O que é o capital intelectual?
Por que o capital intelectual é importante dentro de uma empresa?
Como impulsionar o seu capital intelectual?
Dica de Ouro!

Capital intelectual: entenda a sua importância e como impulsioná-lo

Descubra os tipos de capital intelectual que existem, e o motivo da sua extrema importância, além de aprender as melhores dicas para impulsionar o seu!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Capital intelectual: entenda a sua importância e como impulsioná-lo

Especialmente na atual era da informação,será que todo o valor de mercado de uma empresa pode ser resumido aos seus bens materiais? Com indústrias cada vez mais especializadas, fica claro que não. Devemos considerar também o capital intelectual.

Não é nenhuma surpresa que pessoas mais capacitadas, no geral, formem empresas mais valiosas. Afinal, um empreendimento é um reflexo direto das equipes que fazem parte dele.

O conhecimento adquirido pela experiência e repassado internamente, pode até não ser tangível, mas é valioso. Esses aprendizados e experiências que variam desde uma boa imagem, até uma equipe qualificada, é o que torna cada serviço singular.

Imagine como são os mindsets, as interações entre os funcionários, a frequência das atividades diárias e a imagem passada por uma startupdisruptiva.

Agora, imagine o mesmo de uma empresa estagnada há anos. Percebeu a diferença do capital intelectual?

Então, quer entender melhor esse conceito, e ainda como impulsioná-lo na sua empresa? Não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:


●     O que é o capital intelectual?

●     Por que o capital intelectual é importante dentro de uma empresa?

●     Como impulsionar o seu capital intelectual?

O que é o capital intelectual?

Capital intelectual é o valor resultante de alguns aspectos intangíveis de uma empresa, como o conhecimento e as habilidades dos funcionários, que pode ser utilizado para gerar mais lucro para a empresa que o detém.

Sendo assim, o capital intelectual da empresa é um ativo que a empresa detém, podendo ser entendido como tudo aquilo que traz vantagem competitiva para a empresa, mas não está diretamente listada no balanço contábil.

Apesar de ser um conceito subjetivo, é fruto de um esforço objetivo de um empreendimento, que investe tempo e dinheiro para treinar suas equipes ou garantir a posse de propriedades intelectuais, por exemplo.

Dito isso, o capital intelectual é normalmente dividido em 3 tipos. Confira abaixo:

Capital humano

Engloba o valor agregado pelos funcionários, por meio de conhecimentos, expertises e habilidades. Esse capital está diretamente ligado à eficiência e aos níveis de inovação de uma  empresa.

O know-how é um exemplo claro de recurso humano que traz muito valor para a empresa. Ele representa o conhecimento tácito, adquirido pela experiência prática relacionada à atividade que a empresa exerce.

Capital estrutural

O capital estrutural inclui as bases de dados, patentes, propriedade intelectual e softwares proprietários.

Também chamado de capital interno, refere-se à parte mais objetiva do capital intelectual, sendo a parte não física que permite a organização dos processos de uma empresa.

Além disso, inclui também os aspectos sociais como a filosofia e cultura da companhia, hierarquia, valores, a imagem da organização e todos outros aspectos estruturais intangíveis da empresa.


Toda empresa necessita gerenciar bem os seus processos de produção e recursos com um planejamento que gere redução dos custos da organização, melhoria na qualidade dos produtos, velocidade e confiabilidade das entregas, bem como a flexibilidade do processo produtivo.

Portanto, o domínio das práticas de PCP é essencial a qualquer profissional, independente do negócio ou produto que esteja realizando. Pensando nisso, desenvolvemos o curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção que te capacitará a:

  • Distinguir as etapas de um PCP.
  • Classificar o sistema produtivo de uma organização.
  • Avaliar os processos de uma empresa quanto aos objetivos de desempenho.
  • Relacionar a estratégia da organização com o planejamento da produção.
  • Entender os fatores críticos que influenciam a administração da produção
  1. Ficou interessado? Clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 na página de Checkout e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção!

Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção

Capital relacional

Também chamado de capital externo, diz respeito às relações existentes entre as empresas e alguma outra parte (e até mesmo as relações internas), que agregam valor expresso na forma de fidelidade e credibilidade.

Nesse sentido, o capital relacional consiste das relações com os clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros, além de fatores que são fundamentados na credibilidade da clientela, como marcas e nomes comerciais.

Por que o capital intelectual é importante dentro de uma empresa?

Por que tantas pessoas preferem abrir uma franquia ao invés de começar um negócio do zero? E ao começar um negócio do zero, quais fatores diferenciam empresas experientes das iniciantes? Continue lendo para entender melhor essas questões!

Ao começar uma franquia, o franqueado investe no capital intelectual de uma empresa que já possui know-how (capital humano), uma imagem e marca registrada (capital estrutural) e uma boa relação com os clientes e fornecedores (capital relacional).

Fica claro então que o capital intelectual é de extrema importância dentro de uma empresa, pois ele garante um diferencial competitivo único, o qual, no geral, outras empresas não conseguem simplesmente “copiar”.

Uma empresa que se mantém (e continuamente melhora) no tempo é capaz de se estruturar com equipes e aumentar a eficiência, funcionando como uma rede, em que cada conexão formada garantem um sistema muito melhor.

Assim, garantir uma gestão do conhecimento eficiente, incentiva o intraempreendedorismo e contribui, por isso, para que a sua empresa se mantenha inovadora.

Como impulsionar o seu capital intelectual?

Mesmo empresas experientes acabam muitas vezes sendo prejudicadas pela falta de capital intelectual. Isso significa que apenas o tempo não é garantia de para uma boa gestão. Então, como impulsionar o seu capital intelectual?

É possível que empresas iniciantes, como startups disruptivas, apresentem mais capital intelectual do que grandes companhias. Assim, fica claro que é necessário realizar um direcionamento ativo e eficiente para a gestão do capital intelectual.

Para entender como estabelecer um direcionamento efetivo, confira abaixo as principais formas de impulsionar o seu capital intelectual:

1. Capacite as equipes

Sendo um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer empresa, um empreendimento é tão bom quanto as pessoas que dele fazem parte.

Uma meta é tornar os membros da empresa auto suficientes ao ponto de que a companhia toda aja como um organismo vivo, cada parte conseguindo se desenvolver naturalmente, ao promover uma formação continuada por meio de treinamentos.

2. Institua uma universidade corporativa

Promova uma gestão do conhecimento ativa e eficiente criando um centro de conhecimento, o qual os profissionais podem recorrer para se qualificar ou tirar dúvidas sobre assuntos relacionados às atividades empresariais.

O ideal é que, como um centro de conhecimento, a universidade corporativa exista de forma bem estruturada, em um ambiente físico ou digital, e que todos da empresa tenham acesso a ela.

3. Incentive boas relações entre as equipes

Voltando para a analogia do organismo vivo, para que uma empresa consiga se desenvolver é preciso que as diferentes partes dela estejam em sintonia, ou seja, as equipes precisam possuir boas relações entre si.

Para isso, é possível promover eventos para networking dentro da própria companhia, pois são experiências que podem passar novos conhecimentos de forma descontraída, criando alto valor competitivo para a empresa.

Outra maneira interessante é promover o aprimoramento do relacionamento interpessoal dos funcionários, com cursos e capacitações sobre comunicação verbal e outras soft skills.

Dica de Ouro!

Você tem uma ótima gestão de tempo e de produtividade? Não? Vem que nós podemos te ajudar:

O maior desafio de hoje é fazer a gestão de negócios pessoais paralelamente a projetos profissionais.

No contexto atual, quem desenvolve métodos e controles que possibilitem conciliar interesses profissionais e viabilizar a execução de seus planos está sempre a muitos passos à frente da concorrência.

Por isso, e a partir de lições que tratam desde fundamentos básicos e da importância do autoconhecimento até ferramentas práticas para você gerenciar melhor o seu tempo, o curso de Produtividade e Gestão do Tempo te capacitará a tornar seu ambiente de trabalho muito mais produtivo, delegando tarefas e lidando com imprevistos de maneira eficiente e ágil!

Além disso, com o cupom BLOG50 você tem 50% de desconto no curso!

Corre a aproveita!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.