O que é o capital intelectual?
Por que o capital intelectual é importante dentro de uma empresa?
Como impulsionar o seu capital intelectual?
Dica de Ouro!

Capital intelectual: entenda a sua importância e como impulsioná-lo

Descubra os tipos de capital intelectual que existem, e o motivo da sua extrema importância, além de aprender as melhores dicas para impulsionar o seu!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Capital intelectual: entenda a sua importância e como impulsioná-lo

Especialmente na atual era da informação,será que todo o valor de mercado de uma empresa pode ser resumido aos seus bens materiais? Com indústrias cada vez mais especializadas, fica claro que não. Devemos considerar também o capital intelectual.

Não é nenhuma surpresa que pessoas mais capacitadas, no geral, formem empresas mais valiosas. Afinal, um empreendimento é um reflexo direto das equipes que fazem parte dele.

O conhecimento adquirido pela experiência e repassado internamente, pode até não ser tangível, mas é valioso. Esses aprendizados e experiências que variam desde uma boa imagem, até uma equipe qualificada, é o que torna cada serviço singular.

Imagine como são os mindsets, as interações entre os funcionários, a frequência das atividades diárias e a imagem passada por uma startupdisruptiva.

Agora, imagine o mesmo de uma empresa estagnada há anos. Percebeu a diferença do capital intelectual?

Então, quer entender melhor esse conceito, e ainda como impulsioná-lo na sua empresa? Não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:


●     O que é o capital intelectual?

●     Por que o capital intelectual é importante dentro de uma empresa?

●     Como impulsionar o seu capital intelectual?

O que é o capital intelectual?

Capital intelectual é o valor resultante de alguns aspectos intangíveis de uma empresa, como o conhecimento e as habilidades dos funcionários, que pode ser utilizado para gerar mais lucro para a empresa que o detém.

Sendo assim, o capital intelectual da empresa é um ativo que a empresa detém, podendo ser entendido como tudo aquilo que traz vantagem competitiva para a empresa, mas não está diretamente listada no balanço contábil.

Apesar de ser um conceito subjetivo, é fruto de um esforço objetivo de um empreendimento, que investe tempo e dinheiro para treinar suas equipes ou garantir a posse de propriedades intelectuais, por exemplo.

Dito isso, o capital intelectual é normalmente dividido em 3 tipos. Confira abaixo:

Capital humano

Engloba o valor agregado pelos funcionários, por meio de conhecimentos, expertises e habilidades. Esse capital está diretamente ligado à eficiência e aos níveis de inovação de uma  empresa.

O know-how é um exemplo claro de recurso humano que traz muito valor para a empresa. Ele representa o conhecimento tácito, adquirido pela experiência prática relacionada à atividade que a empresa exerce.

Capital estrutural

O capital estrutural inclui as bases de dados, patentes, propriedade intelectual e softwares proprietários.

Também chamado de capital interno, refere-se à parte mais objetiva do capital intelectual, sendo a parte não física que permite a organização dos processos de uma empresa.

Além disso, inclui também os aspectos sociais como a filosofia e cultura da companhia, hierarquia, valores, a imagem da organização e todos outros aspectos estruturais intangíveis da empresa.


Toda empresa necessita gerenciar bem os seus processos de produção e recursos com um planejamento que gere redução dos custos da organização, melhoria na qualidade dos produtos, velocidade e confiabilidade das entregas, bem como a flexibilidade do processo produtivo.

Portanto, o domínio das práticas de PCP é essencial a qualquer profissional, independente do negócio ou produto que esteja realizando. Pensando nisso, desenvolvemos o curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção que te capacitará a:

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Capital relacional

Também chamado de capital externo, diz respeito às relações existentes entre as empresas e alguma outra parte (e até mesmo as relações internas), que agregam valor expresso na forma de fidelidade e credibilidade.

Nesse sentido, o capital relacional consiste das relações com os clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros, além de fatores que são fundamentados na credibilidade da clientela, como marcas e nomes comerciais.

Por que o capital intelectual é importante dentro de uma empresa?

Por que tantas pessoas preferem abrir uma franquia ao invés de começar um negócio do zero? E ao começar um negócio do zero, quais fatores diferenciam empresas experientes das iniciantes? Continue lendo para entender melhor essas questões!

Ao começar uma franquia, o franqueado investe no capital intelectual de uma empresa que já possui know-how (capital humano), uma imagem e marca registrada (capital estrutural) e uma boa relação com os clientes e fornecedores (capital relacional).

Fica claro então que o capital intelectual é de extrema importância dentro de uma empresa, pois ele garante um diferencial competitivo único, o qual, no geral, outras empresas não conseguem simplesmente “copiar”.

Uma empresa que se mantém (e continuamente melhora) no tempo é capaz de se estruturar com equipes e aumentar a eficiência, funcionando como uma rede, em que cada conexão formada garantem um sistema muito melhor.

Assim, garantir uma gestão do conhecimento eficiente, incentiva o intraempreendedorismo e contribui, por isso, para que a sua empresa se mantenha inovadora.

Como impulsionar o seu capital intelectual?

Mesmo empresas experientes acabam muitas vezes sendo prejudicadas pela falta de capital intelectual. Isso significa que apenas o tempo não é garantia de para uma boa gestão. Então, como impulsionar o seu capital intelectual?

É possível que empresas iniciantes, como startups disruptivas, apresentem mais capital intelectual do que grandes companhias. Assim, fica claro que é necessário realizar um direcionamento ativo e eficiente para a gestão do capital intelectual.

Para entender como estabelecer um direcionamento efetivo, confira abaixo as principais formas de impulsionar o seu capital intelectual:

1. Capacite as equipes

Sendo um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer empresa, um empreendimento é tão bom quanto as pessoas que dele fazem parte.

Uma meta é tornar os membros da empresa auto suficientes ao ponto de que a companhia toda aja como um organismo vivo, cada parte conseguindo se desenvolver naturalmente, ao promover uma formação continuada por meio de treinamentos.

2. Institua uma universidade corporativa

Promova uma gestão do conhecimento ativa e eficiente criando um centro de conhecimento, o qual os profissionais podem recorrer para se qualificar ou tirar dúvidas sobre assuntos relacionados às atividades empresariais.

O ideal é que, como um centro de conhecimento, a universidade corporativa exista de forma bem estruturada, em um ambiente físico ou digital, e que todos da empresa tenham acesso a ela.

3. Incentive boas relações entre as equipes

Voltando para a analogia do organismo vivo, para que uma empresa consiga se desenvolver é preciso que as diferentes partes dela estejam em sintonia, ou seja, as equipes precisam possuir boas relações entre si.

Para isso, é possível promover eventos para networking dentro da própria companhia, pois são experiências que podem passar novos conhecimentos de forma descontraída, criando alto valor competitivo para a empresa.

Outra maneira interessante é promover o aprimoramento do relacionamento interpessoal dos funcionários, com cursos e capacitações sobre comunicação verbal e outras soft skills.

Dica de Ouro!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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