7 princípios da Gestão da Qualidade
Ferramentas da Qualidade
Seja um Auditor em Gestão da Qualidade!

Entenda o que é gestão da qualidade e como seus 7 princípios podem levar sua empresa ao sucesso!

Descubra como a gestão da qualidade gera valor para os clientes e quais são os princípios que norteiam sua aplicação em qualquer empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é gestão da qualidade e como seus 7 princípios podem levar sua empresa ao sucesso!

Para se atingir um elevado nível de eficácia e eficiência e poder superar seus concorrentes, as organizações devem implementar em seu processo os 7 princípios básicos da gestão da qualidade. Vamos ver agora quais são eles.

7 princípios da Gestão da Qualidade

Vamos entender um pouco quais são estes 7 princípios da gestão da qualidade regularizados de acordo com a ISO 9001:2015.

1. Foco no cliente

O primeiro princípio da gestão da qualidade é o foco no cliente. Afinal, o que seria das empresas sem os clientes? Isso mesmo, nada! Por isso, é necessário que se saiba mais sobre os clientes para satisfazer suas necessidades. Afinal, são eles o foco da geração de valor da empresa.

Nessa etapa se atende, supera e surpreende as necessidades do cliente como forma de criar um vínculo verdadeiro em busca da fidelização.

2. Liderança

A liderança tem que seguir o mesmo caminho de todo o processo, as suas ideias têm que ir ao encontro de todos colaboradores, sempre buscando com que todos dentro da organização se esforcem e se comprometam para poder atingir os objetivos. Por isso, este é o segundo princípio da gestão da qualidade.

3. Engajamento das pessoas

Se não houver o envolvimento das pessoas no trabalho, a gestão da qualidade fica comprometida e provavelmente não irá funcionar. Os colaboradores precisam estar 100% conectadas com a missão, valores e a estratégia corporativas da empresa.

Vou exemplificar, para sua melhor compreensão. Imagine várias pessoas dentro de um barco, porém cada uma está remando para um lado. O barco não irá sair do lugar, não é verdade? Pois é, para que possa ir a frente, todos têm que remar na mesma direção, de forma harmoniosa.

4. Abordagem de processos

As atividades têm que ser compreendidas e gerenciadas como processos interrelacionados, que funcionam como um sistema coerente.

É preciso conhecer o processo, conhecer o mapeamento, enxergar o que pode mudar e onde quer chegar. É necessário um planejamento muito claro das atividades, para que possa atingir os objetivos pensados.

5. Melhoria contínua

Para satisfazer os clientes é necessário sempre buscar melhorar, identificar alguma falha, algum gargalo. Essa melhoria contínua é importante para conseguir gerir processos e manter um alto nível de produção.

Estamos sempre em busca de capacitação e melhorias, seja na vida profissional ou pessoal, não é mesmo? Então! No meio profissional é a mesma coisa, a procura pela evolução tem que ser constante, não pode parar.

6. Tomada de decisão baseada em evidências

Para produzir os resultados almejados, todo gestor precisa tomar decisões baseadas em análise e avaliações, e esses dados auxiliam muito neste processo. Mas qual o porquê disso?

Quando trabalhamos com uma abordagem factual, a possibilidade de ter um retrabalho é reduzida, otimizando assim, o tempo gasto na atividade e o modo de se tomar decisões dentro da empresa.

7. Gestão de relacionamentos

Como já dizia o escritor britânico John Ruskin, “a garantia da qualidade nunca se obtém por acaso; ela é sempre o resultado do esforço inteligente”.

Esta frase resume muito bem o processo de gestão da qualidade, para conseguir resultados significativos para a sua empresa, é necessário um trabalho intenso de todos da organização, trabalhar juntos em um prol comum, e, claro, seguir e aplicar todos esses princípios.

Quer saber como garantir que esses 7 princípios serão seguidos? Acesse nosso artigo 7 princípios da qualidade definidos pela ISO 9001:2015 e descubra!

Além dos princípios a serem seguidos, você pode utilizar ferramentas para te ajudar a monitorar a qualidade de produtos e serviços dentro da empresa. Vamos conhecer algumas delas?

Ferramentas da Qualidade

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para fazer uma boa gestão da qualidade na empresa, entre elas podemos destacar as 7 principais ferramentas da qualidade que são:

Agora que você já sabe o que é a gestão da qualidade, quais são seus princípios e ferramentas, está pronto para se tornar um especialista no assunto?

Seja um Auditor em Gestão da Qualidade!

Um profissional especializado em gestão da qualidade pode atuar dentro das organizações com auditorias, conforme a ISO 9001. E, ser uma empresa certificada nesta norma, indica a preocupação com processos bem definidos, foco no cliente e com a qualidade dos serviços, o que traz um diferencial competitivo no mercado de trabalho para profissionais da área.

Você também deve saber que ISO 9001:2015 traz requisitos para sistemas de gestão da qualidade que são adaptáveis para qualquer tipo de empresa, independente do porte ou finalidade.

Então, para te ajudar a se tornar um auditor conforme essa norma, nós temos um curso de gestão da qualidade!

Através do nosso curso de Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 você estará capacitado a realizar auditorias internas dentro das organizações!

Não perca essa oportunidade, é só clicar no botão abaixo e conferir o curso!

Banner do curso de Formação de Auditores SGQ ISO 9001:2015

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao De Auditores No Sistema De Gestao Da Qualidade Iso 9001 2015

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.