ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que significa cooperativas agrícolas?
É sempre bom aprender mais
Para que serve uma cooperativa agrícola?
Quantas cooperativa agrícola existem no Brasil?
Como funciona uma cooperativa rural?
Dica bônus!

Descubra o que são as cooperativas agrícolas e como se mantêm no mercado

As cooperativas agrícolas são a soma das forças de trabalho, objetivando a melhor negociação dos preços e um maior escoamento de produção.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Descubra o que são as cooperativas agrícolas e como se mantêm no mercado

As cooperativas agrícolas são uma forma de produção em que há a junção das mercadorias produzidas por cada um de seus membros, com intuito de alcançar um consenso no preço das mercadorias, para realizar uma venda mais assertiva e fazer com que ninguém deixe de lucrar.

Para esclarecer os principais conceitos desses temas, organizamos os seguintes tópicos para você:

  • O que significa cooperativas agrícolas?
  • Para que serve uma cooperativa agrícola?
  • Quantas cooperativas agrícolas existem no Brasil?
  • Como funciona uma cooperativa rural?

Quer saber mais sobre essa economia colaborativa que tem gerado resultados satisfatórios na agricultura familiar? Ensinaremos a você como aplicá-la. Para isso, continue lendo esse artigo.

O que significa cooperativas agrícolas?

A cooperativa agrícola usa a competição do mercado a seu favor, em forma de cooperação. É um empreendimento que busca a junção de produtores para obter melhores condições de trabalho, lucro e atingir o bem comum.

Nesse sentido, as cooperativas agropecuárias são um excelente exemplo para esse negócio agrícola.

Ao exemplificar, cada produtor rural vende sua quantidade de leite para uma certa fábrica. Assim, ele precisa competir com o preço estabelecido pelos outros produtores para o mesma mercadoria.

Esse preço pode variar centavos por litro, já que tem como referência as cotações agrícolas. No entanto, como as fábricas compram em grandes quantidades, cada centavo faz a diferença e é aí que um produtor pode perder seu lucro.

Para explicar como isso acontece, se um produtor estabelece um valor mais barato que o outro os dois saem perdendo.

Os motivos se concentram em um não conseguir escoar sua produção e o outro vender seu produto abaixo do preço.

Porém, se os dois tivessem se unido e vendido suas produções de maneira conjunta, estabelecendo um único preço satisfatório para ambos, isso não aconteceria.

Assim, nascem as cooperativas agrícolas! Para que quem produza escoe sua produção sem precisar perder lucro e quem compre encontre toda a quantidade que necessita em um único lugar.

É sempre bom aprender mais

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Para que serve uma cooperativa agrícola?

As cooperativas agrícolas servem tanto para a venda de produtos de forma unida, como para a compra conjunta de insumos agrícolas. Desse modo, as vantagens das cooperativas aumentam.

Assim, produtores rurais com objetivos em comum podem se unir e fazer parte de um grupo em que os maquinários saiam em um preço mais em conta, justamente pelo maior volume de compra.

Além disso, outras vantagens são uma maior possibilidade de escoamento de mercadorias e, assim, obter maior lucro.

Também podemos considerar a repartição das funções como um benefício, uma vez que, concentrando cada tipo de trabalho em cada um dos membros, as atividades podem ser melhor otimizada, o que ocasionará o aumento da produção.

Quantas cooperativa agrícola existem no Brasil?

Existem cerca de 1600 cooperativas agrícolas no Brasil, de acordo com o Censo Agropecuário do IBGE de 2017 e nessa página contém o material sobre cooperativas para download.

Nesse sentido, as cooperativas brasileiras são responsáveis por quase 50% da produção total do meio rural e do PIB agrícola.

Os maiores índices de estabelecimentos associados ao cooperativismo estão na região sul e 63,8% de todos esses empreendimentos brasileiros recebem orientação técnica.

Além disso, 71,2% das cooperativas agrícolas estão dentro da agricultura familiar. Portanto, o fato de uma única cooperativa existir já causa impacto na agricultura, pois significa maiores postos de trabalho e ampliação de produção.

Desse modo, se somarmos todas esses empreendimentos chegaremos ao resultado de 181 mil produtores e um milhão de trabalhadores empregados. Isso utilizando uma área que pode estar entre 1 e 50 hectares em cada cooperativa.

Como funciona uma cooperativa rural?

As cooperativas rurais funcionam de forma autônoma e por meio do trabalho dos produtores e agricultores.

Nesse sentido, com o objetivo de juntar suas forças de trabalho e obter maior produção, as cooperativas também podem procurar algumas assessorias técnicas, ao tomar alguns cuidados quanto ao tratamento, armazenamento e transporte das mercadorias.

Dessa forma, secretarias de agricultura são órgãos do governo presentes em toda a região, com o objetivo de fomentar o aumento da produção no setor agropecuário.

Já as incubadoras de cooperativas são projetos vigentes nas universidades, com o intuito de auxiliar na estruturação desse negócio.

Dessa forma, ambos podem ajudar os membros desse empreendimento nas orientações técnicas.

Dica bônus!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.