O que é o crazy eights?
Quando a metodologia crazy eights é uma boa opção?
Como o crazy eights funciona?
Seja um profissional ágil!

Saiba quando a metodologia crazy eights é uma boa opção e aprenda a aplicá-la!

Compreenda como funciona a técnica chamada de crazy eights, uma maneira de visualizar novas ideias de maneira rápida e eficiente!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Saiba quando a metodologia crazy eights é uma boa opção e aprenda a aplicá-la!

Com o Design Sprint, é possível resolver problemas, melhorar processos ou ainda desenvolver um produto em apenas 5 dias. Além disso, em uma de suas etapas, o exercício chamado crazy eights é muito útil.

Sendo uma atividade que reúne uma visualização rápida com o levantamento de novas ideias dentro de times, ela permite que não haja a preocupação com detalhes ou a implementação de uma ideia específica, mas sim a exploração de várias delas.

Dessa forma, se você quer saber como esse exercício funciona ou ainda quando ele deve ser utilizado, prossiga na leitura deste artigo, pois é o que apresentaremos nos seguintes tópicos:

  • O que é o crazy eights? 
  • Quando a metodologia crazy eights é uma boa opção?
  • Como o crazy eights funciona? 

Vamos começar!

O que é o crazy eights?

O crazy eights é uma técnica de esboço rápido em um espaço de tempo limitado, onde oito ideias distintas são elaboradas em oito minutos, o que estimula o desenvolvimento de ideias diversas e também únicas.

Seu principal objetivo é, por meio da geração dessas ideias, desenvolver uma grande variedade de maneiras de solucionar um problema.

Assim, é possível sair das primeiras ideias, que normalmente são mais óbvias, para aquelas que são melhores soluções para o problema em questão.

Além disso, o “crazy” foi dado pois são aproximadamente 40 segundos para elaborar um esboço, o que pode parecer muito pouco, mas é o que auxilia a não pensar tanto a respeito e apenas colocar as ideias no papel.

Já que estamos falando de resolução de problemas, vale a pena mencionar que existe outra metodologia que também é muito utilizada para a seleção de boas ideias, a chamada brainstorming.

A maior diferença do brainstorming para o crazy eights está em como esses exercícios são executados, pois no primeiro, as pessoas interagem em toda a sua execução, enquanto no segundo, a equipe trabalha individualmente na geração de ideias.

Ainda, no blog Voitto temos uma planilha incrível para colocar o brainstorming em prática!

Se você está precisando de ideias inovadoras, a metodologia de Brainstorming é perfeita isso! Como o nome já diz, ela consiste em uma chuva de ideias, quanto mais melhor.

Porém, a seleção delas é a parte mais importante do processo, então montamos a Planilha de Brainstorming e seleção de ideias para te auxiliar!

Nesta Planilha, você terá as etapas do Brainstorming mais clara, além de ferramentas para a seleção de ideias, definição de critérios, colaboradores envolvidos, entre outros.

Baixe-a agora mesmo clicando no botão abaixo!

planilha brainstorming e seleção de ideias

Voltando ao nosso assunto principal, vamos agora te explicar quando vale a pena fazer o uso do crazy eights.

Quando a metodologia crazy eights é uma boa opção?

A metodologia crazy eights é uma boa opção quando o tempo disponível para a execução de um projeto é curto e também, possui um alto nível de complexidade.

Ou seja, quando se necessita de insightsextremamente rápidos que tem o poder de mudar o rumo de um projeto.

Portanto, te mostraremos como exatamente o crazy eights funciona, para que assim você possa colocá-lo em prática com a sua equipe.

Como o crazy eights funciona? 

Antes de iniciar a dinâmica da atividade em si é necessário explicar bem para os participantes presentes qual é o problema ou desafio a ser resolvido. Desta forma, deve ocorrer este momento de apresentação para que todos fiquem bem situados.

Juntamente, é importante enfatizar que não devem existir julgamentos entre os participantes, e que qualquer ideia é bem-vinda. Além do mais, o que é considerado importante é “pensar fora da caixa” e se esforçar para criar a melhor ideia focada na resolução do problema.

Com isto feito, começa a execução do exercício em si. O passo-a-passo da atividade é:

Etapa 1 

Cada participante da atividade deve receber uma folha A4, que deve ser dobrada em 8 pedaços. Caso queira, pode-se utilizar 8 post-its no lugar da folha, o que vale é que as ideias ocupem o seu próprio espaço!

Etapa 2

Defina um timer de 8 minutos.

Etapa 3

Com o timer iniciado, cada membro deve levantar 8 ideias diferentes e criativas, lembrando que as ideias não precisam ser complexas, mas sim o mais simples possível, e devem ser escritas em cada seção dobrada da folha.

Quando o tempo acabar, todos devem parar suas anotações.

Etapa 4

Cada participante deve então compartilhar suas ideias com o grupo  em um tempo limitado, para que a prática não se estenda muito. Devem ser selecionadas 2 ou 3 das que consideram melhores para isso.

Também, vale ressaltar que é importante que todos os integrantes tomem nota das ideias que acharem mais interessantes, pois essas notas serão importantes para a próxima etapa.

Etapa 5

Com todas as ideias expostas, deve ser realizada uma votação, onde cada membro tem de votar na ideia que acreditar ser a mais relevante para a solução do problema proposto.

Essa votação pode ser feita escrevendo essas ideias em um quadro branco, pois assim a técnica se torna rápida e visual para toda a equipe.

Etapa 6

Com 8 ideias principais votadas, é hora de fazer uma segunda votação. Cada um tem direito a votar em 2 das ideias selecionadas no quadro branco, de forma que no final 3 soluções sejam finalistas: a primeira como a ideia mais votada e as outras duas que receberem o maior número de votos.

Isso serve para que se saia da atividade com uma solução prática, mas ao mesmo tempo existam outras duas ideias de soluções possíveis caso a primeira não tenha sucesso.


Por fim, com esse método, você será capaz de engajar seu time como bônus, além de conseguir, em pouco tempo, criar uma solução que atenda às suas necessidades.

Seja um profissional ágil!

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Gestao Agil De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.