O que é Economia Criativa?
Setores da Economia Criativa
Economia Criativa no Brasil
Quais são os impactos da Economia Criativa?
Saiba mais!

Você sabe o que é a Economia Criativa? Conheça mais sobre esse conceito!

Conheça a economia criativa e como ela propõe soluções para a superação de desafios de diversas áreas. Saiba mais neste artigo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe o que é a Economia Criativa? Conheça mais sobre esse conceito!

A criatividade é uma habilidade que está sendo cada vez mais valorizada nas diversas áreas da vida, tanto que uma modalidade de economia centrada nela está se destacando muito.

Você conhece a economia criativa? Tal pode ser definida como um modelo de negócios baseado na criatividade e seus impactos são muito significativos em diversas áreas.

Para conhecer mais sobre esse conceito, entendendo seus mecanismos e sanando eventuais dúvidas, preparamos esse super conteúdo com o objetivo de aumentar a sua compreensão, confira: 

  • O que é Economia Criativa? 
  • Setores da Economia Criativa
  • Economia Criativa no Brasil
  • Quais são os impactos da Economia Criativa? 

Vamos à leitura?

O que é Economia Criativa? 

De modo objetivo, podemos definir a economia criativa (the creative economy) como uma metodologia em que o centro é a criatividade para a agregação de valores em produtos ou serviços, ou seja, trazer soluções criativas para o seu negócio. 

Dessa maneira, infere-se que quanto mais criatividade for agregada em seu produto ou serviço, maior será o valor que o mesmo apresentará.

Diante disso, a indústria criativa é responsável por gerar recursos que viabilizem sua concretização e consequentemente aumentem a geração de renda.

Engana-se quem pensa que esse conceito sempre esteve presente no mundo dos negócios, pois, essa tendência de colocar a criatividade em uma posição de destaque nos negócios vem sendo observada nas últimas duas décadas. 

Vale ressaltar ainda, que esse uso da criatividade como valor de destaque não está restrito ao mundo empreendedor, podendo ter sua aplicação ampliada em diversas áreas para desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.

Muito interessante, não é mesmo? Para entender melhor como esse conceito de economia criativa pode ser segmentado em setores, não deixe de acompanhar o tópico a seguir!

Setores da Economia Criativa 

A economia criativa está presente em diversos setores, como já foi afirmado anteriormente, e entre todos eles há um fator em comum: a inovação é muito presente e valorizada! 

Diante disso, conheça mais sobre os principais setores em que a economia criativa é aplicada, veja:

Consumo 

O setor de consumo é muito amplo e abrangente, portanto, a criatividade como centro do modelo de negócios está cada vez mais presente, visto que há uma necessidade de se diferenciar diante de tanta variedade.

Além disso, áreas como o artesanato, a moda e os jogos podem ser destacados dentro desse segmento de aplicação do conceito de economia criativa.

Mídia 

As mídias estão por toda parte, levando e trazendo informações sobre diversos assuntos. Por isso, ser criativo em seu negócio é um fator para fazer seu conteúdo se destacar. 

Vale ainda ressaltar que as artes cênicas e visuais, o cinema, o design, a publicidade e a música são as principais áreas que chamam a atenção dentro da economia criativa.

Cultura e tecnologia 

Dentro desse segmento, se destacam principalmente as iniciativas de arquitetura e turismo, além do alto emprego tecnológico que é proporcionado pela metodologia criativa.

Agora que você já sabe a definição do termo economia criativa e quais são os seus principais segmentos, aumente sua compreensão sobre a aplicação desse conceito no contexto brasileiro.

Economia Criativa no Brasil 

No Brasil, a economia criativa se popularizou e ganhou apoio estatal com a criação da Secretaria de Economia Criativa e Diversidade Cultural, responsável por promover políticas públicas de incentivo aos setores.

Além disso, é válido ressaltar que as ideias criativas que movem modelos de negócios já movimentaram bilhões de reais no país e ainda, geraram milhares de empregos em diversas áreas de atuação, contribuindo para o Produto Interno Bruto (PIB).

Dentro do contexto brasileiro, podemos destacar algumas atividades que tiveram destaque dentro desse tipo de metodologia, tal que faz parte:

  • Patrimônio Natural e Cultural; 
  • Artes visuais;
  • Artes plásticas;  
  • Mídias; 
  • Design; 
  • Bens e serviços criativos; 
  • Espetáculos; 
  • Festas culturais; 
  • Entre outros; 

Dessa maneira, esse setor da economia tem um grande impacto para o país, gerando aspectos favoráveis. Quer saber mais sobre eles? Não deixe de conferir o próximo tópico para ampliar sua compreensão!

Quais são os impactos da Economia Criativa? 

Os impactos da economia criativa são notáveis, prova disso é o reconhecimento global através do estabelecimento do Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável pelas Nações Unidas em 2021.

Por isso, listamos quais são os principais impactos dessa prática,confira a seguir:

Geração de emprego e valor 

Com a aplicação da economia criativa, os produtos e serviços são cada vez mais aprimorados, o que exige mais mão de obra para a execução das atividades, gerando assim mais empregos.

Além disso, a busca constante por inovação faz com que o valor seja agregado aos produtos, o que é muito positivo para o reconhecimento de uma marca dentro de um nicho e a fidelização de clientes.

Estímulo da criatividade 

O centro do modelo de negócios criativo é desenvolver essa habilidade para que ideias inovadoras possam impulsionar a economia e trazer os resultados almejados pelo seu negócio.

Diante disso, a criatividade se torna um diferencial para se destacar no mercado de trabalho e ainda, o estímulo para o desenvolvimento do capital intelectual é implementado dentro dos negócios, o que é muito positivo.

Redução da Burocracia 

A burocracia é muitas vezes uma barreira que precisa ser quebrada para que os processos sejam otimizados, afinal, com todo o empreendimento tecnológico atual, a praticidade é um pilar muito valorizado. 

Dessa forma, a diminuição da burocracia pela implementação da economia criativa é um fator muito interessante e que chama a atenção para a ampliação da aplicabilidade desse conceito. 

Muito interessante, não é mesmo? 

Conclui-se, portanto, que a criatividade vem sendo considerada determinante para o sucesso de diversos negócios em variados nichos, o que ressalta a importância de se capacitar e desenvolver essa poderosa habilidade. 

Saiba mais!

Inscreva-se agora no curso de Criatividade e Resolução de Problemas e inove sua carreira!

Você tem algum problema que não consegue resolver? Você acredita não ter o dom da criatividade? Com a criatividade aliada à resolução de problemas você é capaz de identificar um problema e gerar soluções inovadoras, mudando a forma de olhar para as situações em qualquer âmbito.

Este treinamento conta com os passos fundamentais para identificação de um problema e construção de soluções, tanto no cotidiano quanto no trabalho, apresentando ferramentas como Brainstorming Reverso, Design Thinking, Design Sprint e Lean Inception de forma prática e dinâmica.

Se você deseja inovar na resolução de qualquer problema, essa capacitação é para você! 

criatividade e resolucao de problemas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Poder Da Criatividade

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.