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O que é o Google Analytics?
Para que serve o Google Analytics?
Quais são os recursos do Google Analytics?
Como usar o Google Analytics no site?
Como o marketing digital pode ajudar seu negócio?

Conheça o Google Analytics e como ele poderá aumentar o tráfego de seu site

Você sabe o que é o Google Analytics? Aprenda para que serve este recurso gratuito do Google e aumente o tráfego do seu site.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o Google Analytics e como ele poderá aumentar o tráfego de seu site

Você sabia que é possível de maneira gratuita monitorar o tráfego do seu site e obter insights valiosos para a sua otimização através de uma infinidade de dados? Tudo isso é capaz graças ao Google Analytics.

Esta ferramenta é gratuita e pertence ao maior buscador do mundo, o Google.

Caso tenha ficado curioso a respeito desta plataforma, continue aqui conosco, separamos alguns tópicos para ajudar a você entender melhor, sendo eles:

  • O que é o Google Analytics?
  • Para que serve o Google Analytics?
  • Quais são os recursos do Google Analytics?
  • Como usar o Google Analytics no site?
  • Como o marketing digital pode ajudar seu negócio?

Vamos à leitura?

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta online responsável por monitorar o tráfego de qualquer site, podendo ser instalada em blogs, lojas virtuais etc.

Sua principal função é apresentar ao usuário o comportamento que os visitantes possuem ao navegar pelas páginas do site. Essa atividade é feita através de diversos relatórios, sendo eles diários, semanais ou mensais, que mostram com detalhes os interesses que o visitante acessa.

Ferramenta que se faz extremamente importante dentro do marketing digital, pois é possível analisar o resultado das campanhas, acompanhar diversos indicadores, tudo com o objetivo de gerar insights para melhorar o SEOe também conseguir mais vendas online.

Se você tem um site, você obrigatoriamente deverá usar esta ferramenta, pois ela é completa, gratuita e que pode ajudar muito no desempenho de sua página web.

Tudo isso só é possível devido a capacidade da plataforma captar grandes quantidades de dados e apresentar ao usuário através de planilhas e relatórios do Google Analytics.

Para que serve o Google Analytics?

O Google Analytics serve para garantir um bom gerenciamento do site através da coleta de dados.

Existem outras ferramentas no mercado para o monitoramento e análise de sites, como por exemplo: Adora Analytics, Hotjar ou o Open Web Analytics. Elas podem ser usadas de maneira complementar ao Google Analytics.

Mas em geral, o objetivo do SEO acaba sendo posicionar o seu site no topo do Google, e nada melhor do que usar a própria ferramenta do Google para isso, não é mesmo?

A própria empresa conta com outras soluções gratuitas para um fim semelhante, como por exemplo: o Google Search Console.

Sua interface é user friendly e não exige muito tempo de prática para dominar a localização dos menus, a parte difícil de fato é, analisar os dados e propor ações de melhorias para o desempenho do site. Além disso, o Google Analytics permite a integração com diversos outros serviços, inclusive o Google Adwords.

Controle a performance dos seus anúncios pelo Google Adwords

Com os meios digitais cada vez mais se tornando importante para os negócios, fazer o uso de anúncios pagos, ou também conhecidos como Ads, é uma excelente forma de divulgação digital.

Assim, para se ter melhores resultados, acompanhar a performance desses anúncios é fundamental.

Pensando nisso, desenvolvemos para o seu uso a Planilha de Performance de Adwords, de forma a facilitar o seu controle sobre esses anúncios.

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Quais são os recursos do Google Analytics?

Vamos agora ver alguns dos principais recursos que a plataforma é capaz de fornecer para o usuário com o objetivo de visualizar os dados, entendê-los e propor formas de otimizar o site.

Em tempo real

Os relatórios da aba “em tempo real” apresenta a quantidade de visitantes que estão ativos no momento no site, as páginas que eles estão navegando, canais, origem do tráfego, dispositivo utilizado etc. Também é possível ver os dados acumulados com base em um período de tempo selecionado.

Aquisição

Aqui, é possível observar como os usuários chegam até seu site, quais os canais de tráfego, quais canais geram mais conversões, qual a origem das visitas, se elas são provindas de tráfego pago ou não etc.

Público Alvo

É possível analisar inúmeras informações sobre o público que navega em seu site através de relatórios com informações geográficas, demográficas, de interesses, taxa de rejeição e tempo de permanência.

Nesta seção, é possível observar tendências de comportamento dos usuários e também ver o fluxo de navegação de cada página.

Com essas informações, você consegue ter insights sobre quais estratégias seguir, sejam elas através do tráfego pago (anúncios em redes sociais, anúncios através do Google Adwords etc.), ou de tráfego orgânico com o SEO.

Comportamentos

Nesta seção podemos consultar relatórios de maneira segmentada e detalhada a respeito do comportamento do usuário durante a navegação no site.

Dentre as funcionalidades, encontram-se:

  • Páginas de destino;
  • Páginas de saídas;
  • Quais são as páginas mais acessadas;
  • Fluxo de comportamento;
  • Análise da velocidade do site.

Conversões

Caso seu site possua formas de conversões (vendas, landing pages, downloads de ebooks, preenchimento de formulários, chamadas etc.) é possível utilizar esta funcionalidade para analisar os resultados das conversões.

Em geral, este é um serviço um pouco mais complexo que outros, mas nada que uma boa pesquisa na internet sobre o Google Analytics não ajude.

Como usar o Google Analytics no site?

Agora que você já sabe o que é e os principais recursos desta ferramenta, vamos conhecer como começar a usá-la na prática?

1. Criar uma conta no Google Analytics

O primeiro passo para começar a utilizar a plataforma é criar uma nova conta. Para isso, você deverá acessar o siteda ferramenta e seguir com a configuração da conta para login no Google Analytics.

É possível escolher o que você deseja monitorar, um site ou um aplicativo para dispositivos móveis.

Outras informações serão solicitadas a você, o nome da conta, a URL do site e a área de atuação. Lembre-se de selecionar a região e fuso-horário corretos, pois estas informações interferem diretamente na fidelidade dos dados que a plataforma futuramente irá apresentar a você.

2. Código de acompanhamento

Após aceitar os termos de serviço da plataforma, você receberá a tag do site global, na qual, é responsável por realizar comunicação entre seu site e o Google Analytics e enviar os dados para a plataforma.

Esta tag deverá ser inserida em todas as páginas de seu site. Uma maneira de fazer isso é inserindo o código antes do fechamento da tag html </head>.

O local de inserção da tag poderá variar. Caso seu site seja feito em Wordpress, por exemplo, é possível você ir até a opção para inserir o código no header do site ou instalar um plugin para realizar esta tarefa.

Após adicionada, basta apenas aguardar 24 horas para que a coleta de dados comece a ser feita e mostrada ao usuário.

3. Conceder acesso a outros usuários

Pronto, agora você já pode utilizar o Google Analytics para analisar e otimizar seu site.

Mas também é possível conceder acesso a outros usuários, para que eles também possam acessar o Google Analytics de seu site. Basta ir até “Administrador”, selecionar a conta desejada e ir até "Gerenciamento de usuarios”.

Insira o email do usuário Google que deseja conceder o acesso em “Adicionar permissões” e clique em “Adicionar”.

Como foi dito, a ferramenta é simples de ser utilizada, a parte mais difícil é decidir o que fazer com os dados que ela apresenta. Contudo, o próprio Google possui um canal no Youtube com vários tutoriais a respeito da plataforma.

Como o marketing digital pode ajudar seu negócio?

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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