O que é a geração z?
Como a geração z se comporta no mercado de trabalho?
Como lidar com a geração z no mercado de trabalho?
Quais as características da geração z?
Dica bônus!

Entenda quais são as características da geração Z no mercado de trabalho

A geração z é constituída por pessoas que nasceram entre os anos de 1995 e 2010, além de já estarem chegando ao mercado de trabalho.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Entenda quais são as características da geração Z no mercado de trabalho

A geração z é um grupo seleto de indivíduos nascidos entre 1995 e 2010. Porém, quando se fala dela, no mercado de trabalho, algo que deve ser considerado são as pessoas que já saíram da graduação e estão buscando pelos cargos dos seus sonhos.

Essa comunidade tem como características a alta capacidade de empreender, justamente por serem considerados nativos digitais.

Para esclarecer os principais conceitos desses temas, organizamos os seguintes tópicos para você:

  • O que é a geração z?
  • Como a geração z se comporta no mercado de trabalho?
  • Como lidar com a geração z no mercado de trabalho?
  • Quais as características da geração z?

Quer saber mais sobre essa geração no mercado de trabalho? Ensinaremos a você. Para isso, continue lendo esse artigo.

O que é a geração z?

A geração z é uma geração que nasceu em contato com a tecnologia e sabe bem como usá-la para empreender.

Se para nossos pais o sonho era passar em um concurso, para eles é ter seu próprio negócio, um sonho compartilhado por diferentes idades. No entanto, a diferença é que para eles esse sonho não é nada utópico, é real.

Alguns dos motivos que os fazem seguir seus ideais e materializá-los é saber que precisarão demandar mais esforço que qualquer outra geração e não temerem a esse fato.

Além disso, os profissionais da geração z consideram suas experiências de vida quando optam por um cargo ao invés de outro, pois seu objetivo maior é viver do seu trabalho e não para ele.

Nesse sentido, o que os atrai quando o assunto é o mercado de trabalho são os postos em home office, por isso o desejo pelos empreendimentos próprios. Eles também serão ótimos líderes, se encorajados a exercer essa função

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Como a geração z se comporta no mercado de trabalho?

Essa nova geração é marcada pela alta conexão com a tecnologia. Nesse sentido, seu trabalho é movido à inovação, além de buscarem por mais autonomia e menos hierarquia no ambiente de trabalho.

Sob esse viés, as características abordadas acima os permitem serem bons líderes, justamente por serem menos impositivos e mais educados quando o assunto envolve a tomada de decisões de forma conjunta com a equipe.

Eles estão mais dispostos a escutar porque, mesmo ocupando cargos diferentes ou até mais elevados que os demais, se sentem iguais a todos.

Outros aspectos importantes a serem mencionados na sua personalidade profissional são o fato de exercerem muitas tarefas em simultâneo, o que faz com que necessitem de flexibilidade nos horários de trabalho.

Não pense que essa flexibilidade é motivo para que não deem conta do recado. É justamente ao contrário, pois quando estão trabalhando de casa e fazendo seus próprios horários, seu senso de urgência e responsabilidade cresce.

Porém, quando estão na empresa, se esse ambiente for algo ainda muito antiquado, sem acesso à internet e com pouca diversidade de pessoas, os jovens da geração z se tornarão extremamente necessários.

Provavelmente, para melhorar as condições desse ambiente empresarial, eles vão começar a sugerir um ambiente mais conectado, comunicativo e com maior interação.

Por isso é que as empresas têm procurado cada vez mais por esses profissionais, porque eles sabem como modernizá-las da forma que eles necessitam, gerando melhores condições de trabalho.

Como lidar com a geração z no mercado de trabalho?

Como já mencionamos, a marca dessa nova geração é não conviver bem com hierarquias. Desse modo, é necessário deixar o autoritarismo de lado quando quiser conversar com eles.

Além disso, o ideal é realizar cobranças em momentos pontuais do dia a dia, pois é uma geração que gosta de se preparar com antecedência a tudo que ocorre, inclusive aos feedbacks.

Outro ponto importante para não só lidar, mas retê-los em sua empresa é o plano de carreira. Esses profissionais não ficarão no seu negócio se nele não houver oportunidade de crescimento.

Se você espera contratar profissionais independentes e com grande perfil para resolução de conflitos, por meio do diálogo, essa geração é a ideal, pois chegou ao mercado com toda essa bagagem.

Quais as características da geração z?

As características mais importantes dessa geração serão abordadas em uma lista abaixo, para sintetizar todas as já citadas durante esse artigo. Vamos lá?

  • Empreendedores;
  • Ambiciosos;
  • Perfil de liderança;
  • Comunicativos;
  • Abertos a diálogo;
  • Adaptáveis à mudanças;
  • Independentes;
  • Precavidos;
  • Esforçados;
  • Destemidos;
  • Criativos;
  • Inovadores;
  • Produtivos;
  • Flexíveis;
  • Responsáveis.

Agora que você já sabe quem eles são e como se comportam, que tal ganhar uma dica?

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Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

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