A Engenharia Mecânica é a área da engenharia que pesquisa, projeta, constrói e testa aparelhos mecânicos como: máquinas, motores e diversas outras ferramentas. A principal tarefa de um Engenheiro Mecânico é analisar problemas e gerar soluções utilizando aparelhos mecânicos.
O Engenheiro Mecânico é hoje um dos profissionais mais procurados pelo mercado de trabalho, junto com os profissionais das áreas de Engenharia Civil, Elétrica e Produção.
Embora seja um curso bem conhecido, ainda existem dúvidas sobre como funciona essa formação, qual o tempo estimado de curso, quais matérias estão na grade, qual o salário e o mercado para um engenheiro mecânico.
Nesse artigo iremos explorar esses e outros temas sobre a área de Engenharia Mecânica para te ajudar a entender tudo sobre essa graduação. Nossos tópicos serão os seguintes:
Vamos começar?
A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia responsável pelo projeto, desenvolvimento e manutenção de sistemas mecânicos. Assim, o engenheiro mecânico projeta e supervisiona máquinas e equipamentos que serão destinados tanto à indústria quanto ao uso pessoal.
Desde o setor automobilístico ao siderúrgico, passando pelo setor de refrigeração, esse profissional possui uma gama de competências variadas, podendo trabalhar em diversas áreas de atuação.
Vale ressaltar que a Engenharia Mecânicaé uma das áreas de engenharia mais antigas da história, pois desde os primórdios da humanidade criamos ferramentas e instrumentos para aumentar a capacidade humana e tornar nossa vida mais simples.
Alguns exemplos de equipamentos mecânicos remontam ao Antigo Egito, como as bombas d'água shaduf, que permitiram cultivar as lavouras o ano todo, e não apenas no período de cheia do Rio Nilo.
Mas foi com a Revolução Industrial e o advento da máquina a vapor que essa área da engenharia foi oficializada, mais precisamente em 1847. Desde então, os avanços obtidos atingiram proporções espetaculares.
Se você olhar atentamente, é possível ver a presença da Engenharia Mecânica em todos os aspectos da vida moderna, como carros, aviões, tubulações, geladeiras, aparelhos de ar condicionado e usinas de geração de energia.
Separamos um vídeo sobre “Transformação Digital e a nova geração da Engenharia Mecânica” para você entender mais sobre esse assunto:
A graduação em engenharia mecânica é um bacharelado e tem duração de cinco anos (dez semestres) aproximadamente.
Nos primeiros dois anos de curso são cursadas matérias do ciclo básico, comum para todas as engenharias, e nos três anos restantes temos as matérias específicas do curso.
Após a graduação, o engenheiro mecânico é capaz de desenvolver desde máquinas, equipamentos a veículos e ferramentas específicas para a indústria mecânica.
Como já foi dito, o engenheiro mecânico é capaz de trabalhar em diversos setores diferentes, mas podemos destacar 4 principais áreas de atuação:
A área térmica é uma das mais vastas da Engenharia Mecânica, possuindo várias aplicações diferentes. Nessa área, estão incluídas a Termodinâmica e Transferência de Calor. É aqui que entra a construção de motores, turbinas, sistemas de refrigeração, bombas de calor, entre outros.
A busca por eficiência é constante e o engenheiro está sempre preocupado com a questão da emissão de poluentes.
A área de Fluidos tem como base a Mecânica dos Fluidos, trabalhando com aplicação de máquinas hidráulicas e pneumáticas, tão importantes no nosso dia a dia, como por exemplo as bombas d’água, a direção hidráulica, o elevador hidráulico e outros equipamentos cujo funcionamento se baseia em fluidos, sejam eles líquidos ou gasosos.
Essa área foca nos processos de fabricação de máquinas e peças para essas máquinas. O conhecimento dos variados processos de fabricação é fundamental para qualquer engenheiro mecânico, independentemente de trabalhar ou não na área.
Processos como usinagem, soldagem, prensagem, laminação, trefilação, extrusão, entre tantos outros são como o arroz e feijão desse profissional. Portanto, esse conhecimento deve estar bem sedimentado na mente do engenheiro mecânico.
É uma das áreas mais desafiadoras e, ao mesmo tempo, gratificante. O setor de projetos é responsável por projetar (obviamente) novos equipamentos e peças para o maquinário, sempre antenado com as novas tecnologias que surgem de forma cada vez mais dinâmica.
Vale lembrar que em grande parte das vezes o engenheiro mecânico trabalha em conjunto com o engenheiro químico, na de geração de energia, atuará em conjunto com o engenheiro eletricista, e por aí vai.
Se você está interessado, então deve estar querendo mais informações sobre o curso de Engenharia Mecânica, como onde cursar, quais são alguns dos softwares mais usados e algumas das disciplinas a serem destacadas, certo?
Pensando nisso, separei para você algumas informações que considero indispensáveis para todos que desejam seguir essa área. Confira!
O primeiro passo é ingressar em uma universidade certificada pelo Ministério da Educação (MEC). Preparei uma lista com as 10 melhores universidades com o curso de Engenharia Mecânica de acordo com a nota do ENADE de 2013, 2014 e 2015.
Essa lista de faculdades de engenharia mecânica, como falei, foi feita de acordo com a nota do ENADE. Uma classificação mais completa, seguindo vários indicadores diferentes, como a avaliação do MEC e o número de professores com Doutorado e Mestrado, está disponível no site do MEC.
A grade curricular de um curso de Engenharia Mecânica pode variar de acordo com a universidade em questão. Em alguns casos, pode haver também uma variação no nome das disciplinas.
Resolvi destacar para você algumas das principais disciplinas do curso, já desconsiderando o ciclo básico comum a quase todas as engenharias, que são as disciplinas de Cálculo, Física, Equações Diferenciais, entre outras.
Segue a lista com algumas matérias mais específicas:
Existem variações dessas disciplinas que, conforme já falei, são definidas pela universidade, desde que atendam aos requisitos mínimos estipulados pelo MEC. Em relação ao tempo, o curso tem uma duração média de 5 anos.
Vale ressaltar que o curso de Engenharia Mecânica pede estágio supervisionado como requisito obrigatório para graduação. Afinal de contas, o estágio é uma grande oportunidade para o estudante se familiarizar com o ambiente de trabalho, além de poder estabelecer um networking, o que é muito importante no mundo profissional.
Alguns softwares fazem parte da vida do engenheiro mecânico e alguns outros ele acabará entrando em contato em algum momento da graduação ou da carreira. Separei alguns deles com uma breve explicação abaixo:
Existem vários outros softwares que o engenheiro mecânico pode utilizar para auxiliar em tarefas rotineiras em sua carreira, como o AutoCAD e o EES.
Você provavelmente sabe que nos dias de hoje uma das habilidades mais pedidas são as do Excel, certo? Sabemos que aprender sobre todas as suas funções requer um certo tempo e disposição.
Mas para te ajudar e te guiar nesse começo de aprendizado, criamos um e-book do Guia do Excel para iniciantes, comece agora mesmo a se desenvolver de forma gratuita!
Assim, fica mais fácil para você se preparar e também para entrar com tudo no curso de engenharia que escolher!
Esta é a pergunta que não quer calar: quanto o engenheiro mecânico ganha? Afinal de contas, saber quais são as médias salariais ao adentrar no mercado de trabalho é necessário para motivar os estudantes e também para não criar falsas expectativas.
A primeira coisa que você precisa saber é que a Engenharia Mecânica é uma profissão regulamentada, de acordo com a Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966. Ou seja, isso significa que ela possui um salário mínimo profissional de acordo com o salário mínimo vigente e a jornada diária.
De acordo com essa lei, o salário mínimo de um engenheiro mecânico é:
Mas você pode estar pensando: “isso não diz muita coisa, preciso de dados reais”. No próximo tópico trouxe para você informações de salários reais postados pelo site Glassdoor.
De acordo com o Glassdoor, a média foi de um engenheiro mecânico é de R$7.730/mês, algumas empresas ou instituições a se destacar são:
E aí, o que achou? Como você pode ver, mesmo em meio ao momento não tão favorável do país e com a inevitável diminuição das ofertas de vagas, o engenheiro mecânico ainda continua tendo um salário acima da média do país.
Um profissional com a certificação de White Belt em Lean Seis Sigma possui conhecimento dos princípios mais básicos sobre melhoria de processos.
Ele também é capaz de:
Ficou interessado em receber essa certificação? Nós te ajudamos com isso! A Voitto possui a certificação de White Belt em Lean Seis Sigma 100% gratuita para te ajudar a dar o primeiro passo no seu conhecimento em Lean Seis Sigma.
É só clicar no banner abaixo e utilizar o cupom BLOG100.
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!