O Dia Mundial do Professor
Como surgiu o Dia dos Professores no Brasil!
A comemoração da data no país!

Você sabia que o Dia do Professor é comemorado em 15 de Outubro?

Nesta notícia você irá compreender a importância do Dia do Professor para a classe, como e onde essa data surgiu e, muito mais! Vamos lá!

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Você sabia que o Dia do Professor é comemorado em 15 de Outubro?

No dia 15 de Outubro comemoramos o Dia do Professor no Brasil, e é muito provável que em algum momento da sua vida escolar você já tenha celebrado essa data. Mas você conhece a importância dessa dia para os professores?

A comemoração do dia 15 de outubro é uma forma de homenagear os profissionais da educação! E, claro, uma forma de agradecer pelos ensinamentos e pelo empenho desses profissionais no desenvolvimento do país.

O professor é o profissional que contribui diretamente para a formação de todos os outros profissionais. É aquele que compartilha seu conhecimento para mudar a história de vida de quem aprende. 

Então, se você deseja saber mais sobre o Dia do Professor, vem comigo que vou te explicar tudinho a partir desses tópicos abaixo:

  • O Dia Mundial do Professor; 
  • Como surgiu o Dia do Professor no Brasil; 
  • A comemoração da data no país.

O Dia Mundial do Professor

No Brasil, em 15 de Outubro comemoramos o Dia do Professor. Todavia, esse é um dia tão significativo que é comemorado mundialmente. Sendo assim, mundialmente essa data é comemorada no dia 05 de Outubro. 

Isso porque em 1966 a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um documento que promovia ações para melhorar a educação e a profissão dos professores em todo o mundo.

Esse documento tinha como premissa preservar o direito de todos à educação, uma vez que a mesma é um direito fundamental e deve ser assegurado.

Além desse documento, a ONU promoveu como 5 de Outubro o Dia Mundial dos Professores. Tal data comemorativa foi aderida por outros países como:

Todavia, a maioria dos países decidiu celebrar o Dia dos Professores em datas que já possuíam um significado especial. Como foi o caso do Brasil.

E aí? Ficou curioso pra saber porque no Brasil o Dia dos Professores é celebrado em 15 de Outubro? Se sim, continue a leitura que vou te dar detalhes dessa história! 

Como surgiu o Dia dos Professores no Brasil! 

Como diz o ditado: Senta que lá vem história! Para chegarmos no dia 15 de Outubro muita coisa aconteceu. Então, para entender passo a passo vamos seguir uma ordem cronológica. 

Em 15 de Outubro de 1827, o então governante, Dom Pedro I, instituiu  uma lei que tratava do Ensino Elementar no Brasil. Essa lei foi considerada um importante passo para a história da educação no país e tinha como intuito definir que todas as cidades do país deveriam possuir escolas de primeiras letras.

Além disso, essa lei também tratava de estipular o salário dos professores. 

Anos depois, mais especificamente um século depois, um professor, chamado  Salomão Becker definiu que a data 15 de Outubro era um bom momento para dar um descanso aos professores. Isso porque o segundo semestre do ano letivo era muito extenso e, consequentemente, muito desgastante para os professores.

E, assim foi feito, em 15 de Outubro de 1948 Salomão Becker promoveu uma confraternização entre alunos e professores que perdurou por muitos anos.

Posteriormente, em 14 de Outubro de 1963 o Presidente João Goulart decretou a data 15 de Outubro como Dia dos Professores e, também instituiu feriado escolar como forma de celebração. 

Portanto, agora que você já entendeu como chegamos até aqui, vamos falar um pouco sobre a celebração da data no país! 

A comemoração da data no país! 

Sendo assim, no Brasil em 15 de Outubro é celebrada uma das datas comemorativas mais marcantes da história do país. Isso porque nesse dia temos a oportunidade de homenagear pessoas tão importantes para a nossa formação. 

Celebrar o Dia dos Professores também é uma forma de reconhecer toda dedicação que essa classe tem com o desenvolvimento do país, da educação à ciência. Do ensino fundamental ao ensino superior.

Além disso, o Dia dos Professores também é um convite à reflexão. Uma vez que a docência é, ao mesmo tempo, uma das profissões mais importantes e mais desvalorizadas do país.  

Portanto, agora que você já sabe todos os fatos e curiosidades sobre o dia do professor, nosso artigo está chegando ao fim. Mas antes, tenho uma indicação pra você.

Já que estudantes e professores conversam de forma tão harmoniosa em sala de aula, podem conversar por aqui também!  Por isso, te convido a ler a nossa outra notícia sobre o mundo escolar “Porque surgiu o dia do estudante? Entenda agora!” e ficar por dentro da importância da educação para a nossa formação!

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Oratoria Tecnicas Apresentacao

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.