Aprenda como utilizar as ferramentas de marketing e como elas auxiliam na divulgação de conteúdos!

Descubra como as ferramentas de marketing digital são um ótimo recurso para que você obtenha resultados cada vez mais expressivos

Voitto Academy
Por: Voitto Academy
Aprenda como utilizar as ferramentas de marketing e como elas auxiliam na divulgação de conteúdos!

As ferramentas de marketing digital são uma ótima aposta para a divulgação de cursos online e que podem ajudar de forma muito relevante na captação de novos leads, geração de conteúdo e no próprio engajamento de seu curso.

A era digital é uma das grandes realidades atuais com influência em diversos contextos sociais, profissionais e outros.

É fundamental entender que o planejamento é a chave para o sucesso quando o assunto são as ferramentas de marketing digital.

Porém, lembre-se que a falta de periodicidade em sua divulgação pode fazer com que o esforço e tempo de trabalho não sejam valorizados, mesmo que você utilize as melhores ferramentas de marketing digital.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as ferramentas de marketing digital e como elas podem auxiliar e mudar a forma com que você enxerga a venda de seu curso online, é hora de aprender ainda mais sobre quais são as principais ferramentas e conferir dicas para sua utilização.

As principais ferramentas do marketing


Separamos, neste artigo, alguns tópicos repletos de informações sobre as ferramentas de marketing de conteúdo, como planejar suas estratégias e a melhor maneira de começar agora sua divulgação. Confira!

  • O que são ferramentas de marketing digital?
  • Como usar ferramentas de marketing digital para divulgar meu curso online?
  • Como fazer um planejamento de marketing para meu curso online?
  • 5 ferramentas de marketing digital para seu curso online

Aproveite para compartilhar todo esse conteúdo com seus colegas de trabalho e descubram juntos, como as ferramentas de marketing digital podem revolucionar a estrutura e divulgação de seu produto ou serviço!


Tudo pronto? Vamos lá!

O que são ferramentas de marketing digital?

As ferramentas de marketing digital são um ótimo auxílio para a divulgação de serviços e produtos, monitoramento de resultados e todos os processos que envolvem a relação entre cliente X produto/serviço.

No mercado existem diversos tipos de ferramentas de marketing digital, com versões gratuitas ou pagas, e é importante definir quais são seus objetivos, para que seja mais fácil analisar a partir de informações gerais, a possibilidade de seu uso ou não, por exemplo.

É importante entender que com a grande variedade de ferramentas disponíveis, algumas delas podem apresentar maiores benefícios para a divulgação e monitoramento de seu curso.

As ferramentas de marketing digital são responsáveis por auxiliar não só no processo de vendas, mas em situações de monitoramento de seus resultados, buscando melhoria contínua, e aplicando seus conceitos também no planejamento e estruturação de marketing.

O marketing digital é um grande aliado, e atualmente pode ser visto como um dos grandes diferenciais com poder de mudança e aumento dos resultados, quando aplicado de forma planejada e correta.

Além disso, muitos dos processos realizados anteriormente de forma manual, podem hoje ser desempenhados rapidamente com as ferramentas de marketing digital, otimizando tempo e gerando informações de extrema relevância para o seu planejamento estratégico.

Tais ferramentas não se limitam a um tipo de segmento, o que fornece uma grande variedade de funções e objetivos entre elas, inclusive aquelas que poderão ajudar na captação de novos leads para seu curso online, maiores tráfego e monitoramento de ações.

Fique tranquilo, se você não possui conhecimentos técnicos sobre as ferramentas de marketing digital, essa é uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre elas e quem sabe usá-las para seu planejamento estratégico.

Quais são as ferramentas do marketing digital

Como usar ferramentas de marketing digital para divulgar meu curso online?

Antes de entendermos mais sobre as principais funções e como utilizar as ferramentas de marketing para a divulgação e captação de leads para seu curso, é essencial perceber que existem outras funções dessas mesmas ferramentas, com variadas utilidades.

As ferramentas de marketing digital podem ser utilizadas durante todo o planejamento estratégico de seu curso online, e a partir de seu uso correto percebe-se grandes benefícios e resultados.

O comportamento de seu público, tráfego em suas páginas e demais métricas são captadas a partir de tais ferramentas, e  por isso, elas se tornaram hoje, um dos passos essenciais para gestores, produtores de conteúdo, organizações e projetos profissionais.

As ferramentas de marketing digital serão utilizadas, então, durante quase todas as fases da construção de seu projeto, e para que você entenda ainda mais sobre elas,  exemplificaremos as principais ferramentas logo mais.

Como fazer um planejamento de marketing para meu curso online?

Vamos entender um pouco mais sobre como as ferramentas de marketing digital estão aliadas ao seu planejamento estratégico, e qual a melhor maneira de estabelecer seus próximos passos.

Papel e caneta na mão!

Conheça o mercado e seus concorrentes

É essencial para todo o seu planejamento estratégico, ter em mãos conhecimentos específicos sobre seus concorrentes, a forma com que eles trabalham e seu processo de divulgação, para que seja possível encontrar melhorias e estabelecer seus diferenciais.

Ao entender mais sobre a segmentação de mercado em que seu curso será inserido, torna-se mais fácil observar mudanças, oferecer conteúdos inovadores e processos que elevem a qualidade de seu conteúdo.

Perceba que todo esse processo está sendo realizado antes mesmo de utilizar alguma ferramenta de marketing digital, o que demonstra a importância do estudo e planejamento estratégico em seus resultados.

Defina metas

Traçar objetivos é a melhor maneira de idealizar o futuro e ações esperadas para seu negócio. Por isso, defina previamente quais são os resultados esperados, mas se atente em encontrar metas reais e que poderão ser batidas.

Assim, toda sua equipe poderá definir os resultados esperados para pequeno, médio e longo prazo, oferecendo uma visão real de todo o seu projeto.

Considere os riscos

O planejamento estratégico para a divulgação de serviços, incluindo também cursos online estão suscetíveis, como outros empreendimentos, a passar por situações de riscos e que poderão influenciar em seus resultados.

Por isso, busque informações relevantes sobre seus possíveis riscos, trabalhando de antemão para que eles não atrapalhem o seu resultado.

Vamos fazer uma rápida reflexão para que você possa entender como uma situação de risco pode ser prevenida ao se utilizar um bom planejamento estratégico junto às ferramentas de marketing digital.

Imagine que você realizou todo o processo de criação de seu curso digital e que ele é voltado para o segmento de pesquisa, como por exemplo, um curso de redação para vestibulares.

Existem alguns requisitos muito importantes durante o desenvolvimento de seu curso e que caso não sejam levados em conta, podem se tornar grandes riscos para o sucesso de suas vendas.


A escolha das plataformas que irão abrigar seu conteúdo, interesse do mercado e outros fatores são informações essenciais para seu planejamento estratégico. Mas como as ferramentas de marketing digital podem te ajudar a prevenir riscos?


Vamos imaginar uma situação geral, onde a divulgação de seu curso de redação foi realizada, utilizando-se de diversas ferramentas para a monitoração de interesse dos clientes, aquisição dos cursos e acesso à plataforma. Porém, os resultados não estão se equiparando ao que se é esperado.

Existem diversos fatores que podem levar a esse tipo de situação, mas a análise de interesse de seu público é fundamental, não só durante a divulgação de seu serviço ou produto, mas também nos passos que antecedem esse momento.

A sazonalidade é um fator essencial para esse tipo de segmento, principalmente por se tratar de cursos procurados em momentos chaves para os alunos.

Utilizar ferramentas de marketing digital para entender o comportamento de seus clientes e o período em que eles buscam seu serviço é primordial, e podem facilmente se tornar um grande problema quando não são analisados corretamente.

5 ferramentas de marketing digital para seu curso online

Agora que você já conhece como as ferramentas de marketing digital podem ser utilizadas, é hora de descobrir em qual momento utilizá-las, suas principais funções e benefícios. Vamos lá!

5 ferramentas de marketing digital


Como aprendemos anteriormente, as ferramentas de marketing digital devem estar presentes em todas as fases da construção de seu projeto, e não apenas durante o momento de venda. Por isso, vamos começar nossa lista com algumas ferramentas de processos gerenciais, acompanhe:

1.   Trello

O Trello é uma ferramenta comum e utilizada em grande parte das organizações, como forma de controle de atividades, prospecção de projetos, monitoramento e análise de resultados.


Dicas de uso para o Trello

As funções dentro dessa plataforma são diversas, mas é importante entender que existem alguns passos para que essa seja uma ferramenta valiosa dentro de todo seu planejamento estratégico.

  • Defina as principais metas junto à sua equipe e use todos os recursos da plataforma para criar seus cartões e dividir tarefas
  • Estabeleça processos até o resultado final de uma demanda em específico
  • Utilize essa ferramenta como um acompanhamento de suas atividades e monitoramento de resultados, mesmo após o início de suas vendas

2.   Google Analytics

A análise de tráfego é uma ótima forma de entender a real situação de determinado site ou aplicativo, por exemplo.

Além de fornecer tais métricas, o Google Analytics também oferece a possibilidade de analisar o posicionamento de concorrentes, para que você possa entender ainda mais sobre o comportamento de seus leads, aumentando seus resultados.


Dicas de uso para o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de fácil compreensão, acompanhe algumas de suas principais funções:

  • Confira sites, aplicativos ou anúncios relacionados ao seu mesmo segmento
  • Descubra informações sobre a quantidade de acessos em seus conteúdos
  • Monitore quais ações ou campanhas de marketing geram mais resultados  

3.   Canva

O Canva é uma ótima ferramenta de marketing digital e que oferece diversos tipos de benefícios para os profissionais que fazem uso de seus recursos.

Além de contar com uma vasta gama de ferramentas, designs e recursos, o Canva pode trazer para seu negócio, uma nova e importante identidade visual.


Dicas de uso para o Canva

  • Explore todos os recursos da ferramenta; existem versões pagas para diversos templates, por exemplo, mas esse não é um fator essencial para que você crie artes incríveis
  • Siga o mesmo padrão visual. Apesar de apresentar diversos recursos de design, é importante perceber traços da identidade visual de seu produto, gerando reconhecimento e valorização para o mesmo

Viu só? Você consegue perceber a importância das ferramentas de marketing digital em todas as fases de um projeto? Vamos continuar!

4.   Hootsuite

Para os amantes do marketing digital, essa é uma ferramenta essencial e de grande relevância! Isso porque, apresenta diversos recursos para que algumas redes sociais, um importante meio de comunicação, sejam devidamente otimizadas.


Dicas de uso para o Hootsuite

  •  Ao utilizar essa ferramenta para seu planejamento estratégico, suas redes sociais terão outra identidade, explore todas as suas funções
  • O Hootsuite oferece a possibilidade de gestão dos conteúdos de uma ou mais contas
  • Gerencie suas publicações, agendando seus posts e engajando seu público

5.   Mailchimp

Realizar campanhas de divulgação em redes sociais e outras plataformas onde se encontram profissionais para seu nicho de divulgação é fundamental. Mas, não se esqueça, um bom e-mail pode ajudar muito na fidelização ou mesmo na captação de novos clientes!

Verifique sempre a possibilidade de oferecer em suas divulgações conteúdos relevantes, para que assim, possa-se captar um maior número de clientes para seu curso online, por exemplo. A partir disso, cadastrar possíveis leads em sua rede de e-mails será um processo rápido e fácil.

O Mailchimp é uma plataforma que poderá auxiliar no processo de gestão de seus e-mails, fornecendo uma segmentação entre os usuários cadastrados, gerenciamento de sua campanha de marketing e obviamente, auxílio para a criação de e-mails e templates mais atrativos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como usar e quais são as principais ferramentas do marketing digital, é hora de começar a aplicar todos os seus conhecimentos e iniciar o planejamento estratégico para seu empreendimento.

6.   Clipchamp

Gravar e editar vídeos pode ser uma tarefa complicada, mas não quando você tem a ajuda de uma ferramenta intuitiva e simples como essa. Pensada para tornar a tarefa de produzir um vídeo acessível a qualquer pessoa, o Clipchamp funciona de forma totalmente online e por meio de uma plataforma bem fácil de usar. Com o recurso de arrastar e soltar, é possível adicionar vídeos, fotos, áudio e fontes a uma linha de tempo para a criação de qualquer material audiovisual: anúncio em vídeo para redes sociais, uma apresentação de slideshows ou um vídeo promocional do seu curso.

A ferramenta também conta com uma biblioteca de clipes de áudio e vídeo disponíveis caso o usuário prefira usar templates em vez de arquivos de mídia próprios.

E aí? Pronto para começar?

Sabemos que o marketing digital é uma das melhores formas de impulsionar os resultados do seu negócio online. E, agora, você tem em mãos 5 importantes ferramentas para incrementar o marketing digital da sua empresa.

O que está esperando para dar início? Quanto mais cedo você começar, mais cedo terá seu resultado dos sonhos.


Então, se você realmente absorveu esse conteúdo, está na hora de colocá-lo em prática!

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Fundada em 2008, a Voitto nasceu da insatisfação de um de seus fundadores com os modelos acadêmicos tradicionais de ensino que focam na parte técnica e teórica e não acompanham as mudanças, deixando de lado novas práticas empresariais e habilidades fundamentais para sucesso em um novo mundo de negócios. Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

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