CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

Conheça as 10 principais Características de um Bom Profissional
Super Dica!

Como ser um Bom Profissional? Descubra as 10 Principais Características Necessárias!

Entenda quais são as característias de um bom profissional mais valorizadas no mercado de trabalho. Afinal, elas podem ser desenvolvidas para o seu destaque!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como ser um Bom Profissional? Descubra as 10 Principais Características Necessárias!

Um bom profissional é descrito normalmente como aquele que se destaca nos resultados, possui bons relacionamentos e instiga todos os stakeholders e colegas de trabalho a evoluírem em conjunto.

No entanto, essas definições podem ser um pouco vagas e muitas pessoas passam a acreditar que não podem se desenvolver até ter habilidades que as façam chegar nesses patamares.

Pensando nisso, criamos uma lista com as 10 principais características de um bom profissional. Mas além disso, também separamos dicas para que você consiga desenvolvê-las para aproveitar as melhores oportunidades do mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre como se destacar através do desenvolvimento de habilidades fundamentais? Confira dicas sobre as 10 principais características de um bom profissional.


Já pensou em como seria mais fácil conseguir analisar os dados dos colaboradores da sua empresa? Ou até mesmo do seu ambiente de trabalho? Por isso, preparamos essa planilha exclusiva para te ajudar na hora de elaborar equipes e também conhecer as competências do seu time! Acesse agora mesmo e aproveite!

Clique aqui e faça o download!

Conheça as 10 principais Características de um Bom Profissional 

Ser um bom profissional, hoje em dia, não significa apenas ter conhecimento técnico profundo sobre a sua área de atuação. Apesar das competências técnicas serem fundamentais, é possível notar que as soft skills têm sido decisivas em momentos de contratação e também de promoções.

Por isso, conheça agora quais são as 10 principais características de um bom profissional!

Responsabilidade 

Apesar de ser uma competência um pouco óbvia, a responsabilidade é muito valorizada no mercado de trabalho. No entanto, é menos comum do que se possa imaginar.

Atualmente, muitas pessoas perdem prazos, chegam atrasados ou até mesmo não tomam os riscos das suas atitudes. Pensando nisso, para se tornar mais responsável é sempre necessário fazer o que fala e falar o que faz.

Proatividade

Outra habilidade que está entre as 10 principais características de um bom profissional, é a proatividade. Afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais interessado em pessoas que protagonizam as suas carreiras.

Sendo assim, antes de chegar com problemas para líderes e equipes, é fundamental também entender quais são os planos de ação que podem ser tomados para resolvê-los. Esse é um bom exemplo de atitudes proativas.

Inteligência Emocional 

Hoje muito se fala em inteligência emocional e por isso essa competência não poderia estar de fora das 10 principais características de um bom profissional.

A inteligência emocional está diretamente relacionada com a adaptabilidade de uma pessoa ao meio em que ela está inserida. Com isso, a mesma saberá conduzir situações de pressão, valorizar críticas construtivas e também entender a necessidade de feedbacks para a sua melhoria.

Praticar a inteligência emocional pode não ser uma tarefa fácil. Mas, para começar a se desenvolver uma boa prática é pedir para participar de projetos com pessoas diferentes de você. Com isso, você aprenderá a lidar com elas e as situações que forem geradas na relação entre vocês.

Trabalhar em Equipe

Nunca foi tão evidente que trabalhar em equipeé um dos grandes desafios do ambiente de trabalho. E justamente nesse contexto, que quem possui essa soft skill consegue se destacar.

Para isso, o profissional precisa entender que uma pessoa só cresce quando colabora com os colegas e que os mesmos também são essenciais para o seu desenvolvimento. Esse fato está relacionado ao networking que é essencial para carreira  no mercado de trabalho.

Sendo assim, é fundamental sempre estar disposto a pedir ajuda e também oferecer suas contribuições. Pensando nisso, boas práticas para essa competência estão ligadas nas interfaces de áreas de atuação, através do trabalho cooperativo.

Boa Comunicação

A boa comunicação também é extremamente necessária. E diferente do que muitos pensam, ela não se manifesta apenas nas conversas e reuniões.

Uma comunicação assertiva está também nos emails, nas mensagens trocadas e até na maleabilidade de saber se expressar para diferentes públicos. O profissional deve estar aberto para aprender  a receber e fornecer feedback de forma clara e assertiva.

Algo muito interessante para melhorar a comunicação é se apresentar em frente ao espelho explicando algum projeto ou ensinar crianças algo que eventualmente seus clientes terão dúvidas, por exemplo.

Humildade

Ser humilde é uma característica muito valorizada para se destacar no mercado. Pensando nisso, a humildade pode se manifestar em diversos contextos, como:

  • Saber quando pedir ajuda por ter dúvidas ou dificuldades;
  • Enaltecer pessoas que contribuíram para o resultado e não restringir o reconhecimento só a si mesmo; 
  • Tratar todas as pessoas com quem você trabalha de igual para igual, com respeito;
  • Ter paciência para ajudar novos colegas ou pessoas que estão passando por desafios pelos quais você já passou. 

Empatia

Muito ligada à humildade, está outra das características de um bom profissional: a empatia. Ela nada mais é do que saber se colocar no lugar do outro e tratá-lo como você gostaria de ser tratado se a situação fosse inversa.

Praticar a empatia gera mais conexões no ambiente de trabalho, fazendo com que seja mais fácil ter uma equipe unida. Por isso, uma boa prática é conversar com os colegas sobre como está sendo a rotina, o que eles acreditam que pode melhorar o seu desempenho, além de compartilhar boas práticas no dia a dia.

Organização

Ser organizado traz inúmeros benefícios para o trabalho de um bom profissional. Afinal, isso ajudará no cumprimento de prazos, entregas de todas as atividades sem esquecimento e também na produtividade.

Para exercer a organização boas técnicas estão ligadas às listas com as tarefas a serem desenvolvidas e também a priorização das mesmas. Alinhando as duas ferramentas, os resultados e melhorias no trabalho serão exponenciais.

Ambição 

Ambição é o tipo de caraterística mais comum entre os bons profissionais. Ela não significa que eles passam por cima dos outros e que os seus interesses estão acima de qualquer coisa.

Muito pelo contrário. A ambição está diretamente relacionada ao fato de querer sempre melhorar e vencer desafios.

Por isso, para desenvolver a ambição é necessário sempre que possível aumentar a qualidade do que você entrega e buscar melhores resultados para o grupo.

Resiliência 

Por fim, a última competência das características de um bom profissional é a resiliência. As novas gerações tendem a querer tudo de imediato e quando isso não acontece, a frustração pode fazer com que elas percam belos resultados de longo prazo. Entender que para crescer dentro de uma organização é necessário adaptar a cultura organizacional.

Sendo assim, a resiliência significa não desistir. Os obstáculos profissionais são inúmeros e acontecerão para todos. Por isso, é essencial que você não desista e tente passar por eles levando todos os aprendizados.

Super Dica!

Quer ser capaz de se comunicar de maneira assertiva e aumentar suas chances de se destacar? Então temos a solução!

Nós da Voitto preparamos um curso especial para você. No nosso curso de Oratória e Técnicas de Apresentação você aprenderá a se comunicar de forma clara, convencer outros a comprarem suas ideias, contar histórias envolventes através do Storytelling, se apresentar para grandes públicos com tranquilidade e assertividade, entonar os gestos de forma adequada, e muito mais, para que você consiga obter excelentes performances em apresentações!

É disso que você precisa? Então se reinvente agora mesmo e clique logo abaixo para se capacitar!

curso oratória e técnicas de apresentação

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Programa de Aceleração de Carreiras- Voitto Pro

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras Voitto Pro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.