O momento em que os colaboradores recebem feedbacks deve ser conduzido com muita cautela, para que não haja desconforto para nenhuma das partes envolvidas e a mensagem seja transmitida de forma clara.
Por isso, existem diversas técnicas que o profissional de RH pode usar para fazer com que esse momento seja ainda melhor e eficaz, ajudando no aprendizado e crescimento.
Hoje, vamos destacar uma forma de passar essa mensagem: o Feedback Sanduíche.
Você sabe o que é e como funciona essa técnica? Se sua resposta for não, não precisa se preocupar, pois te contaremos mais detalhes nos seguintes tópicos ao longo deste artigo:
Vamos à leitura?
Antes de entender como funciona o Feedback Sanduíche, é importante assimilar seu conceito inicial: o famoso feedback.
Dessa forma, o feedback é um momento em que são repassados os principais pontos do relatório de desempenho dos colaboradores.
Para ilustrar, pode-se dizer que essemomento acontece entre o colaborador e um gestor do RH, em um local reservado, tal que os pontos positivos e passíveis de melhoria do desempenho em determinado período são colocados em pauta.
Esse momento é muito importante, tanto para o crescimento e amadurecimento pessoal e profissional do colaborador, quanto para o desenvolvimento da empresa, que se beneficia diretamente das tarefas realizadas pelos seus funcionários.
Vale ressaltar ainda que, esse mecanismo pode acontecer de diversas formas, como: através da técnica de feedback one to one, feedback 360, entre outros.
Logo, conheça com mais detalhes como funciona o Feedback Sanduíche paraampliar seus conhecimentos sobre essa técnica no tópico a seguir!
O Feedback Sanduíche trata-se de uma técnica de repasse de desempenho de forma intercalada, tal que é dividido em 3 partes para facilitar a transmissão da mensagem pelo RH.
Dessa forma, existe uma receita para que os feedbacks sejam repassadosao colaborador, visando criar uma linha de raciocínio específica e manter o conforto de ambos os envolvidos nesse momento.
Vale ressaltar ainda que, esse conceito foi introduzido no mundo dos negócios a partir do livro de autoajuda "Gerente-minuto", o que possibilitou que suas ideias fossem amplamente disseminadas na década de 90.
Além disso, até hoje essa técnica é utilizada por muitas empresas, e apresenta pontos positivos e negativos em relação ao seu grau de eficiência e resultados apresentados com sua aplicação.
Quer saber o que acontece em cada etapa dessa técnica? No tópico a seguir, entenda como a implementação da técnica de Feedback Sanduíche é feita na prática!
Agora que você já tem uma base conceitual de o que é o Feedback Sanduíche, chegou o momento de entender como ele funciona. Diante disso, conheça quais são o passo a passo de implementação das etapas que compõem essa metodologia:
A primeira etapa do Feedback Sanduíche visa reforçar a “base do pão” que faz analogia ao momento base da conversa, o que envolve um reforço das principais contribuições positivas e marcantes sobre as atividades que o colaborador desenvolve na empresa.
Nesse primeiro momento, é sempre interessante ressaltar acontecimentos desde a entrada desse funcionário até o momento atual, relembrando sua contratação e alinhando valores da empresa com os demonstrados por ele nessa trajetória.
Dessa forma, qualquer sentimento negativo como nervosismo, tensão ou desconfiança poderão ser desfeitos nessa etapa, gerando um clima mais confortável para que os pontos de melhoria possam ser introduzidos na conversa.
Essa é a parte mais importante, conhecida como “Recheio”, sendo o momento de evidenciar quais são os fatores que podem ser melhorados dentro do trabalho do seu colaborador, de acordo com o que foi observado em sua conduta.
Vale ressaltar que esse levantamento de erro e a crítica é um momento delicado, tal que não pode ser repassado de forma grosseira ou hostil e ainda, não deve ser encarado como algo desmotivante pelo colaborador.
Pelo contrário, esse é o ponto de virada de chave para o desempenho de um funcionário que quer se destacar, afinal, com o reconhecimento dos erros, as chances de crescimento e destaque são amplificadas. E a melhor forma de estabelecer isso é deixando claro nesse momento esse propósito.
Para finalizar, a terceira etapa do sanduíche é o estímulo final. Diante disso, os pontos positivos devem ser reforçados, adicionando alguma conduta impressionante ou relembrando os bons resultados já citados.
Dessa forma, o gestor poderá utilizar esse momento para estabelecer confiança, o que é bom para que o ambiente de trabalho seja produtivo e harmônico, influenciando nos melhores resultados.
Apesar de ser uma técnica muito interessante na teoria, na prática existem algumas inadequações que podem não ser válidas para o seu negócio. Por isso, não deixe de entender mais sobre isso no tópico a seguir!
Como todo conceito, existem falhas na aplicação que podem fazer com que seus resultados fujam do esperado. Por isso, destacamos os 3 principais empecilhos que essa técnica pode apresentar, veja:
Segundo estudos comprovados, a última informação recebida por um ouvinte é a que tem a assimilação mais assertiva, ou seja, nosso cérebro tem um foco maior no que ouve por último.
Dessa forma, o feedback de melhoria dentro do Feedback Sanduíche pode ser negligenciado, visto que não são a informação que vai ter mais evidência para o colaborador.
Como toda técnica, o Feedback Sanduíche é estabelecido a partir de padrões que são produzidos periodicamente. Isso, por sua vez, pode ser facilmente reconhecido pelo colaborador, gerando comportamentos como ficar na defensiva.
Diante dos pontos relatados anteriormente, é possível concluir que a efetividade do uso do Feedback Sanduíche não é alta, visto que, pode gerar transtornos e desvios de comunicação.
Uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho é a comunicação, principalmente aquela voltada para feedbacks e isso não é segredo para ninguém! Ela é essencial para auxiliar não só no nosso, bem como no desenvolvimento do outro.
Pensando nisso, você se considera um ótimo comunicador? Não? Então saiba: a concorrência já é.
Comece a trabalhar sua comunicação para ser mais assertivo na transmissão de ideias e propiciar um ambiente construtivo e colaborativo de desenvolvimento contínuo na sua empresa agora!
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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