O que mudou com a ascensão do marketing digital?
O que é marketing digital?
6 principais estratégias de marketing digital.

Você sabe o que é o Marketing Digital? Conheça 6 estratégias poderosas!

Confira como o marketing digital pode revolucionar o seu negócio e veja as estratégias para garantir melhores resultados.

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Por: Parceiro
Você sabe o que é o Marketing Digital? Conheça 6 estratégias poderosas!

“A propaganda é a alma do negócio!”, você já deve ter ouvido essa frase clássica. Durante muito tempo o marketing foi confundido com propaganda, mas cada vez mais essa associação vem se enfraquecendo, justamente pela ascensão do marketing digital.

A transformação digital fez com que os consumidores mudassem a forma de comprar, logo, mudou a forma como as empresas passaram a vender.

Essa mudança de comportamento fez com que o marketing digital se tornasse muito mais do que o marketing tradicional aplicado nos canais digitais.

Quer saber mais sobre o marketing digital? Não deixe de acompanhar os próximos tópicos, pois te contaremos tudo sobre:

  • O que mudou com a ascensão do marketing digital? 
  • O que é marketing digital? 
  • 6 principais estratégias de marketing digital.

Vamos lá!

O que mudou com a ascensão do marketing digital? 

Quando falamos da mudança que o marketing digital proporcionou, não estamos falando apenas de um conjunto de ações físicas que mudaram de canal, mas de uma nova forma de compreender a maneira como nos comunicamos com nossos clientes e potenciais compradores.

A primeira mudança está no fato de que no marketing digital o cliente, tal que recebe a mensagem, também tem voz. Já os canais, como as redes sociais, permitem que o cliente responda à mensagem da empresa e produza seu próprio conteúdo sobre ela.

E isso mudou tudo!

Segundo o relatório The State of Customer Service de 2020, 93% das equipes de atendimento concordam com a afirmação de que, atualmente, os clientes têm maiores expectativas em relação à experiência que terão com a marca.

Outro estudo, o da NZN Intelligence, indica que 88% dos consumidores buscam informações dos produtos online antes de decidir a compra.

Isso sem contar que, segundo a Exame, 83% dos brasileiros compram de marcas alinhadas com seus valores pessoais.

Esses e muitos outros dados, que você pode encontrar com uma rápida pesquisa no Google, ajudam na compreensão de que o marketing digital não é apenas um novo canal para ações de marketing “tradicionais”. Ele é muito mais do que isso.

Mas, afinal, o que é o marketing digital? Confira no próximo tópico!

O que é marketing digital?

Marketing Digital é o nome dado a um conjunto de estratégias que têm como objetivo apresentar uma marca a um público. Dessa forma o objetivo é se relacionar, educar, ensinar, contribuir para a tomada de decisão do cliente e melhorar os resultados de vendas de uma empresa.

Tudo isso, por meio de canais digitais como redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, links patrocinados, blogs, sites e mais.

Ou seja, por meio do marketing digital, as empresas podem alcançar seus potenciais clientes e criar um relacionamento ,tal que, irá contribuir para resultados de vendas e fidelização desses consumidores.

Entretanto, com tamanha concorrência e com um público cada vez mais exigente, conquistar alcance e gerar o relacionamento exige uma poderosa artilharia de estratégias bem organizadas e pensadas.

Por isso, separamos pra você as 6 estratégias mais eficientes para colocar o marketing digital em prática, continue a leitura para descobrir mais sobre isso.

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Marketing e vendas

6 principais estratégias de marketing digital. 

Entre as principais estratégias de marketing digital estão: Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO, Redes sociais, Anúncios digitais e E-mail marketing.

Antes de começarmos a falar sobre essas estratégias de marketing digital para empresas, é fundamental que você tenha em mente o conceito de persona.

Você já ouviu falar em público alvo? Pois, a persona é um tipo de público alvo, mas muito mais detalhado e mais descritivo sobre o tipo de cliente que a sua empresa deseja atingir.

Com a definição da persona de consumidor da sua empresa, será mais fácil segmentar suas ações e assim alcançar resultados mais eficientes, rápidos e com menor investimento.

Agora sim, podemos seguir para as principais estratégias de marketing digital do mercado.

1.Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um tipo de estratégia de marketing digitalque inclui outras táticas, como o SEO, redes sociais e e-mail marketing (sobre os quais falaremos a seguir).

De fato, estamos nos referindo auma forma de pensar o marketing, que tem como objetivo fazer a empresa participar da jornada de compra do cliente e não interrompê-la.

Tal, considera todas as etapas do funil de vendas e pensa como a empresa pode ser relevante para o consumidor em cada fase. Para isso é preciso considerar as etapas de atração, conversão, venda e fidelização.

2. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos protagonistas do marketing digital como um todo. Ele está nos anúncios, e-mails, redes sociais e na estratégia de conversão de leads.

Isso porque, aprodução de conteúdo relevante para a persona da empresa, nas diferentes etapas da jornada de compra, é indispensável para atrair usuários e para se relacionar com eles.

Por isso, garanta que a empresa tenha uma produção consistente e que considere os temas procurados por seus consumidores.

3. SEO

O SEO, ou Search Engine Optimization, ou ainda otimização do motor de pesquisa, é uma estratégia que tem como objetivo colocar as páginas de uma empresa, seja do site ou blog, nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa como o Google.

Tudo isso de maneira orgânica, ou seja, sem que a sua empresa tenha que pagar para aparecer entre os primeiros resultados.

A base de uma estratégia de SEO é a produção de conteúdo a partir do uso de palavras-chaves que são comumente pesquisadas por usuários que fazem parte da persona do negócio.

O Google Keyword Planner, por exemplo,  é uma ferramenta gratuita que te ajuda a encontrar essas palavras e pode guiar sua equipe nos primeiros passos rumo a bons resultados de SEO.

4. Redes sociais

As redes sociais são a porta de entrada para muitos empreendedores que estão iniciando um trabalho de marketing digital.

Sem dúvida, elas são importantes ferramentas para se relacionar e atrair potenciais clientes, entretanto, é importante saber como usá-las.

Assim, as mídias sociais não devem ser apenas um canal de distribuição de promoções e ofertas, mas sim um espaço para a criação de relacionamento realmente interessante para os seus clientes.

5. Anúncios digitais

Você já deve ter se deparado com centenas de anúncios enquanto usa o Google, suas redes sociais preferidas, blogs, sites e em outras plataformas.

Esses anúncios podem ser criados por qualquer empresa e tem como objetivo atrair usuários para as páginas do site, e-commerce ou outro canal da empresa.

Também é possível realizar anúncios de remarketing para trazer de volta usuários que acessaram suas páginas, mas saíram sem fazer uma compra. Essa é uma estratégia especialmente relevante para e-commerces.

6. E-mail marketing

A última, mas não menos importante, estratégia de marketing digital deste artigo, tem um dos maiores retornos sobre investimento do mercado: para cada $1 investido, ela traz $38 de ROI.

É claro que para isso é preciso saber como organizar uma estratégia de e-mail marketing eficiente que inclua:

● segmentação de contatos,

● fluxo de nutrição,

● conteúdo relevante e personalizado,

automação de marketing,

● acompanhamento de métricas e indicadores de marketing, e mais.


E aí? Se sente mais preparado para montar seu planejamento de marketing digital? Esperamos ter te ajudado nessa missão. Lembre-se de continuar buscando por conteúdo e informações sobre estratégias da área, afinal, elas estão em constante avanço.

Este artigo foi escrito pela equipe da Lahar, um software de automação de marketing, que oferece funcionalidades como painel de palavras-chave, gestão de redes sociais, fluxo de automação de e-mail marketing e mais.


O objetivo principal de todos os negócios é aumentar suas receitas. Contudo, alcançar essa meta significa aplicar estratégias muito mais complexas do que aumentar os preços ou escalar a produção. E, para alcançar esse objetivo, é preciso entender sobre marketing, estratégias de vendas, como liderar um time, enfim, é um estudo multidisciplinar!

Para que a palavra de ordem seja AUMENTAR, é fundamental entender e melhorar todo o processo que gerará esse resultado. Afinal, como diz George Samuel Glasom, autor de O Homem Mais Rico da Babilônia “O dinheiro é abundante para aqueles que entendem as simples leis que governam sua aquisição”.

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