Como funciona o Growth Mindset
Relação do Growth Mindset com PDCA
Relação do Growth Mindset com Metodologias Ágeis
Funil do Growth Hacking
Sem o Growth Hacking sua empresa perde a chance de um crescimento exponencial

Growth Hacking: descubra como incorporar o Mindset do crescimento na sua empresa

Entenda como o Growth Mindset funciona e se relaciona com as melhores estratégias de gestão e descubra como ele deve ser aplicado na sua empresa.

Thales Campissi
Por: Thales Campissi
Growth Hacking: descubra como incorporar o Mindset do crescimento na sua empresa

Você sabe o que ter uma mentalidade de crescimento, ou Growth Mindset, realmente significa?

O Growth Mindset trata da maneira de pensar e, mais do que isso, das etapas de como aplicar o Growth Hacking dentro de uma empresa. O Growth Hacking é um framework, criado por Sean Ellis, que tem como objetivo aumentar a base de clientes e a retenção de uma empresa, aumentando assim a receita da mesma.

Para atingir tais objetivos, o método faz uso de uma profunda análise de dados, experimentação e aprendizado constantes, visando sempre a melhoria contínua dos produtos, serviços e processos.

O criador resume o conceito como o marketing orientado para experimentos, ou ainda, estratégias de posicionamento de mercado a partir de análises de dados e testes práticos. O Growth Hacking vem sendo abordado aqui no blog da Voitto em artigos que exploram sua estrutura, seus indicadores e métricas.

Mas para você leitor, que deseja se aprofundar e ir além dos artigos, o grupo Voitto traz o ebook gratuito, " Guia prático do Growth Hacking". Nele você vai aprender os principais conceitos, ferramentas e métricas do framework mais inovador e disruptivo do mercado.

Ebook Guia prático do Growth Hacking

Como funciona o Growth Mindset

O Growth Mindset se resume por equipes colaborativas, multidisciplinares e autogerenciadas, que criam soluções, testam rapidamente e avaliam o impacto das mesmas através de dados dos usuários e métricas de sucesso. É uma busca constante da geração de crescimento para as empresas e para elas próprias por meio do lifelong learning.

O Growth Mindset tem 4 estágios principais que, juntos, formam um processo iterativo que visa otimizar algum processo, produto ou serviço.

Os quatro estágios são:

  • Analisar: olhar todas as variáveis e indicadores com uma visão crítica e especulativa;
  • Gerar hipóteses (ideação): a partir dos dados levantados na etapa anterior, criam-se hipóteses e suposições do que causa determinado problema e de como melhorar estes resultados;
  • Priorizar: determinar quais hipóteses testadas apresentam maior grau de importância, devendo ser "atacadas" primeiramente;
  • Testar: testar soluções para, a partir de testes, validá-las, ter segurança ao aplicá-las e entender qual o comportamento apresentado diante dessas soluções.

Ao finalizar a última etapa, deve-se voltar à primeira, fechando assim um ciclo de melhoria contínua que nunca acaba.

Relação do Growth Mindset com PDCA

Apesar de estarmos falando de um método inovador e disruptivo, o Growth Mindset não foi o primeiro a utilizar um processo iterativo ou a ideia de melhoria contínua para otimizar processos.

O PDCA, ou ciclo de Deming, é um dos modelos de gestão mais clássicos do mundo e também faz uso desse conceito. Por isso, torna-se importante entendê-lo e analisar a sua relação com o Growth. Este modelo apresenta os seguintes raciocínios:

  • Planejar (Plan): essa é a etapa em que definimos os objetivos e metas do processo, analisamos o fenômeno envolvido com ele e criamos um plano de ação;
  • Executar (DoDo): aqui é o momento em que o plano de ação deve ser atacado;
  • Checar (CheckCheck): a partir da execução realizada anteriormente, deve-se colher dados sobre os resultados atingidos e especular sobre os motivos que levaram a eles; e
  • Agir (Act): aqui vamos aplicar correções, buscando melhorar o que deu certo e deixar de fazer o que deu errado.

O PDCA é origem de muitos outros modelos de gestão. O modelo de Growth Mindset, como pudemos ver no tópico anterior, não foge muito a esse raciocínio. É nítida a semelhança entre os dois modelos e suas respectivas etapas.

Relação do Growth Mindset com Metodologias Ágeis

Como uma metodologia que visa acelerar o crescimento de uma empresa, para aplicá-la é fundamental agilidade e velocidade na tomada de decisões e adaptação aos diferentes contextos que o mercado pode trazer.

Por isso buscaremos entender agora os principais proventos das Metodologias Ágeis (podemos citar o Scrum como o principal deles) e como o Growth Mindset os incorpora para potencializar os resultados de uma empresa.

A Metodologia Scrum traz, como premissas principais, os quatro seguintes pontos:

  • Entregas iterativas: tratam-se de entregas incrementais, feitas em estágios definidos, para que os colaboradores estejam sempre entregando valor pouco a pouco;
  • Só fazer o que faz sentido: em meio a tantos recursos, ferramentas, funcionalidades e práticas deve-se ter em mente que só deve ser usado o que fizer sentido para sua cultura, sua organização e seu contexto;
  • Organização do time: equipes multifuncionais e autogerenciáveis que conseguem se motivar e direcionar de forma independente, autônoma, integrada e com múltiplas visões;
  • Transparência e comunidade: todos os colaboradores devem saber o objetivo da empresa e o caminho a ser percorrido até ele. As informações devem ser transparentes, disponíveis, rápidas e claras.

O Growth Hacking faz uso integrado desses pilares dentro da sua maneira de pensar e de agir para melhorar processos de maneira contínua.

Funil do Growth Hacking

Assim como existe o famoso Funil de Vendas, criado por Dave McClure, existe também o Funil do Growth Hacking. O framework propõe um funil em 5 etapas, que tem a função de auxiliar a aplicação da metodologia, com ações assertivas, respectivas a cada etapa.

Veremos agora como cada uma dessas etapas deve ser aplicada e como ela vai aumentar a quantidade de pessoas que passam para a etapa seguinte e chegam até o final do funil, convertendo uma maior quantidade de leads em negócios fechados.

Veja as etapas:

Aquisição

Na primeira etapa do funil deve-se formar o Growth Team, definir as principais alavancas para o crescimento e garantir o Product/Market Fit, ou seja, o casamento do seu produto ou serviço com o mercado em que ele está inserido.

É importante confirmar que seu produto seja bom e também que o mercado-alvo o deseje. Assim, foque seus esforços em garantir que sua linguagem e seus canais sejam adequados para trabalhar com o seu público-alvo. Dessa maneira, a aquisição de novos clientes será conquistada.

Ativação

Após atrair os leads em potencial, é preciso ativá-los. Para isso, a melhor estratégia é fazer com que esses leads vivam o Momento Aha! Você sabe o que é isso?

O Momento Aha! é o termo utilizado no Growth Hacking para descrever o momento em que o lead percebe que o benefício que a sua empresa oferece, seja por meio de um produto ou serviço, é a solução que ele estava procurando para o problema dele.

Talvez, ele nem mesmo esteja procurando, mas seu discurso deve ser capaz de fazê-lo perceber esse problema e de colocar o seu produto como a melhor solução.

Retenção

É fundamental para uma empresa fortalecer a sua relação com seus clientes. Tão importante quanto criar e adquirir novos clientes é mantê-los. E isso se mostra um grande desafio que a maioria das empresas têm dificuldade de superar.

Para obter sucesso nessa etapa, é preciso muito foco no engajamento do cliente. Sempre reconheça e recompense o engajamento, fomentando comentários positivos e indicações da sua empresa.

Receita

Essa etapa esconde o erro de grande parte das empresas: o foco apenas aqui, justamente nessa etapa.

Obviamente, aqui está o objetivo principal de qualquer organização, gerar receita para o reinvestimento na empresa, para o salário dos colaboradores e o lucro dos empresários, investidores e acionistas.

Porém, para atingir um bom resultado aqui, não se esqueça de que todas as outras etapas merecem atenção semelhante.

Nesta etapa, tome atitudes que busquem valorizar o seu produto, avaliá-lo financeiramente segundo seu real valor para o cliente e ainda, fornecer ao cliente boas opções de pagamento.

Indicação

Quando o usuário tem uma boa experiência de compra, uso do seu produto ou serviço e assistência no pós-compra, a tendência natural é que ele se torne um divulgador e promotor da sua marca.

Dessa maneira, você obtém um canal de marketing mais barato, além de um agente que gera confiabilidade e autoridade para a sua marca.

Aqui é importante que você facilite os meios de compartilhamento do seu conteúdo na web e fomente esse tipo de ação com incentivos.

Lembre-se de que, para uma boa indicação, a qualidade do seu produto deve ser excepcional. Se um cliente satisfeito costuma fazer cinco indicações, um cliente insatisfeito fará ao menos cinquenta detrações.

Sem o Growth Hacking sua empresa perde a chance de um crescimento exponencial

Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.

Com esse curso, você irá aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação. Você aprenderá sobre Product/Market Fit, índices CAC e LTV e muito mais!

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Fundamentos do Growth Hacking

Thales Campissi

Thales Campissi

Grad. de Engenharia Elêtrica com habilitação em Sistemas de Potência pela UFJF e técnico em Eletromecânica pelo IF Sudeste MG. Possui formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Construção de Websites, Linguagem HTML, Padrões W3C, Recursos de Formatação, Marketing de Rede e Excel Intermediário. Foi bolsista como monitor das disciplinas Cálculo I e Análise de Investimentos em Engenharia e Gestão de Obras na UFJF. SEO Funcional Manager e head da equipe de produção de conteúdos na área de Pesquisa e Desenvolvimento do blog da Voitto.

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