Nas últimas semanas a alta nos casos de gripes e resfriados, e também covid-19 tem gerado uma preocupação, e tem aumentado a busca por atendimento médico em algumas cidades do nosso país.
Além disso, a cidade de São Paulo registrou um aumento de 18% no número de atendimento médico, além de contabilizar também um aumento na internação por problemas respiratórios na cidade.
Com esse aumento nos casos, e por se tratarem de duas doenças com sintomas semelhantes, que se caracterizam por sintomas muito parecidos do sistema respiratórios, a dúvida sobre o diagnóstico também está presente!
Existem pequenas diferenças nos quadros sintomáticos isolados, que podem passar despercebidos no nosso dia a dia, e podem ser notadas apenas por médicos infectologistas e testes, que são capazes de determinar a enfermidade.
Mas você já se viu nessa situação? Está resfriado, e não sabe qual é o seu quadro gripal, ou tem dúvida se está contaminado pelo vírus da covid-19 ou vírus da gripe influenza? Essas dúvidas são muito comuns, por isso separamos algumas dicas para te auxiliar!
Durante a leitura você entenderá:
Vamos começar?
Confira esse eBook Gestão Para Médicos para nunca mais sofrer por falta de controle financeiro, de tempo para a família ou por dificuldade em planejar os seus dias!
Você, médico, se identificou com algum ou todos esses problemas citados? Caso sua resposta seja "sim", fizemos essa Gestão Para Médicos que vai te apresentar 3 fatores fundamentais que todo médico precisa saber: como gerir seu consultório, seu tempo e suas finanças.
Você vai aprender desde a controlar melhor seu tempo de trabalho à aproveitar mais os momentos com pessoas que você gosta de estar perto. Afinal, para cuidar da saúde do próximo é fundamental que sua saúde, física e mental, esteja em dia!
Gostou? Então, não perca tempo! Baixe agora o nosso eBook Gestão Para Médicos!
O vírus da gripe e do novo coronavírus ou covid-19, são semelhantes e podem ser facilmente confundidos! No entanto, existem algumas pequenas diferenças que podemos notar para diferenciar as enfermidades.
A gripe, é causada pela infecção do vírus influenza, e apresenta alguns sintomas nos primeiros dias da doença, e que são considerados agudos! São caracterizadas pela:
Agora, tratando-se dos sintomas de Covid-19, (vírus da Sars-CoV-2) a sua evolução se dá a partir do Sétimo Dia de contágio, e ela pode ou não ser caracterizada por uma dificuldade respiratória.
Além disso, pode ser caracterizada a perda do olfato e do paladar. Dentre os sintomas do coronavírus caracterizam-se:
Lembrando que, devido às diversas variantes os seus sintomas podem variar em cada organismo podendo ou não apresentar sintomas graves ou sintomas leves!
Ressaltando que pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, identificaram que os sintomas da ômicron, que é uma variante do covid-19 são diferentes das variantes anteriores.
Além disso, os sintomas podem se manifestar de formas diferentes devido às faixas etárias, entre outras diversas especificidades do nosso organismo!
Continue a leitura para entender quais são as principais diferenças entre os sintomas!
Entre as principais diferenças identificadas, segundo a Organização Mundial da Saúde, podemos notar que na gripe estão presentes sintomas como:
Além disso, é válido ressaltar que em casos mais graves podem levar à morte, e que o vírus da influenza pode também causar infecções secundárias originadas por bactérias, por exemplo.
O covid-19, é caracterizado pela febre e tosse seca, e são os sintomas mais comuns nesses casos, e podem variar o cansaço, dor no corpo e dor de garganta. Outros sintomas bem característicos são a perda do paladar e olfato.
Continue a leitura para entender se é possível se contaminar pela gripe e covid-19 ao mesmo tempo!
A Coinfecção, nome dado a infecção da gripe e coronavírus ao mesmo tempo, pode sim acontecer, tanto nesse caso quanto em outros vírus respiratórios, que já foram identificados e documentados.
Ainda existem diversas características que não conseguimos falar com propriedade e afirmar, afinal temos poucos documentos na literatura sobre o vírus do Sars-CoV-2 (covid-19).
Estudos mostram que a Coinfecção com o vírus da influência parece ser mais rara, mas em contrapartida a Coinfecção com vírus Rinovírus, que pertence ao género do Enterovírus da família Picornaviridae, é um pouco mais comum.
No entanto, o alerta é de que, apesar de não ser muito comum essa e outras combinações podem existir mas devem ser pesquisadas e melhor estudadas, para que assim seja possível oferecer um parecer verídico.
É válido ressaltar que em caso de dúvida, é essencial procurar um médico para identificar quais são os seus sintomas e avaliar qual é a intensidade e evolução do quadro nos primeiros dias de Contagem.
Afinal, apenas o médico pode te oferecer um parecer confiável e te indicar exames para identificar qual é o vírus e tratamentos para celular e controlar a doença.
Se você estiver doente ou com sintomas compatíveis com gripe ou covid-19, evite o contato com pessoas e busque o atendimento médico em pronto socorro, para preservar a sua saúde e de todas as pessoas que te cercam!
Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog!
Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.
Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.
Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".
Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.
Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!