O que é a Função PROCX?
Qual o objetivo da Função PROCX?
Quais são as vantagens da Função PROCX sobre a PROCV e PROCH?
Como usar a Função PROCX?
Domine os Fundamentos do Excel!

Saiba como utilizar a Função PROCX, a fórmula que veio para substituir o PROCV

Entenda o que é e como funciona a Função PROCX, a nova ferramenta de busca do Microsoft Excel que veio para substituir as fórmulas PROCV e PROCH.

Thales Campissi
Por: Thales Campissi
Saiba como utilizar a Função PROCX, a fórmula que veio para substituir o PROCV

A função PROCX, que surgiu para substituir a PROCV, é uma das funções mais poderosas e versáteis do Excel, pois permite encontrar e retornar informações específicas a partir de uma tabela ou intervalo de dados, com base em um valor de pesquisa.

APROCX, ou no inglês XLOOKUP, está disponível para todos os participantes do Programa Office Insider do Microsoft Office 365. A tendência natural é que a função se torne presente em outras versões e programas de planilhas e tome o lugar de suas antecessoras.

Quer entender como extrair todo o potencial da função PROCX, capacitar-se em Excel e construir planilhas incríveis? Então, continue a leitura para aprender a agilizar tarefas complexas de análise de dados, economizando tempo e esforço.

Acompanhe os tópicos abaixo:

  • O que é a Função PROCX?
  • Qual o objetivo da Função PROCX?
  • Quais são as vantagens da Função PROCX sobre a PROCV e PROCH?
  • Como usar a Função PROCX?

Vamos lá?

O que é a Função PROCX?

A função PROCX é o aprimoramento de duas outras (PROCV e PROCH) que traz uma ótima ferramenta de busca. Ela é usada para pesquisar um valor em uma coluna específica de uma tabela e retornar um valor correspondente da mesma linha em uma coluna adjacente.

De forma mais simples, você já pensou em digitar algo em uma célula e, a partir de uma tabela, obter automaticamente várias informações sobre o elemento pesquisado? Pois é isso que o Excel nos proporciona de forma muito simples com essa fórmula.

Para quem já está habituado com as funções PROCV e PROCH, a missão será apenas se acostumar com o novo formato e novas possibilidades.

Então, para você que se enquadra nesta descrição ou para quem nunca utilizou as funções citadas acima, vamos explicar detalhadamente a nova função.

Qual o objetivo da Função PROCX?

O objetivo da função PROCX é analisar uma coluna ou linha em busca de um elemento específico e, ao encontrá-lo, retornar na célula desejada o valor correspondente àquela posição em uma linha ou coluna paralela à primeira.

Além disso, a é útil para realizar pesquisas em grandes conjuntos de dados, como uma tabela de clientes, produtos ou registros de vendas.

Quais são as vantagens da Função PROCX sobre a PROCV e PROCH?

É impossível falar sobre a função PROCX sem compará-la com as duas antecessoras. Sendo assim, listamos abaixo as principais vantagens da nova função:

  • A coluna de referência não precisa estar na esquerda, tornando-se uma ferramenta muito mais funcional;
  • É capaz de buscar de cima para baixo ou de baixo para cima, superando a PROCV que só retorna o primeiro valor procurando sempre de cima para baixo;
  • Correspondências aproximadas foram aprimoradas, permitindo o uso de outros tipos de correspondências e tendo a exata como padrão;
  • Consegue se comportar como matrizes dinâmicas (outra nova funcionalidade do Excel).

Quem está acostumado com a antiga PROCV perceberá ainda outras facilidades, tais como não precisar contar as colunas da matriz para se referir à coluna de retorno e não precisar setar a correspondência quando esta for exata. Facilidades estas que agilizam a construção dasplanilhas.

Como usar a Função PROCX?

Agora que você já entendeu o que a função faz e suas principais vantagens, imagino que esteja animado para aprender a usá-la e ter esta poderosa ferramenta como sua aliada na hora de construir planilhas.

Vamos começar entendendo os parâmetros de entrada, ou seja, os valores inseridos na função.


PROCX(pesquisa_valor; pesquisa_matriz; matriz_retorno [modo_correspondência]; [modo_pesquisa]; [se_não_encontrado])

Exemplo de uso da função procx Microsoft Excel Office 365

O primeiro parâmetro, chamado pelo Excel de pesquisa_valor, trata justamente do valor ou elemento a ser procurado. Então deve-se preencher uma célula com este valor e usar esta célula como primeiro parâmetro da função.

O segundo parâmetro, chamado pesquisa_matriz, deve trazer a linha ou coluna a ser inspecionada em busca do elemento. Já o terceiro, chamado matriz_retorno, traz a linha ou coluna de onde se deve retirar a resposta a ser indicada na célula onde foi inserida a função.

Lembre-se que é importante tornar os valores das colunas absolutos e que as duas devem ter o mesmo tamanho ou a função apresentará erro.

Sendo assim, já se define o parâmetro de saída, que é justamente o valor encontrado na coluna tomada como terceiro parâmetro da função. Este aparecerá na célula preenchida com a função PROCX.

O quarto parâmetro, chamado modo_correspondência, pode ou não ser definido. Caso não seja preenchido, a função utiliza como padrão a correspondência exata. Logo, para preencher, temos como opção:

  • 0 - Correspondência exata: mesmo que não preencher;
  • -1 - Correspondência exata ou próximo item menor: em caso de não encontrar o valor exato, procura pelo item imediatamente menor;
  • 1 - Correspondência exata ou próximo item maior: em caso de não encontrar o valor exato, procura pelo item imediatamente maior;
  • 2 -  Correspondência de caractere curinga: usado para encontrar elementos que não se sabe com exatidão a escrita.

Agora, se você leu as vantagens citadas acima, já deve imaginar que o quinto parâmetro inserido, denominado modo_pesquisa, deve selecionar a ordem de pesquisa, sendo “1” de cima para baixo e “-1” de baixo para cima.

A Microsoft incluiu ainda para os participantes do Programa Office Insider um sexto parâmetro, que dá ao usuário a possibilidade de decidir o que aparecerá caso o elemento buscado não seja encontrado.

Exemplo de uso da função procx Microsoft Excel Office 365

Neste exemplo a matriz_retorno está à esquerda da pesquisa_matriz, e utilizamos “correspondência exata ou próximo item menor”, demonstrando algumas das habilidades da nova função.

Domine os Fundamentos do Excel!

Você já se perguntou como alguns profissionais conseguem realizar tarefas complexas em minutos no Excel? Mais importante do que isso: já pensou em como essa habilidade é importante para otimizar - e acelerar - os processos de uma empresa?

Apresentamos o nosso curso gratuito de Fundamentos de Excel, projetado para ensinar você a dominar essa poderosa ferramenta de produtividade.

Aprenda a criar planilhas funcionais, utilizar as mais diversas fórmulas, construir gráficos e tabelas dinâmicas e muito mais!

Dê um passo a mais na sua carreira e capacite-se conosco! Lembre-se de adicionar o cupom BLOG100 para ter acesso gratuito!

Fundamentos de Excel

Thales Campissi

Thales Campissi

Grad. de Engenharia Elêtrica com habilitação em Sistemas de Potência pela UFJF e técnico em Eletromecânica pelo IF Sudeste MG. Possui formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Construção de Websites, Linguagem HTML, Padrões W3C, Recursos de Formatação, Marketing de Rede e Excel Intermediário. Foi bolsista como monitor das disciplinas Cálculo I e Análise de Investimentos em Engenharia e Gestão de Obras na UFJF. SEO Funcional Manager e head da equipe de produção de conteúdos na área de Pesquisa e Desenvolvimento do blog da Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Excel Para Iniciantes

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.