Você já ouviu falar sobre customer success e customer experience?
E, ainda, você sabe qual é a relação entre os dois conceitos e como eles podem trabalhar juntos?
Se alguma resposta para as perguntas acima tiver sido "não", você está no artigo certo, porque nós vamos te explicar tudo por meio dos seguintes tópicos:
Customer success (cs), que é traduzido para o português como sucesso do cliente, é amplamente empregado por diversas organizações que buscam o seu êxito a partir do sucesso de seus próprios clientes.
Parece meio confuso, né?
Mas, se você analisar de maneira macro, faz sentido quando a empresa só atinge o seu objetivo de ser bem sucedida se os seus clientes atingirem primeiramente.
É a famosa lei da causa e efeito!
Resumindo, é papel do customer success (cs) garantir que os clientes obtenham o valor esperado no produto ou serviço comprado, entregando a melhorexperiência para o cliente.
O customer experience (cx), traduzido para o português como experiência do cliente, é a impressão que o cliente tem com uma empresa por meio de qualquer contato ou interação.
Essa interação pode ser feita por meio de qualquer canal de comunicação. Um atendimento online, uma visita à loja, ou até mesmo um contato com alguma propaganda da marca podem ser formas de contato que garantem a experiência do cliente.
Mas, o customer experience (cx) não se baseia só na primeira impressão do cliente com a marca. É dever da empresa, inclusive, investir em um bom processo de pós-venda para garantir a satisfação do cliente a longo prazo e, consequentemente, uma recorrência de atendimentos e vendas.
É perceptível que os conceitos de customer success (CS) e experiência (CX) estão em sintonia, correto?
O fato é que o CX envolve todo o processo emocional da jornada do cliente, em que o mesmo pode se relacionar com a marca até mesmo antes da primeira compra, de forma subjetiva.
Portanto, o CX é muito envolvido nas áreas de Marketing e Vendas, que são setores de grande relevância para auxiliarem no relacionamento com o cliente.
Falando nessas duas áreas de grande importância, já pensou em estudar sobre indicadores de marketing digital, fazer uma pesquisa de mercado e uma pesquisa de satisfação?
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Agora que você já tem acesso ao nosso conteúdo exclusivo do processo de Marketing e Vendas, vamos entender mais sobre como o CS atua?
O foco do CS é, a partir do cliente já conquistado, continuar no auxílio da agregação de valor ao produto e à marca. Portanto, é papel do CS entregar tudo o que foi prometido pelo CX.
Além disso, o CS trabalha junto com o CSM (Customer Success Manager).
Conseguiu perceber que cada conceito atua em partes distintas da jornada do cliente? Para ilustrar mais, confira a imagem abaixo que nós preparamos:
Há quem diga que o CS faz parte do CX e vice-versa. O fato é que ambos trabalham juntos e você vai conferir como no próximo tópico!
É inegável que as pessoas estão empenhadas em viver novas experiências constantemente. Nesse sentido, alguns especialistas afirmam que estamos vivendo a era da experiência e que ela é uma ferramenta de valor que deve ser usada principalmente pelas empresas para atrair clientes e fidelizá-los.
A era da experiência tem uma ligação direta com o customer success (CS) e customer experience (CX), que estão cada vez mais interligados. Em um mercado cada vez mais competitivo e tecnológico, aqueles que não dominam esses princípios não têm condições de manter seu negócio.
Mas, calma, ainda vamos discutir sobre isso mais para frente.
Já deu para perceber a diferença entre os dois conceitos? É o que nós vamos te explicar agora.
Como você observou na imagem, é interessante ver que o CS (customer success) trabalha proativamente e o CX (customer experience) interativamente.
E é imprescindível que ambos trabalhem juntos para assegurar que o cliente seja o foco da organização.
Mas, como isso é feito no dia a dia?
Enquanto o CX pode conquistar novos clientes, o CS pode fidelizá-los. Dessa forma, ambos podem analisar os padrões de uso dos clientes e seus indicadores em conjunto.
Além disso, a partir de seu contato constante com os clientes, o CS pode auxiliar a equipe de criação de produto para solucionar problemas recorrentes, por meio da coleta do Net Promoter Score (NPS), prevenindo futuras insatisfações ou reclamações por parte dos consumidores.
Por isso, nós podemos falar que o Customer Success e o Customer Experience se complementam perfeitamente.
Sabendo utilizá-los da melhor forma, a chance de sucesso é certa!
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Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.
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