Como fazer o controle de estoque?
Dica bônus!

O que é e como calcular o giro de estoque em uma empresa?

Descubra o que é o giro de estoque e como esse parâmetro pode auxiliar as empresas a verificarem o desempenho de seus resultados.

Tatiana Prado
Por: Tatiana Prado
O que é e como calcular o giro de estoque em uma empresa?

Você sabia que o giro de estoque é fundamental para a gestão financeira de uma empresa?

E, ainda, você sabia que o giro de estoque está relacionado diretamente com o acompanhamento e com o monitoramento do controle de estoque, sendo fundamental para se programar para períodos futuros?

É sobre isso que vamos abordar nesse artigo, por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é o giro de estoque?
  • Como calcular o giro de estoque?
  • Como fazer o controle de estoque?

O que é o giro de estoque?

O giro de estoque é um indicador, ou um parâmetro responsável por medir o desempenho do estoque de uma empresa.

Mas, como assim?

Mede-se o quanto do estoque foi vendido e quantas vezes ele foi reposto em determinado período de tempo, existem algumas ferramentas que podem te auxiliar nisto, como o caso do FIFO.

Quando uma empresa utiliza o giro de estoque, ela é capaz de visualizar e de medir a saúde financeira de seu estoque, avaliando a qualidade em relação aos recursos alocados no setor.

Além disso, é possível prever impedimentos e ameaças ao estoque, contribuindo para os resultados estratégicos da organização.

Pensando de forma enxuta, ou seja, buscando sempre aumentar a produtividade e diminuindo os desperdícios, nós temos uma super dica para você!

Já se imaginou com um processo logístico de máxima qualidade? Se já sonhou com isso baixe agora a o eBook gratuito 5 dicas para melhorar seu processo logístico e realize seus sonhos!

Os serviços de logística são essenciais para uma empresa que busca se organizar e evitar perdas, danos ou acidentes. Mas você conhece quais ações podem ser realizadas dentro da logística empresarial para encontrar a melhor forma de produzir e distribuir os bens ou produtos?

Pensando nisso, desenvolvemos um eBook com 5 dicas para melhorar o seu processo logístico para te ajudar a desmistificar os processos e simplificar. Não perca tempo e descubra agora os segredos da logística.

Baixe agora o material e coloque em prática as dicas para o melhoramento do seu processo logístico!

5 dicas para melhorar seu processo logístico

Como calcular o giro de estoque?

Para calcular o giro de estoque, você precisará saber o valor da variável chamada média de estoque e a quantidade de produtos vendidos.

Assim, você definirá o período que será analisado para o cálculo. Pode ser uma semana, um mês ou qualquer que seja o intervalo de tempo.

A conta para calcular o giro de estoque é bem simples. Você dividirá o valor das vendas do período pela média do estoque.

Para você entender melhor, confira o exemplo a seguir: uma empresa vende, durante um ano, 1000 produtos. O número médio de estoque, durante o período, foi de 200 produtos. Portanto, o cálculo seria:

Giro de estoque = 1000/200

Giro de estoque = 5

Isso significa que, durante um ano, o estoque da empresa se renova 5 vezes.

Será que esse é um número bom?

Quando o giro de estoque é menor do que 1, significa que ficaram no estoque produtos não vendidos, resultando em prejuízo para a empresa.

Já se o valor do giro for maior do que 1, significa que os produtos foram repostos ao menos uma vez. Ou seja, ocorreu entrada e saída do produto, resultado em lucro para a organização.

Como fazer o controle de estoque?

O controle de estoque é fundamental para monitorar a entrada e a saída de produtos da sua empresa. Mas, você sabe como fazer esse procedimento?

Confira abaixo!

Faça a gestão do inventário

Fazer a gestão do inventário significa avaliar a rotatividade dos produtos, registrando todas as entradas e saídas de mercadorias.

Assim, será possível avaliar e prever demandas futuras, evitando altos e baixos nos níveis de estoque.

Acompanhe as vendas

É importante acompanhar as vendas de mercadorias durante o ano para auxiliar, também, a previsão de demanda.

Isso evita riscos de perdas de estoque e prejuízos, servindo como um bom aliado do controle de estoque.

Para haver um bom acompanhamento das vendas, é necessário que o gestor esteja atualizado das tendências de consumo e monitore os dados de mercadorias vendidas na empresa.

Aumente a rotatividade

Aumentar a rotatividade de produtos na empresa evita a perda de dinheiro e, consequentemente, o prejuízo da organização.

Portanto, é essencial conhecer o lead time da produção, o prazo de entrega de matéria prima por parte de fornecedores e a frequência de vendas.

Fazendo a gestão de todos esses indicadores, a chance de você aumentar a rotatividade e a empresa lucrar mais, é muito mais assertiva!

Dica bônus!

Toda empresa necessita gerenciar bem os seus processos de produção e recursos com um planejamento que gere redução dos custos da organização, melhoria na qualidade dos produtos, velocidade e confiabilidade das entregas, bem como a flexibilidade do processo produtivo.

Portanto, o domínio das práticas de PCP é essencial a qualquer profissional, independente do negócio ou produto que esteja realizando. Pensando nisso, desenvolvemos o curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção que te capacitará a:

  • Distinguir as etapas de um PCP.
  • Classificar o sistema produtivo de uma organização.
  • Avaliar os processos de uma empresa quanto aos objetivos de desempenho.
  • Relacionar a estratégia da organização com o planejamento da produção.
  • Entender os fatores críticos que influenciam a administração da produção
  1. Ficou interessado? Clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 na página de Checkout e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção!

Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção

Tatiana Prado

Tatiana Prado

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.

5 dicas para melhorar seu processo logístico

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

5 Dicas Para Melhorar Seu Processo Logístico

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.