O que é Engenharia de Produção?
O Curso de Engenharia de Produção
Softwares na Engenharia de Produção
Quais são as áreas de atuação da Engenharia de Produção?
Qual a diferença entre Engenharia de Produção e Administração?
Qual é o papel da Engenharia de Produção na sociedade?
Universidades referências em Engenharia de Produção
Qual é o salário de um engenheiro de produção?
Entendeu tudo sobre a Engenharia de Produção?
Como se tornar um profissional de sucesso?

Saiba como é o curso de Engenharia de Produção e descubra as áreas de atuação

A Engenharia de Produção está em alta no mercado pela sua atuação efetiva nos processos de produção e gestão que movem nossas indústrias atualmente.

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
Saiba como é o curso de Engenharia de Produção e descubra as áreas de atuação

A Engenharia de Produção é um curso e uma profissão que lida com o projeto, o planejamento, a otimização e a gestão de sistemas produtivos, sejam eles industriais, comerciais ou de serviços.

O processo de escolha de uma carreira começa quando começamos a procurar o curso ideal. Se a área de gestão lhe agrada, talvez a Engenharia de Produção seja uma boa alternativa para você.

Hoje temos um cenário de intensa industrialização e globalização, onde cada vez mais os processos produtivos precisam ser otimizados para que haja um aumento de competitividade na empresa, de forma a aumentar a satisfação dos clientes e reduzir custos.

Sendo assim, é interessante conhecer um pouco mais sobre esse universo da Engenharia de Produção, suas áreas de atuação e principalmente qual é o salário do profissional desse setor.

Por isso, elaboramos esse guia completo para você que se interessa por essa área e cogita se tornar um engenheiro de produção de sucesso. Acompanhe nossos tópicos abaixo:

Ao longo deste artigo você irá aprender:

  • O que é Engenharia de Produção?
  • O Curso de Engenharia de Produção;
  • Softwares na Engenharia de Produção;
  • Quais são as áreas de atuação da Engenharia de Produção?
  • Qual a diferença entre Engenharia de Produção e Administração?
  • Qual é o papel da Engenharia de Produção na sociedade?
  • Universidades referências em Engenharia de Produção;
  • Qual é o salário de um engenheiro de produção?
  • Entendeu tudo sobre a Engenharia de Produção?

Vamos lá?

O que é Engenharia de Produção?

A Engenharia de Produção é a área da Engenharia que estuda e realiza melhorias quanto à implementação de sistemas de produção e tudo que o envolve, como o uso de materiais, equipamentos, recursos naturais, humanos e energéticos.

Apesar de ser ligada em um primeiro momento ao chão de fábrica e indústrias, a Engenharia de Produção não se resume a isso. Ela atua em diversos segmentos, como no setor de serviços e também no varejo.

Sendo assim, torna-se uma área muito extensa, que abrange conhecimentos de várias etapas e processos em uma determinada linha de produção. Ah, e é importante ressaltar que a produção é a transformação de um estado para outro, não necessariamente um bem físico.

O Curso de Engenharia de Produção

Assim como as outras Engenharias, o curso de Engenharia de Produção também possui matérias da formação básica, que são as disciplinas de Cálculo , Física, Química e Computação.

Mas você quer saber quais as matérias específicas do curso, não é? Por isso, elaboramos uma lista com algumas disciplinas que são destaque nessa graduação. Porém, a grade curricular do um curso pode variar de acordo com a universidade, com cargas horárias e nomes diferentes:

  • Pesquisa Operacional I e II;
  • Planejamento e Controle da Produção I e II;
  • Logística;
  • Gestão de Projetos;
  • Planejamento Estratégico;
  • Gestão da Qualidade;
  • Engenharia da Sustentabilidade I e II.

Ao final do curso são necessárias horas de estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Ao longo do curso, a Engenharia de Produção se desdobra em áreas mais específicas, tanto nos processos industriais, nas linhas de produção do chão de fábrica, quanto em processos gerenciais, como gestão financeira, estratégica e operacional.

Há também cursos de Engenharia de Produção que possuem ênfases em outras áreas, ou seja, o estudo é específico na produção de determinado setor. Alguns exemplos são: construção civil, mecânica, automotiva, agroindústria e confecção industrial.

Softwares na Engenharia de Produção

Na Engenharia de Produção são usados softwares para auxiliar na construção e desenvolvimento de projetos, assim como na organização do layout e do processo em si. Conheça a seguir 5 programas que participam da vida do acadêmico e profissional de Engenharia de Produção:

  1. ARENA: ambiente gráfico para modelagem de processos, animação, análise estatística e análise de resultados. Pode ser utilizado como simulador, principalmente para área de manufatura;
  2. Minitab: software focado em análises estatísticas mais complexas, porém com interface de fácil visualização. Possui recursos relacionados a controle de qualidade, planejamento de experimentos, análise de confiabilidade e estatística em geral;
  3. Excel: ferramenta que possibilita a criação de tabelas e até planilhas automatizadas para procedimentos complexos. É visto com destaque nas áreas de Planejamento, Programação e Controle da produção, Gestão da qualidade e Pesquisa Operacional;
  4. Lingo: software de modelagem e resolução de problemas lineares e não-lineares para potencializar técnicas de otimização, resolução de problemas e análise de soluções;
  5. SolidWorks: na Engenharia de Produção, esse software é mais utilizado para projetos de produtos, com a possibilidade de simulação de resistência, durabilidade, entre outras características.

Quais são as áreas de atuação da Engenharia de Produção?

Como foi visto, a Engenharia de Produção participa de todos os processos de transformação de produtos. Como consequência, ela acaba possuindo diversas áreas de atuação, mais precisamente dez, segundo a ABEPRO.

1. Logística

A área de Logística compreende as técnicas que envolvem as atividades de movimentação, estoque, transporte e armazenamento de produtos, sempre com a preocupação de reduzir custos, garantir a disponibilidade dos produtos e o atendimento às necessidades dos clientes.

2. Pesquisa Operacional

A área de Pesquisa Operacional foca na resolução de problemas e tomadas de decisão embasadas por modelos matemáticos processados computacionalmente. Compete ao profissional dessa área o planejamento com objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão.

3. Engenharia da Qualidade

O engenheiro que trabalha nessa área tem o foco no planejamento e controle dos sistemas e da qualidade. Utiliza ferramentas da qualidade para o gerenciamento dos processos e tomadas de decisão.

E sabemos que é muito difícil falar em qualidade e suas ferramentas sem citar o Lean Six Sigma, a metodologia de melhoria contínua focada na qualidade das operações.

4. Engenharia do Produto

Participa de todas as etapas de processamento pelas quais o produto passa, desde o projeto até o seu lançamento, assim como o desenvolvimento de novos produtos.

5. Engenharia Organizacional 

Aqui, o foco é a gestão das organizações, utilizando planejamento estratégico e operacional, técnicas de produção e gestão empreendedora e uso de ferramentas de sistemas de informação.

6. Engenharia Econômica

Essa área é voltada para as comparações, estimações e avaliações de resultados econômicos para a tomada de decisão de forma estratégica. Utiliza de ferramentas matemáticas para facilitar a análise.

7. Engenharia do Trabalho

O foco dessa atuação é na interação entre máquina e ser humano, envolvendo o ambiente e sua organização. O engenheiro dessa área se preocupa na implementação dos sistemas de trabalho em conjunto com as necessidades e habilidades das pessoas, visando a melhor qualidade e produtividade.

8. Engenharia da Sustentabilidade

A Engenharia de Sustentabilidade busca a utilização dos recursos naturais na empresa de forma consciente, além da destinação e tratamento corretos dos resíduos gerados, com responsabilidade social e gestão ambiental.

9. Educação em Engenharia de Produção

Finalmente, há a área de Educação em Engenharia de Produção (graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão) e suas áreas afins, abordando a formação de pessoas, organização didática e metodologias de ensino/aprendizagem.

Qual a diferença entre Engenharia de Produção e Administração?

A Engenharia de Produção se difere da Administração por ser um curso voltado para projetos, assim como as demais engenharias.

Contudo, ao invés de projetar carros, instalações elétricas ou construções, o foco do engenheiro de produção são os projetos de sistemas logísticos e produtivos.

Além disso, sendo um curso de engenharia, o uso da tecnologia de uma forma mais técnica é outro ponto a se destacar como diferença. O profissional de Engenharia de Produção utiliza seu conhecimento técnico para desenvolver sistemas que otimizem e integrem a produção.

Qual é o papel da Engenharia de Produção na sociedade?

O engenheiro de produção participa do planejamento de diferentes sistemas produtivos e de como serão utilizados os recursos naturais necessários no processo. Além disso, também é competência dele o descarte de materiais e tratamento de resíduos

Sendo assim, é essencial uma escolha consciente de materiais que serão utilizados nos processos e produtos, além do descarte adequado para que não haja danos ao meio ambiente. Para isso, o profissional precisa ter responsabilidade social e ambiental em seus projetos.

Além disso, a Engenharia de Produção está fortemente ligada ao aumento da eficiência da produção e redução de desperdícios, o que gera consequentemente uma diminuição de materiais descartados e no uso de recursos naturais.

Universidades referências em Engenharia de Produção

Bem, se você leu até aqui e se interessou pelo curso, é importante saber quais as melhores universidades do país oferecem a Engenharia de Produção! A instituição de ensino precisa ser certificada pelo Ministério da Educação (MEC) e pode ser avaliada de várias maneiras.

Qual é o salário de um engenheiro de produção?

Apesar de ser essencial saber mais sobre o curso de Engenharia de Produção e conhecer suas áreas de atuação, precisamos ter uma ideia do que vem após a formatura, né?

No Brasil, temos a Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966, que especifica o salário mínimo dos profissionais de Engenharia. Pela Lei mencionada, o valor pago é:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

Contudo, como são muitas engenharias, campos de trabalho e diversas empresas onde um engenheiro de produção pode atuar, os valores reais de salário podem destoar um pouco dos valores acima.

Sendo assim, o Glaasdoordisponibilizou os valores salariais divulgados por engenheiros, assim como as empresas de destaque.

Como média mensal, encontramos o valor de R$6.917,00 para o engenheiro de produção, e com a maior faixa salarial compreendida entre R$2.174,00 e R$12.883,00. Até o momento da publicação, 442 salários foram divulgados.

Essas são algumas das grandes empresas listadas e seus respectivos salários:

  • Petrobras Energía: R$ 16.599,00
  • Petrobras: R$ 13.832,00
  • Novonor : R$ 13.246,00
  • Braskem : R$ 11.513,00

Com a crise, a indústria, lojas de varejo, prestadoras de serviço e o setor da agroindústria passaram a se preocupar ainda mais com a otimização do processo, melhora da eficiência e, claro, redução de custos. É nesse cenário que entra o engenheiro de produção encontrando mais oportunidades no mercado de trabalho.

Entendeu tudo sobre a Engenharia de Produção?

A Engenharia de Produção está envolvida em processos que, na maioria das vezes, não temos acesso, mas que influencia diretamente na qualidade dos produtos que chegam em nossa casa. Sendo assim, é uma profissão de extrema importância para a sociedade como um todo.

Mas, para escolher esse entre tantos cursos, é preciso tirar todas as suas dúvidas sobre a graduação e a profissão de Engenharia de Produção! Então, não deixe de comentar se você sentiu falta de algum conteúdo e gostou do artigo!

Porém, se você ainda está na dúvida, acompanhe nossa série de qual Engenharia fazer para conhecer todos os cursoss e escolher o que se encaixa com o seu perfil!

Como se tornar um profissional de sucesso?

O Lean Seis Sigma é uma metodologia muito difundida entre os engenheiros de produção, pois auxilia em todas as esferas da rotina desses profissionais.

Por isso, se você quer entrar nessa área ou já é estudante de Engenharia de Produção, recomendamos que já garanta a sua certificação e se torne um White Belt em Lean Seis Sigma!

Com o nosso curso gratuito, você aprenderá sobre os fundamentos do Lean Seis Sigma, princípios da melhoria contínua, método DMAIC e muito mais!

Insira o cupom BLOG100 e inicie já a sua jornada gratuita de aprendizado!

Treinamento White Belt em Lean Seis Sigma

Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Desafios da carreira de um Engenheiro de Produção

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Vídeo] Desafios Da Carreira De Um Engenheiro De Produção

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.