Você sabe o quanto você gasta para conquistar um novo cliente? O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é um indicador importante para todos os tipos de negócios, pois revela se as estratégias para atrair seu público-alvo estão valendo a pena, quando comparadas ao retorno dos investimentos.
Pois bem, se você ainda não sabe o que é CAC, ou não sabe o que fazer com esse indicador, me segue neste artigo que você vai entender como ele é calculado, saber o que ele indica para o seu negócio e ainda algumas dicas para você diminuir este custo e melhorar suas vendas.
Para começar, e não deixar nenhuma lacuna sobre este assunto, vamos partir do básico e entender a definição do Custo de Aquisição de Clientes.
O Custo de Aquisição de Clientes, ou CAC, é um valor que mostra o quanto uma empresa gasta para adquirir um novo cliente. É uma métrica que relaciona o trabalho do marketing da sua empresa e da equipe de vendas com o número de clientes conquistados em um período predefinido.
Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.
Com esse curso, você irá aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação. Você aprenderá sobre Product/Market Fit, índices CAC e LTV e muito mais!
Ficou interessado? Cliquena imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos do Growth Hacking.
O CAC indica para você, principalmente, se o investimento que está sendo feito está trazendo resultados, afinal, quanto mais você conquista clientes através de investimentos que são compensados pelas vendas, maior será o seu retorno com isso.
Agora, vamos ver o que é preciso para calcular o custo de aquisição de clientes, para que você tenha este indicador bem estabelecido para uma análise posterior.
O custo de aquisição de clientes é calculado por meio de uma operação simples:
Embora o cálculo não seja difícil, você deve já ter definido três coisas: os investimentos que realmente foram feitos para conquistar novos clientes, a definição de um período para análise e o número de clientes que foram atraídos pela sua estratégia.
Vou listar cada um desses pontos a seguir para que você possa entender melhor cada um deles e não ter um CAC equivocado:
Veja que os investimentos aqui são específicos; não entram nessa conta, por exemplo, gastos administrativos do seu negócio; somente o valor que foi investido diretamente com esse processo de conquista é utilizado para mensurar o custo de aquisição de clientes.
Então, você deve considerar os gastos com marketing e vendas no cálculo do CAC, como:
O período de análise deve ser definido junto à sua equipe, levando em consideração que, quanto menor o período, mais específico ficará seu CAC. Um período de um mês, por exemplo, pode trazer muito mais informações que um período de três meses.
Mas, se o seu investimento for a longo prazo, ou um prazo que seja maior que esse período, você provavelmente não terá coletado todos os clientes que serão atingidos por aquele investimento. Então, escolha o período de análise com base nas suas estratégias para calcular o custo de aquisição de clientes da maneira correta.
Esse número indica os novos clientes que foram conquistados pelo trabalho da sua empresa na divulgação e nas vendas. Ele deve ser fiel àqueles que foram atraídos pelas suas estratégias, ou seja, não entram aqueles que chegaram ao seu negócio, no período fixado, por outros meios.
Então, levando em consideração estes pontos; se seus investimentos feitos mensalmente forem de R$ 5000,00, e no mesmo período você conquistar 10 novos clientes, seu CAC será equivalente a R$ 500. Este pode ser considerado o valor médio que você investiu por cada novo cliente.
Bem, agora que você já entendeu como calcular o custo de aquisição de clientes, você pode estar se perguntando como saber se o valor calculado está bom ou ruim ele depende de outras métricas que vou explicar a seguir.
O valor do CAC sozinho não indica claramente para você se mudanças são necessárias, então, nesse caso, devemos relacioná-lo a outros indicadores. Vou citar alguns deles e como você deve avaliar e comparar o seu custo de aquisição de clientes a cada um:
Você provavelmente deve ter percebido que o custo de aquisição de clientes está abaixo dos outros indicadores para manter a lucratividade do seu negócio. Mas, não se esqueça da comparação de mercado, você tem de ter planejamentos adequados de investimentos para que seus concorrentes não atraiam seus clientes.
Então, sem se esquecer de que os investimentos nessa área são necessários, você pode conferir a seguir algumas dicas para reduzir o CAC do seu negócio.
Se você analisar a equação que você aprendeu aqui, vai perceber que, se você reduz os investimentos ou consegue mais clientes, o valor do CAC vai cair. Mas como fazer isso?
Na verdade, você tem que trabalhar para otimizar esses fatores, pois sem os investimentos adequados você não irá conseguir novos compradores. Para te ajudar nisso, veja a seguir algumas dicas para otimizar esse processo:
O primeiro passo é garantir que os esforços na área de divulgação e no setor comercial da sua empresa estejam sendo empregados adequadamente. Assim, você poderá desenvolver estratégias de marketing, como a atuação em redes sociais e inbound marketing, que podem ajudar a impulsionar suas vendas e diminuir seu custo de aquisição de clientes.
Nas dicas de leitura a seguir, você vai aprender como funciona o processo de vendas e como aprimorá-lo:
Como o processo de vendas traz resultados para seu negócio: você sabe o que é o funil de vendas? Nesta dica de leitura, você vai aprender como o funil se relaciona com o processo de vendas, além de receber dicas para o pós-vendas
Como aumentar as vendas da sua empresa? Neste artigo, você vai conferir 5 dicas de melhoria para o processo de vendas da sua empresa
Outro ponto necessário para melhorar o CAC é entender os indicadores financeiros da sua empresa, como, por exemplo, o ROI, que indica o retorno financeiro que sua empresa tem com os investimentos próprios e de terceiros.
Por meio de uma boa gestão financeira e do entendimento dos indicadores, você poderá estabelecer um planejamento para os investimentos em novos clientes. Sem o conhecimento de como vai a vida financeira do seu negócio, você não conseguirá estabelecer metas para o custo de aquisição de clientes.
Então, não deixe para depois e aprenda logo como gerenciar os investimentos do seu negócio!
Seu objetivo é acelerar o desenvolvimento do seu negócio e alcançar ganhos expressivos? Então, chegou o momento de você se tornar um Especialista em Growth Hacking!
Com nossa formação, você aprenderá como lançar sua ideia no mercado de forma a criar e aumentar sua base de clientes por meio de conceitos como Product/Market Fit; desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação.
Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialista em Growth Hacking!
Até a próxima!
Ana Clara Macedo é a Head de Marketing da Voitto, formada em Comunicação Social pela UFU, Estudos de Mídia pela UBI (Portugal), com MBA em Gestão da Comunicação em Mídias Sociais pela ESPM. Desde 2014, atua no mercado digital trabalhando com criação de conteúdo, estratégias de inbound marketig, SEO, SEM, CRO e growth hacking. Em 2019 foi eleita uma das profissionais mais influentes dentro da comunidade RD Connect da Resultados Digitais.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!