Com a atual transformação digital na grande maioria das empresas, saber como garantir a segurança de dados corporativos não é um diferencial, mas sim, extremamente necessário.
Visto que, não são poucos os casos de ataques cibernéticos acontecendo devido a essa digitalização. Um muito comum é o do tipo ransomware, no qual é exigido que se pague o resgate para ter de volta o acesso aos dados da própria empresa!
Porém, essa é somente uma das possibilidades que podem acontecer com dados corporativos, já que essas informações podem, além de sequestradas, serem roubadas, copiadas, ou até mesmo apagadas caso não haja uma estratégia de segurança adequada.
Por isso, te explicaremos a real importância da segurança de dados e como garantia-la, então prossiga na leitura e acompanhe os seguintes tópicos:
Bora lá?
A segurança de dados é qualquer ação tomada que tenha como objetivo prevenir ou remediar contra ações maliciosas ou equivocadas, sequestro, roubo ou modificação não autorizada do conteúdo de um indivíduo ou empresa.
Quando nos referimos à segurança de dados corporativos, essas ações são voltadas para não comprometer o sucesso e estabilidade do negócio. Assim, ela se pauta em cinco diferentes aspectos, que são:
Agora que você já entendeu o que realmente é a segurança de dados, vamos te explicar qual é a real importância dessas ações dentro de uma organização!
Para que você entenda a importância de uma empresa possuir uma estratégia de segurança de seus dados, vamos te apresentar algumas situações de grande risco que podem ser contornadas com a boa execução dessa tática!
Assim, alguns dos problemas que podem ser evitados são:
Invadir computadores é um dos crimes cibernéticos mais comuns. Um exemplo disso é que no ano de 2017, companhias de aproximadamente 150 países tiveram seus computadores invadidos.
Nisso, os funcionários ficaram impossibilitados de ter acesso aos sistemas e aos dados das empresas, tendo assim um enorme prejuízo financeiro, já que todo o funcionamento dessas empresas foi interrompido.
Além do mais, caso haja um vazamento de dados estratégicos, outras empresas podem se aproveitar e sair na frente usando essas informações.
Visto isso, a partir da execução de ações criteriosas para a segurança de dados, os ativos de uma empresa são protegidos, evitando dessa forma que os serviços sejam comprometidos, e consequentemente evitando despesas.
Quando dispositivos de uma organização, como os computadores, são invadidos, não somente o sistema fica inacessível, mas também, os dados disponíveis nele costumam ser sequestrados.
Além disso, depois que os dados são criptografados, os dispositivos passam a apresentar um pedido de resgate por uma alta quantia em dinheiro, para ter acesso aos dados novamente. Esse tipo de ataque é chamado de ransomware, e traz prejuízos ainda maiores para as companhias.
Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!
A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.
Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?
É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!
Essas situações ocorrem também a partir da invasão de sistemas, onde na ocasião, há o acesso a dados ilícitos da corporação, como por exemplo informações sobre colaboradores, parceiros ou prestadores de serviços.
Assim, com o emprego de todas as informações, as fraudes acontecem. Também, é comum ocorrerem fraudes devido ao vazamento de informações pessoais de clientes e colaboradores, que podem ser utilizadas para roubos de identidade, como para acessar sistemas ilícitos, o que gera transtornos imensuráveis.
Portanto, protegendo os dados corporativos, evita-se acesso não autorizado por perfis de colaboradores antigos e mantém a confiança dos contratantes da empresa quando se trata da segurança de suas informações pessoais, mantendo a boa imagem da companhia.
Um outro tipo de ataque é o chamado negação de serviços, ou DDoS. Nele, vários hackers atacam ao mesmo tempo um sistema, sobrecarregando-o e afetando qualquer tipo de serviço online, tirando-os do ar e assim fazendo com que eles fiquem indisponíveis para os usuários.
A consequência disso é, além do já citado prejuízo por os serviços ficarem inativos, é o retrabalho que as empresas terão, pois nesses ataques, podem ocorrer exclusão de dados e corrupção de informações, além de danificar equipamentos. Assim, vários processos precisam ser refeitos, gastando tempo e recursos.
Depois que já viu as várias possibilidades e consequências que a falta de segurança dos dados pode acarretar, não vai querer ficar esperando para ver acontecer, não é mesmo? Por isso, agora vamos te mostrar como garantir a segurança desses dados!
Primeiro de tudo, é importante e necessário fazer um mapeamento dos sistemas que estão sendo utilizados pela organização, bem como um diagnóstico da sua infraestrutura.
A partir disso, é possível identificar quais pontos devem ser melhorados para assim estabelecer quais deverão ser as medidas de segurança de dados mais viáveis a serem tomadas.
Ao utilizar a segurança de dados em nuvens, ou on cloud, permite que a empresa não seja dependente de servidores físicos, assim é possível garantir uma maior segurança dessas informações e ainda, possibilita também uma recuperação mais fácil desses dados em caso de perda.
Nunca é viável ter informações dispostas em uma única via. Deve-se sempre fazer uma ou várias cópias dos dados de uma empresa.
Dessa maneira, caso algum ataque ocorra e essas informações sejam adulteradas, roubadas, ou destruídas, há a garantia de sempre ter acesso a essas informações com suas características originais.
Recentemente, entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que é fundamental para garantir a mudança na forma como os dados pessoais são utilizados e por meio dela, o dono desses dados tem um poder de decisão, a respeito do controle dessas informações.
Assim, todas as organizações devem estar de acordo com essa lei, pois caso contrário, poderão sofrer penalidades por infringi-la. Portanto, é necessário conhecer a Lei e o que ela exige.
Manter dados disponíveis no sistema, que não são acessados a anos, é só uma forma de aumentar a chance de comprometimento dos mesmos. Por isso, faça a limpeza constante dessa disponibilidade, rastreando essas informações e as arquivando em um local seguro.
Por fim, que já entendeu como é importante manter os dados de uma corporação seguros e viu como isso pode ser feito, não deixe de acompanhar os conteúdos do nosso blog e saber mais sobre o universo da segurança de dados!
Graças às características de programação moderna e volátil, o Python se tornou a linguagem queridinha dos cientistas de dados. Como a área trabalha com grandes volumes de dados, o famoso Big Data, a principal função da linguagem é ajudar a transformar dados em informações úteis para empresas e negócios.
E foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Python Intermediário para Análise de Dados. Nele, você aprenderá, na prática, como utilizar as principais ferramentas do Python, como Numpy, Matplotlib e programação funcional. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de programação e se tornar o profissional que o mercado procura!
Clique na imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre o curso!
Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!