O que é voluntariado?
Como funciona o voluntariado?
Quais são os tipos de voluntariado?
Por que o voluntariado também é útil para você?
Dica bônus!

Como o Voluntariado pode impulsionar sua carreira? Aprenda como ter esse diferencial!

Saiba como o Voluntariado pode ser uma das melhores opções para ampliar as suas experiências para você estar preparado para o mercado de trabalho.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como o Voluntariado pode impulsionar sua carreira? Aprenda como ter esse diferencial!

Se você está saindo da faculdade ou conhece alguém que está passando por essa situação, com certeza já ouviu que o mercado de trabalho às vezes exige experiências até mesmo para vagas de estágio e trainee. Diante desse cenário, uma das soluções é a busca por programas de voluntariado.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem sim meios de ganhar essa experiência e se preparar. O trabalho voluntário é um deles. Mas mais do que isso, o trabalho voluntário também mostra e fortalece valores como o trabalho em equipe, a empatia, a inteligência emocional e até mesmo traz capacidades técnicas.

Além disso, é impossível não citar o quanto o voluntariado pode fazer diferença na comunidade em que você está inserido. Afinal, através dele ações e projetos sociais de alta relevância podem ser viabilizados. Se interessou em saber mais sobre o tema? Confira o artigo até o final e descubra mais sobre os seguintes temas:

● O que é voluntariado?;

● Como funciona o voluntariado?;

● Quais são os tipos de voluntariado?;

● Por que o voluntariado também é útil para você?;

O que é voluntariado?

De forma geral, o voluntariado é popularmente conhecido como o trabalho em que não existe vínculo empregatício e também não há uma relação remunerada. De acordo com a lei, o voluntariado, em sua essência, só pode ser prestado a entidades públicas ou organizações privadas sem fins lucrativos.

Além disso, é possível citar quais são os âmbitos e contextos em que o voluntariado pode se estabelecer: cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos, assistência social e empresarial.

Outro ponto importante é o fato de que o voluntariado pode ser feito em qualquer lugar do mundo. Sendo assim, ele também pode ser uma oportunidade para intercâmbios em outras culturas, outras línguas e até mesmo se inserir em locais diversificados, como em ambientes indígenas ou de agricultura familiar.

Com certeza, ler isso te deixou ainda mais curioso. Afinal, o voluntariado é um leque abrangente de oportunidades. Confira mais sobre como ele pode funcionar.

Como funciona o voluntariado?

Para ser um voluntário, o primeiro passo sempre é entender quais experiências você quer viver. Com isso, é mais fácil saber qual a área de atuação dos projetos e opções que você deve buscar.

Já para encontrar essas alternativas, uma boa dica é utilizar a internet e principalmente as redes sociais para encontrar organizações não governamentais e também instituições especializadas em fazer a intermediação entre as ações e as pessoas interessadas em ajudar.

Por fim, é necessário saber o quanto tempo você pode se dedicar, se é necessário passar um tempo em outra cidade, como será a acomodação e até mesmo se preparar e comprar passagens. Você sabia que existem diversos tipos de voluntariado? Confira a seguir os principais.

Quais são os tipos de voluntariado?

O voluntariado pode fazer com que você experimente diversas situações diferentes e por isso não se preocupe, é possível diversificar e não se prender a apenas um. Para te ajudar a escolher qual a melhor opção para você, separamos os tipos de voluntariado mais comuns e populares. Veja abaixo.

Animais

Se você é apaixonado por bichinhos, sejam eles de estimação, o voluntariado nesse nicho pode ser uma ótima oportunidade. Existem diversas instituições, como as zoonoses municipais. Nesse tipo de trabalho, as atividades podem ser voltadas para banho, tosa, tratamento de doenças, lavagem de ambientes, resgate de animais e ajudas em abrigos.

Educação

Outro tipo muito comum de voluntariado é voltado para a educação. Você pode dar aulas e passar os seus conhecimentos sobre diversos temas para crianças, adultos e idosos.

Mais do que só as disciplinas da grade curricular das escolas, também é possível ensinar sobre gestão financeira, sustentabilidade, artesanato, saúde e atividades físicas, línguas e culturas.

Saúde

O setor de saúde também é um dos mais procurados quando o assunto é trabalho voluntário. No entanto, se enganam as pessoas que pensam que só médicos, enfermeiros e estudantes de áreas correlatas podem ajudar.

Apesar de serem a maioria, também é possível encontrar em hospitais e clínicas oportunidades nas áreas de marketing, financeiro e até mesmo recreação de pacientes com música e teatro.

Empresarial

Muitas empresas oferecem oportunidades de trabalho voluntário em suas ações sociais. Um dos ramos mais comuns está ligado à sustentabilidade empresarial. Atualmente, muitos projetos estão voltados à reciclagem e ao reaproveitamento dos recursos.

Uma dica nessas oportunidades é buscar as empresas reconhecidas pelo Sistema B. Essa certificação mostra as organizações que estão alinhadas a propósitos sociais e ambientais com grande impacto social.

Quantas pessoas você conhece que querem empreender ou já colocaram esse sonho em prática, mas ainda tem dificuldades em alguns setores? Por isso, o voluntariado na capacitação desses indivíduos pode ser tão importante.

Acolhimento

Além de todas essas opções, também existem muitos voluntários voltados para o acolhimento. Eles podem ter foco em abrigos de sem-teto, asilos de idosos, integração com pessoas deficientes ou grupos em qualquer tipo de vulnerabilidade social.

Intercâmbios

Por fim, os voluntariados no exterior não podem deixar de ser mencionados. Afinal, são muito buscados pelos brasileiros. Eles podem ser feitos com a integração total na cultura, através da moradia em casas de nativos e de trabalhos inseridos no cotidiano local.

Depois de ver todos os tipos de voluntariado, é fundamental saber como aproveitar essas oportunidades pode ser um diferencial para você.

Por que o voluntariado também é útil para você?

O voluntariado pode ser visto como uma das melhores oportunidades para que as pessoas tenham experiências prévias a aquelas que são exigidas pelo mercado de trabalho.

Mas, além disso, também é uma chance de aprender mais sobre aspectos comportamentais, compartilhar ideias com pessoas que pensam diferente e ainda por cima aprender aspectos técnicos.

Vale ressaltar que o voluntariado também traz muito impacto para a comunidade. Sendo assim, é uma maneira de não ser apenas mais um e colocar em prática ações que levem a diferença na vida das pessoas ao redor.

Dica bônus!

O voluntariado é muito importante para você acrescentar em seu currículo e sair a frente dos demais candidatos. Para isso, uma boa gestão do tempo e da produtividade se torna essencial para conciliar as demandas do dia a dia com esse tipo de ação.

Sendo assim, pensando em você, preparamos um curso de Gestão do Tempo e Produtividade Pessoal e com ele, ficará mais fácil de saber como gerir o tempo de atividades rotineiras, tempo livre e ainda, a possibilidade de um voluntariado. Então clica no banner aqui em baixo e não perca essa oportunidade!


Você tem uma ótima gestão de tempo e de produtividade? Não? Vem que nós podemos te ajudar:

O maior desafio de hoje é fazer a gestão de negócios pessoais paralelamente a projetos profissionais.

No contexto atual, quem desenvolve métodos e controles que possibilitem conciliar interesses profissionais e viabilizar a execução de seus planos está sempre a muitos passos à frente da concorrência.

Por isso, e a partir de lições que tratam desde fundamentos básicos e da importância do autoconhecimento até ferramentas práticas para você gerenciar melhor o seu tempo, o curso de Produtividade e Gestão do Tempo te capacitará a tornar seu ambiente de trabalho muito mais produtivo, delegando tarefas e lidando com imprevistos de maneira eficiente e ágil!

Além disso, com o cupom BLOG50 você tem 50% de desconto no curso!

Corre a aproveita!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Como ter sucesso em um Processo Seletivo? Saiba já!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Pago] Como Ter Sucesso Em Um Processo Seletivo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.