Conheça o Lean Seis Sigma
O que faz um profissional White Belt?
Quais contribuições um White Belt pode oferecer a uma empresa?
Para quais profissionais o Curso White Belt é feito?
Quais as vantagens do Curso White Belt da Voitto?
Inicie sua jornada no Lean Seis Sigma de forma rápida e simples!

Descubra como se capacitar com o Curso White Belt em Lean Six Sigma da Voitto.

Conheça nosso Curso White Belt e alavanque os resultados de sua empresa com seu certificado em Lean Six Sigma! Elimine desperdícios e faça melhorias contínuas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra como se capacitar com o Curso White Belt em Lean Six Sigma da Voitto.

O White Belt em Lean Six Sigma é o primeiro passo dentro da hierarquia de Belts da metodologia. Esse profissional está apto a fornecer suporte aos Yellow, Green e Black Belts na execução de um projeto de melhoria contínua. Para adquirir tal certificação, é necessário concluir um treinamento de White Belt em Lean Six Sigma.


O curso White Belt tem por finalidade apresentar uma visão geral sobre o programa Lean Seis Sigma, mostrando sua importância, as principais ferramentas utilizadas em um projeto e até os resultados obtidos a partir da aplicação da metodologia no mercado.


Por isso, o curso White Belt é uma ótima oportunidade para quem tem interesse em conhecer a metodologia Lean Seis Sigma e quer entender sua aplicação prática em um processo de melhoria contínua.


Neste artigo, vamos esclarecer todas as dúvidas sobre este curso, o papel deste profissional dentro de uma empresa e até como você pode conquistar uma Certificação White Belt gratuitamente pela Voitto nos seguintes tópicos:

  • Conheça o Lean Seis Sigma;
  • O que faz um profissional White Belt?
  • Quais contribuições um White Belt pode oferecer a uma empresa?
  • Para quais profissionais o Curso White Belt é feito?
  • Quais as vantagens do Curso White Belt da Voitto?

Conheça o Lean Seis Sigma

Como em qualquer outra área de estudo, todo aprendizado começa pela definição de conceitos básicos que darão o suporte necessário para que o futuro especialista possa desenvolver atividades mais complexas.

Antes de se tornar um especialista na metodologia Lean Seis Sigma, o profissional precisa conhecer conceitos básicos de qualidade para compreender a lógica que envolve o conjunto de técnicas ensinadas durante sua formação profissional.

Apesar de estar entre os mais básicos cursos de certificações, isso não significa que o curso White Belt seja um estudo simplório. Na verdade, seu conteúdo permite que o aluno aprenda os fundamentos necessários para que possa percorrer o caminho em busca de outras certificações, como as de: Yellow Belt, Green e Master Black Belt.

O que faz um profissional White Belt?

Mulher com interrogação na cabeça e demonstrando dúvida sobre White Belt


Fazer um curso White Belt significa possuir o conhecimento dos princípios mais básicos sobre melhoria de processos. Como profissional você estará apto a integrar equipes de resolução de problemas que irão dar suporte aos Yellow, Green e Black Belts na execução de projetos Lean Seis Sigma.

A principal finalidade do treinamento é alinhar funcionários de nível operacional com a metodologia Lean Seis Sigma, ensinando-lhes ferramentas estatísticas e gráficas para que possam ser capazes de acompanhar projetos em sua área. Bem como, participar de projetos de melhoria, contribuindo para o alcance de bons resultados.

Quais contribuições um White Belt pode oferecer a uma empresa?

Quando falamos de erros e desperdícios, sabemos que, em uma lógica empresarial, isto significa perda de dinheiro. Processos contraditórios e não sistematizados acabam por gerar efeitos negativos em todos aqueles envolvidos no negócio, não é?

A certificação através do curso White Belt vai solucionar justamente essa questão. Veja a seguir as contribuições que ela trará para sua empresa:

1. Visão competente dos processos

Um profissional capacitado neste treinamento é capaz de perceber claramente as chances em projetos de melhoria.  Por exemplo, é natural notar as falhas que acontecem no cotidiano de uma empresa, o diferencial é saber como solucioná-las!

Portanto, através de um curso White Belt o profissional adquire as competências de um olhar atento, a compreensão de como enxergar eventuais falhas e reportá-las para que sejam resolvidas - este colaborador torna-se reconhecido por trazer soluções!

2. Valorização de carreira e melhor desempenho da empresa

Quando nos qualificamos por meio de um curso White Belt, agregamos valor às nossas funções. A postura de disponibilidade para auxiliar em melhorias acaba por ser reconhecida, isto só impulsiona as chances de ascensão em sua carreira.

Ao passo que um White Belt compõe o grupo de colaboradores de uma empresa percebemos uma via de mão dupla.

Afinal, o profissional se beneficia com sua qualificação, mostrando-se mais competente e apto a exercer sua função com excelência. Já a organização, ao possuir visões focadas em aumentar a capacidade e desempenho do processo sem elevar investimentos, só tem a ganhar.

3. Aptidão para compreender outras Certificações de Lean Six Sigma

O White Belt é o primeiro passo dentro do Lean Six Sigma. Com apenas essa certificação, já é possível contribuir de diversas formas para a produtividade de uma equipe. No entanto, existem níveis mais altos dentro da metodologia, como Yellow, Green e Black Belts.

Para compreender as outras qualificações, é fundamental ter um White Belt. Desse modo, seus colaboradores estarão aptos a integrar com diferentes grupos de resolução de problemas, dando suporte aos projetos Lean Six Sigma.

Para quais profissionais o Curso White Belt é feito?

O treinamento de White Belt pode ser feito por qualquer pessoa interessada na metodologia Lean Six Sigma.

Ainda assim, existem profissionais que podem aproveitar ao máximo o White Belt, como:

  • Gerentes que desejam usar a metodologia Six Sigma;
  • Funcionários que trabalham para alguma organização com foco em Six Sigma;
  • Lideranças que buscam melhorar a qualidade de seus projetos;
  • Colaboradores que desejam crescer na hierarquia empresarial por meio de trabalho qualificado; 

Quais são as principais habilidades que um White Belt precisa desenvolver?

O especialista White Belt precisa saber lidar com dados e fazer boas análises críticas sobre a situação de uma empresa.

Além disso, é interessante que o profissional tenha habilidades voltadas para inovação. Uma vez que é necessário desenvolver mudanças em projetos e fazer testes até chegar a um objetivo comum.

Outra habilidade essencial para um White Belt é ser capaz de trabalhar em equipe.

Quais as vantagens do Curso White Belt da Voitto?

  • O curso é online e permite ao aluno montar seu próprio horário para praticar;
  • As aulas podem ser feitas de onde e quando você quiser, com qualidade e certificado assim como no presencial;
  • Consultores renomados do mercado;
  • Metodologia fácil e materiais de alta qualidade;
  • Capacitação numa das certificações mais requisitadas no mercado atual;

Inicie sua jornada no Lean Seis Sigma de forma rápida e simples!

certificação de White Belt da Voitto, tem 4 horas de duração, acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E ainda tem mais: com o cupom BLOG100 você pode se capacitar gratuitamente!

Clique na imagem abaixo para saber mais a respeito!

Banner do curso Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

O que é e como funciona o Lean Seis Sigma?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que é E Como Funciona O Lean Seis Sigma?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.