Muitos estudantes da área da saúde têm uma certa dificuldade para entender a definição de clínica, consultório e centro médico. Apesar desses três termos serem frequentemente confundidos, existem algumas particularidades envolvendo cada um.
Pensando nisso, no texto de hoje iremos explicar os principais pontos que nos apresentam a diferença entre consultório, clínica e centro médico. Continue lendo para saber melhor sobre o assunto!
O que iremos encontrar neste artigo:
No caso do consultório médico, o nome é quase auto explicativo, pois é um local onde se pode fazer consultas. Por isso, os consultórios geralmente são menores e possuem uma infraestrutura mais simples do que as clínicas e centros médicos.
Entretanto, existem também alguns casos em que os consultórios realizam outros procedimentos. Além disso, é possível que dois ou mais profissionais dividam o espaço de um consultório. Dessa forma, as despesas podem ser partilhadas e a estrutura do local é dividida entre os profissionais envolvidos.
Além do consultório físico, existe também o consultório online.
Em um mundo tão desenvolvido, busca-se cada vez mais economia de tempo, bem estar e praticidade no dia a dia. Por isso, os consultórios funcionam como um ambiente onde o médico irá exercer sua especialidade com o paciente por meio da internet.
No entanto, é necessário, antes de tudo, que se tenha um software de gestão do consultório. Isso permite a marcação e realização de consultas de maneira organizada, ágil e simplificada, permitindo também a interação do médico com o paciente de forma indireta.
Um material que pode ser muito rico para você nesse momento é o nosso ebook que apresenta os 3 fatores fundamentais que todo médico precisa saber: como gerir seu consultório, seu tempo e as finanças.
Faça o download do ebook Gestão para médicos gratuitamente:
A principal diferença entre a clínica e o consultório está nos tipos de serviços prestados. Isso porque, apesar de ser um local onde também são realizadas consultas, o espaço das clínicas médicas é mais amplo e conta com uma infraestrutura mais especializada.
Dessa forma, vários profissionais vão ajudar e fazer parte de uma clínica médica, os quais fazem as consultas e também realizam outros serviços que não têm foco apenas no atendimento ao paciente.
Além disso, o espaço e os equipamentos presentes na clínica dependem do seu foco e objetivo. Justamente por isso, necessitam de uma equipe também maior e mais especializada.
A clínica popular surgiu como uma alternativa para as pessoas que necessitam de atendimento médico e que, na maioria das vezes, não podem contar com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo uma pesquisa de 2018, divulgada pelo G1 e encomendada pelo Conselho de Medicina, 45% dos pacientes que estavam na fila do SUS já aguardavam há mais de 6 meses por uma consulta, exame ou cirurgia. Devido a isso, a clínica popular ajuda as pessoas a conseguirem atendimento de maneira mais rápida e econômica.
Como o próprio nome já diz, essas clínicas têm o objetivo de atender a população que não possui as melhores condições financeiras. Geralmente são ambientes com médicos qualificados, especializados em determinadas áreas e que oferecem seus serviços a um preço mais baixo e acessível do que as demais clínicas.
Os centros médicos se assemelham bastante com as clínicas. Por isso, é comum que as pessoas confundam cada um dos locais e não saibam suas principais diferenças.
A principal característica de um centro médico é a integração de diversos serviços em um só lugar. Ou seja, é como se fosse a junção de várias clínicas e profissionais de saúde (de diferentes especialidades médicas) em um ambiente só, o que o torna mais completo e amplo.
Um centro médico possui vários especialistas diferentes. Nesse lugar, é possível ter salas de cirurgias, consultórios para atendimentos, laboratórios para exames clínicos e diversas outras ocupações.
Agora que você já viu as características dos consultórios, clínicas e centros médicos, iremos abordar, de maneira geral, as principais diferenças existentes entre os três locais. Dessa maneira, você terá mais facilidade para decidir a melhor opção para a sua carreira.
A infraestrutura é um dos pontos mais importantes na hora de decidir a carreira médica a ser seguida. Isso acontece porque, a depender da sua escolha, é necessário um ambiente mais amplo ou mais simples, o que afeta também o orçamento necessário para a abertura do local.
As atividades realizadas em cada um dos locais abordados também variam bastante, sendo algumas mais simples e outras mais complexas.
O setor jurídico costuma ser uma preocupação para as pessoas, pois é algo que deve ser feito com bastante cautela, a fim de seguir todos os termos e obrigações legais de cada local.
Pronto. Agora você já sabe basicamente todas as diferenças entre centros médicos, consultórios e clínicas. Mas, afinal, qual a melhor opção para a sua carreira?
Essa resposta vai depender de uma série de fatores, então vamos elencar a seguir alguns dos principais pontos que você deve avaliar na hora de tomar essa decisão.
Você é um profissional que deseja "apenas" consultar os seus pacientes? Então o consultório é uma ótima opção, e você ainda tem a possibilidade de dividi-lo com um colega, por exemplo.
Se você deseja trabalhar em um local já existente deve analisar as oportunidades de clínicas ou centros médicos disponíveis.
Deseja se inserir em um lugar que tenha mais médicos com a sua especialidade? Então opte por uma clínica.
Já se você quer trabalhar em um local que fornece diversos serviços e especialistas diferentes e por onde já passaram "mil profissionais", o centro médico é a melhor opção.
Sendo assim, os principais pontos a serem analisados estão relacionados à sua especialidade (é uma especialidade que precisa de mais profissionais?), ao seu interesse (quer ter o próprio negócio ou trabalhar em um local já presente no mercado?), aos serviços que você quer oferecer e, claro, ao dinheiro disponível.
Após analisar esses pontos, fica fácil determinar qual dos empreendimentos é a melhor opção para a sua carreira médica.
Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!
A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.
Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?
É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!