe apresentar algumas de suas inúmeras vantagens. Tenho certeza que irá se interessar ainda mais pela ferramenta.
Como foi visto anteriormente, o Blender é um software gratuito. Apesar disso, ele não deixa a desejar em nenhum quesito quando comparado aos seus concorrentes.
Apesar da fama que em geral softwares relacionados a modelagem e simulação 3D são pesados e exigem alto poder de processamento gráfico, com o Blender isso é um pouco diferente.
Não é necessário ter grandes quantidades de memória RAM e nem o processador mais caro do mercado. O único problema, é que ele ocupa um grande espaço no disco, mas isso acaba ocorrendo em todos os softwares de criação 3D.
Em geral, plataformas de código aberto costumam ter uma comunidade bastante disponível e disposta a ajudar em vários aspectos. E com o Blender não poderia ser diferente.
Por ter muitos usuários, existem diversos fóruns, blogs e tutoriais a respeito do Blender que são criados pela própria comunidade.
Em relação a outros softwares, o Blender possui uma curva de aprendizado relativamente mais fácil, mas não se engane, para você dominar o software com maestria, levará alguns bons anos de uso e dedicação.
Por ser um software open source, grande parte do desenvolvimento do Blender é realizado por voluntários. Inclusive você pode fazer parte disso!
Os usuários estão sempre buscando realizar debates, propor soluções e auxiliar nas melhorias do software.
Graças às características de programação moderna e volátil, o Python se tornou a linguagem queridinha dos cientistas de dados. Como a área trabalha com grandes volumes de dados, o famoso Big Data, a principal função da linguagem é ajudar a transformar dados em informações úteis para empresas e negócios.
E foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Python Intermediário para Análise de Dados. Nele, você aprenderá, na prática, como utilizar as principais ferramentas do Python, como Numpy, Matplotlib e programação funcional. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de programação e se tornar o profissional que o mercado procura!
Clique na imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre o curso!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!