Independente do mercado de atuação, muitas empresas encontram um desafio em comum: a fidelização dos clientes. Afinal, a recompra e as indicações dos consumidores são responsáveis por boa parte das receitas de um negócio.
Comprovando essa afirmação, a Fundera publicou em 2019 um estudo que mostra que 65% das vendas das companhias são para já consumidores, enquanto 43% dos clientes gastam mais recursos com marcas que os fidelizam.
Sendo assim, é fácil perceber que a fidelização do cliente é um ponto chave para o sucesso de um negócio. Por isso, não deixe de se aprofundar nesse conceito e aprender estratégias para a aplicação dele no seu negócio. Confira:
● O que é a Fidelização do Cliente?
● Qual a importância da Fidelização do Cliente?
● Qual a diferença entre Fidelização do Cliente e satisfação do cliente?
● Quais são as estratégias de Fidelização do Cliente?
A fidelização de clientes é um conjunto de ações que fazem com que os consumidores desenvolvam um relacionamento positivo com uma marca, fazendo com que sempre que precisarem deem preferência para a mesma.
Isso pode ser evidenciado em alguns comportamentos do consumidor, como não buscar por concorrentes ou até mesmo pelas indicações a amigos e familiares.
Além disso, a fidelização de clientes é um dos pontos chaves para o sucesso consolidado de uma marca. Sendo assim, confira as vantagens de se investir nessa vertente!
Existem diversas vantagens que fazem com que as empresas invistam em estratégias de fidelização de clientes. Afinal, com elas é possível aproveitar de benefícios como:
● Menor custo na retenção em comparação com o custo de aquisição de novos clientes;
● Aumento das indicações, dado que consumidores satisfeitos tendem a compartilhar suas experiências positivas com conhecidos e pessoas próximas. O conhecido marketing boca a boca;
● O ticket médio de compra do cliente fidelizado tende a ser maior quando comparado a uma primeira aquisição;
● Clientes fidelizados auxiliam no planejamento financeiro de uma empresa, principalmente na projeção de fluxo de caixa.
Dentro desse cenário é perceptível o quanto a fidelização do cliente pode ser um dos pontos chaves para o sucesso de um negócio.
Você sabe que os conceitos de fidelização e satisfação apesar de não serem iguais são muito correlacionados? Descubra mais detalhes a seguir!
A satisfação do cliente consiste em uma boa experiência na compra de um produto ou serviço. De forma geral, o conceito é muito amplo e pode ser interpretado de maneira diferente por cada indivíduo.
Isso acontece porque para alguns a satisfação está atrelada ao custo benefício, para outros ao atendimento e pós venda, à qualidade ou até mesmo o conjunto desses e de outros critérios.
Dessa forma, é possível mapear a satisfação dos clientes através de suas opiniões e feedbacks ou até mesmo das suas taxas de recompra.
É justamente nesse contexto que entra o conceito de fidelização do cliente. Muitas vezes ela vem diretamente por uma experiência satisfatória. Tendo ela como base, um consumidor não exitará ao comprar novamente ou ao indicar uma marca.
Sendo assim, apesar de não terem o mesmo significado, é comum a conclusão de que para ter clientes fiéis é fundamental ter clientes satisfeitos. Por isso, não deixe de colocar em prática as dicas a seguir para ser referência nos dois aspectos!
A estratégia de fidelização de clientes na sua empresa deve ser embasada e com foco no cliente.
Por isso, separamos algumas das melhores ações que alinham a satisfação do seu público-alvo à consolidação de uma marca forte e reconhecida por isso. Confira!
O objetivo dos programas de fidelidade é a fidelização através dos benefícios que a recompra e preferência trarão.
Isso pode ser feito através do acúmulo de pontos e a possibilidade da sua trocar por recompensas atrativas.
Ou seja, com eles é possível incentivar um cliente a ser fidelizado através das vantagens que ele terá por isso!
O bom atendimento também é uma maneira efetiva para a fidelização do cliente, podendo ser até mesmo considerado como uma arma de persuasão.
Estar próximo do seu consumidor, entender suas necessidades, tirar suas dúvidas de maneira ágil e mostrar disponibilidade são boas maneiras de proporcionar uma experiência cada vez melhor para ele.
Para aumentar a taxa de retenção é preciso entender quais são os pontos fortes e fracos da sua marca. Diante disso, nada melhor do que ter como base a percepção dos seus próprios consumidores.
Com esses insumos, será possível entender as demandas e trabalhar em melhorias que impactam diretamente nas dores levantadas.
Outra forma de reter clientes é o investimento em um bom pós-venda. Além de ajudar a alavancar o crescimento de uma empresa, essa também é uma maneira de estar cada vez mais próximo do cliente.
Para isso podem ser usadas ferramentas como e-mail marketing, interações em redes sociais, pesquisas de satisfação, cupons de desconto após a compra e muito mais!
Outra forma de fidelizar clientes e impulsionar as vendas com a transformação digitalé o uso dos canais de comunicação corretos.
Esse é um ponto que deve ser a ponte entre o seu planejamento estratégico e o relacionamento estreito com o consumidor. Para isso, pode-se usar as redes sociais, mensagens de textos e e-mails, por exemplo.
As parceiras são excelentes formas de agregar valor ao produto ou serviço que você oferece. Afinal, com negócios complementares é fácil proporcionar uma experiência ainda mais completa e satisfatória para o seu cliente.
Por isso, pense em quais parcerias podem ser estratégias para a sua companhia. Um exemplo claro são as academias e as lojas de comidas saudáveis.
Um negócio pode impulsionar o outro se eles forem parceiros com descontos, amostras grátis ou até mesmo propagandas e indicações.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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