O que é study stream?
Como funciona o study stream?
Como esse método de estudo tem crescido no Brasil após a pandemia?
Invista em você!

O que é Study Stream? Aprenda essa metodologia de estudos!

Entenda o que é o método Study Stream, que vem se tornando mais popular durante a pandemia, por facilitar e potencializar os estudos mesmo estando em casa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Study Stream? Aprenda essa metodologia de estudos!

Como ser capaz de manter o foco nos estudos em meio a tantas distrações, ainda mais quando se tem que estudar em casa com material on-line? Uma excelente maneira é não estudando sozinho, e para isso que nasceu a modalidade Study Stream.

Uma alternativa para estudar em grupo, mesmo estando em casa, com o modelo Study Streamé possível melhorar a produtividade por meio de métodos cientificamente comprovados e de forma descontraída.

Manter a motivação quando não tem ninguém olhando e ninguém para acompanhar pode ser uma tarefa extremamente difícil. Por isso, ao reunir os estudantes em uma comunidade, o Study Stream garante que haja sempre uma prestação de contas.

Assim, essa modalidade adquiriu ainda mais importância graças ao longo período de pandemia em que muitos estudantes precisaram (ou ainda precisam) estudar por meio de Ensino a Distância (EaD).

Com experiências e contextos diferentes, muitos estudantes se encontram perdidos ao precisarem estudar em casa com cronogramas e técnicas de estudo que não estão acostumados.

Nesse sentido, o Study Stream facilita esse processo ao conectar estudantes e mostrar para eles que não estão sozinhos.

Então, quer entender melhor sobre Study Stream? Não deixe de acompanhar os  tópicos abaixo até o final:

●     O que é study stream?

●     Como funciona o study stream?

●     Como esse método de estudo tem crescido no Brasil após a pandemia?

O que é study stream?

Study Stream é um modelo de estudo no qual estudantes se reúnem virtualmente em chamadas de vídeo para que possam acompanhar uns aos outros trazendo uma sensação de estudo em grupo.

Com isso, mesmo estando sozinho em casa, o indivíduo consegue sentir que faz parte de um grupo, o que o ajuda a seguir o seu plano de estudo e permanecer produtivo.

O modelo Study Streampossui vantagens cientificamente comprovadas quanto aos benefícios na motivação e produtividade, ajudando inclusive a criar e manter um hábitoconstante de estudar em casa.

Um dos benefícios vem da psicologia do mimetismo, por exemplo, que explica a tendência de uma tarefa se tornar mais fácil quando estamos assistindo alguém fazendo-a (“se todos eles conseguem, eu também consigo”).

Além disso, com o Study Stream há um sentimento de prestação de contas, que faz com que o estudante, ao perceber que está sendo observado, se esforce mais do que quando está sozinho.

E todos esses benefícios vêm juntos da companhia de amigos (ou até mesmo de um ídolo ou pessoa que você acompanha por lives), o que faz com que ninguém se sinta sozinho (mesmo estudando individualmente).


Está gostando do artigo até aqui? Antes de continuarmos, pense:

Você tem uma ótima gestão de tempo e de produtividade? Não? Vem que nós podemos te ajudar:

O maior desafio de hoje é fazer a gestão de negócios pessoais paralelamente a projetos profissionais.

No contexto atual, quem desenvolve métodos e controles que possibilitem conciliar interesses profissionais e viabilizar a execução de seus planos está sempre a muitos passos à frente da concorrência.

Por isso, e a partir de lições que tratam desde fundamentos básicos e da importância do autoconhecimento até ferramentas práticas para você gerenciar melhor o seu tempo, o curso de Produtividade e Gestão do Tempo te capacitará a tornar seu ambiente de trabalho muito mais produtivo, delegando tarefas e lidando com imprevistos de maneira eficiente e ágil!

Além disso, com o cupom BLOG50 você tem 50% de desconto no curso!

Corre a aproveita!

Clique e saiba mais!

Como funciona o study stream?

O método Study Stream pode ser realizado por diversas plataformas distintas, como Zoom, Discord, Skype ou Google Meet e até por meio de lives no YouTube ou na Twitch, em que as pessoas acompanham alguém estudando.

No geral, as chamadas não são feitas para conversa ou troca de informação, sendo comum os participantes permanecerem com os microfones desligados (e no caso das lives, uma música ambiente tocar ao fundo).

Como o objetivo principal égeralmente os participantes ligam as câmeras e simplesmente estudam normalmente, podendo ver os outros membros estudando da mesma maneira ao vivo.

No caso das lives, uma única pessoa transmite a sua câmera enquanto estuda, e os demais que tem interesse em estudar junto apenas entram na sala e acompanham (da mesma maneira que explicado anteriormente).

Ainda é possível estudar com outros estudantes espalhados pelo mundo, por meio de plataformas específicas, como o StudyStream, tornando o estudo muitas vezes até mais divertido!

Independente da maneira a qual o método Study Streamserá aplicado, há alguns pontos essenciais para que o estudo seja eficaz. De outro modo, a metodologia pode acabar causando mais ineficiência.

Confira abaixo as principais dicas para realizar as sessões de Study Stream da melhor maneira possível:

1. Gerencie bem o seu tempo

Como são realizadas em grupo, um erro muito comum na hora de se utilizar o Study Streamé um mau gerenciamento do tempo, em que muitas vezes estudantes ficam ociosos esperando os outros acabarem seus estudos individuais.

Quando o estudo é feito com um grupo que tem a opção de estabelecer esses fatores antes do início das sessões, como o seu grupo de amigos da faculdade, por exemplo, esse problema pode ser resolvido com um simples planejamento.

Já quando o Study Streamé realizado com estranhos ou acompanhando uma live, esse controle deve partir de você. Utilizar técnicas de estudo, como o pomodoro, pode ajudar a resolver esse tipo de problema.

2. Monte um plano de estudos

Um bom hábito estabelecido para estudar só será eficiente quando atrelado a um plano de estudos. Nesse sentido, estudar certo é mais importante do que estudar muito, então utilize o Study Stream para potencializar os seus resultados.

3. Monte um grupo

Como já foi dito, é possível realizar o Study Stream de diversas maneiras, com estranhos ou até famosos. Todavia, o resultado obtido será muito melhor se você montar um grupo fixo.

Assim, se for possível tente organizar um grupo para estudar frequentemente no mesmo horário, ajudando a estabelecer e manter a rotina. Além de concretizar o hábito de estudar em casa.

Como esse método de estudo tem crescido no Brasil após a pandemia?

Com a pandemia repentina de COVID-19, milhares de estudantes se viram obrigados a estudar em casa e várias formas de estudo em home officeforam fortemente impulsionadas.

Nesse sentido, muitas pessoas que achavam que não conseguiriam se adaptar ao ensino remoto acabaram encontrando nele maneiras mais eficientes para otimizar os seus estudos.

Por isso, com a reabertura das instituições de ensino, apesar de ser esperado que a quantidade de estudo em home office diminua, é possível que algumas mudanças tenham vindo para ficar.

O Study Stream, como foi explicado nesse artigo, possui ótimas vantagens para manter a motivação e a produtividade ao se estudar com acesso a internet. Assim, essa metodologia pode ser complementar ao estudo tradicional, ao ser aplicada, por exemplo, no contraturno da escola, com os colegas de classe! Legal, não é?

Invista em você!

Deseja aprimorar sua trajetória profissional e se destacar no mercado de trabalho?

O Programa de Aceleração de Carreira, VoittoPro, foi desenvolvido com base em 13 formações em negócios, mais de 200 certificações, plano de estudos personalizado, mentoria com especialistas, ferramentas de cases práticas e suporte do currículo ao contrato.

Aqui você terá a liberdade de aprender de onde quer que esteja e a chance de escolher o seu  futuro profissional.

Exerça seu poder de decisão: escolha o sucesso. Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

VOITTO PRO

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Programa de Aceleração de Carreiras- Voitto Pro

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras Voitto Pro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.