O que são "missão, visão e valores" de uma empresa?
O que é a missão?
O que é a visão?
O que são os valores?
Exemplos de missão, visão e valores de grandes empresas
Missão Voitto: impulsionando carreiras

Veja como definir a Missão, a Visão e os Valores da sua empresa!

Conheça a importância dos conceitos de missão, visão e valores para a sua empresa e aprenda como defini-los para elaborar um planejamento estratégico eficiente.

Jamille Rocha
Por: Jamille Rocha
Veja como definir a Missão, a Visão e os Valores da sua empresa!

Você já deve ter ouvido falar dos termos "missão", "visão" e "valores", e, provavelmente, deve ter associado isso a grandes empresas. Bem, essas definições devem ser feitas por todo novo empreendedor, seja para grandes ou pequenos negócios.

Pois, através disso, você poderá traçar um planejamento estratégico para seu negócio, integrando a operação da sua empresa com a motivação dos colaboradores no dia a dia.

Mas antes de definir esses conceitos de missão, visão e valores para a sua empresa, você deve saber administrar as finanças do seu negócio, pois isso é essencial para que seu empreendimento possa crescer de maneira sustentável.

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Agora vamos entender o que são missão, visão e valores e como uma empresa é definida por isso.

O que são "missão, visão e valores" de uma empresa?

A missão, a visão e os valores de uma empresa são mais que objetos de enfeite de uma organização. Os termos são ferramentas de estratégia e gestão, que devem ser bem definidos e revistos ao longo do tempo.

Então, vamos para a definição de missão, visão e valores.

O que é a missão?

A missão é a razão da existência da empresa afinal, qual o benefício que o produto ou serviço oferecido pelo seu negócio traz ao seu cliente? A missão está muito relacionada à proposta de valor que seu produto oferece a seu público alvo.

Qual a importância da missão?

Ao definir uma missão, você está deixando claros os objetivos do seu negócio em relação ao que pretende ofertar a seu cliente. Então, é importante defini-la para que você consiga elaborar um planejamento estratégico que vise sempre manter seu comprometimento com a missão da sua empresa.

Como definir a missão da sua empresa?

Pense, como já dito, no que o seu produto ou serviço entrega de benefício para seu cliente. Isto será a missão da sua empresa. Você pode analisar a missão de empresas semelhantes à suas ou aquelas que você admira, para ter uma referência.

Mas lembre-se: a missão deve ser curta. Isto porque ela deve ser facilmente lembrada pelas pessoas, pois é a razão de ser da sua empresa.

Seguindo a sequência de missão, visão e valores, vamos ao conceito de visão.

O que é a visão?

Visão


A visão é o objetivo da sua empresa, para um período de tempo definido. É onde sua empresa almeja chegar através dos seus produtos entregando sempre o valor definido na missão. E, não deve ser uma meta inalcançável, ela demonstra o desejo real e possível do seu negócio.

Qual a importância da visão?

A visão deverá ser utilizada na definição de metas para o seu negócio, na construção de um planejamento estratégico que leve a alcançar o objetivo definido.

Então, é importante que sua empresa tenha e analise indicadores que demonstram os avanços do seu empreendimento. Para que, assim, a visão não seja apenas um sonho.

Como definir a visão da sua empresa?

Não ache que um objetivo é muito grande para seu negócio, se você está empreendendo tem sempre de buscar pelo crescimento e reconhecimento.

Mas não adianta só querer chegar a um objetivo, mas não saber como então, você deve conseguir estabelecer metas para esse objetivo e deve ter indicadores para medir o avanço dessas metas. Além disso, a visão da sua empresa deve ser divulgada, mas não as suas metas e indicadores.

O que são os valores?

Os valores de uma empresa refletem o comportamento que você espera nas relações da sua empresa com seus colaboradores e clientes. São baseados em princípios que irão refletir nas atitudes do seu negócio.

Qual a importância dos valores?

Guiar as atitudes da empresa e dos colaboradores, seja nas operações internas ou nas estratégias externas. Mas, é claro que isso vai exigir muito envolvimento e empenho da equipe, e nem todas as empresas definem valores.

Além disso, a definição dos valores pode ser usada nos processos seletivos, para a captação de novos funcionários, que estejam alinhados com a empresa.

Como definir os valores da sua empresa?

Os valores são definidos através do comportamento que inspira a empresa. Os valores devem ser passíveis de aplicação por todos, utilizados nos processos seletivos e na avaliação dos funcionários.

Então, não adianta sua empresa possuir valores inspiradores se esses valores são inalcançáveis.

Agora que você já sabe definir a missão, a visão e os valores para o seu negócio, vamos citar alguns exemplos de empresas que definiram esses conceitos ou apenas alguns deles.

Exemplos de missão, visão e valores de grandes empresas

Missão, visão e valores


Dentro de cada empresa, existe uma filosofia diferente para missão, visão e valores. Abaixo, vamos citar os casos das empresas Cacau Show e Microsoft, e a missão e visão da Mercedes-Benz:

Cacau Show

Conheça a missão, a visão e os valores desta empresa:

  • Missão: "Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio de chocolate";
  • Visão: "Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental"; e
  • Valores: paixão por realizar, mais com menos, inovação, atenção aos detalhes, cultivar relações com carinho e pragmatismo.

Se quiser conhecer mais sobre a história de sucesso dessa empresa, você pode conferir na nossa série como tudo começou da Cacau Show.

Microsoft

Abaixo estão citadas a missão, a visão e os valores da Microsoft:

  • Missão: "Permitir à pessoas e empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial";
  • Visão: "Disponibilizar à pessoas software de excelente qualidade - a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo"; e
  • Valores: Integridade e honestidade empenho para com os clientes, parceiros e tecnologia abertura e respeito para com os outros e empenho para contribuir para o seu desenvolvimento capacidade para aceitar grandes desafios e conduzi-los até o final atitude crítica dedicação para com a qualidade e o melhoramento pessoal assumir plena responsabilidade dos compromissos, resultados e da qualidade perante os clientes, acionistas, parceiros e colaboradores.

Você também pode conferir na nossa série como tudo começou da Microsoft, a história de sucesso dessa empresa.

Nem todas as empresas definem os seus valores, como é o caso do nosso terceiro exemplo:

Mercedes-Benz

A é um exemplo de empresa que não definiu o trio missão, visão e valores, mas só a missão e a visão:

  • Missão: "Nossa missão é ser reconhecida como a maior fabricante e fornecedora mundial de veículos comerciais, automóveis, agregados, componentes e serviços";
  • Visão: "Nosso objetivo é ser referência como empresa produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais, agregados, automóveis, componentes e serviços"; e

Para saber mais sobre a história dessa empresa, veja nossa série como tudo começou da Mercedes-Benz.

Por fim, conheça a missão, a visão e os valores da Voitto:

  • Missão: "Impulsionar carreiras através de uma experiência de ensino confiável, prática e direto ao ponto"
  • Visão: "Ser o maior e mais completo portal de geração de conteúdos de gestão" e
  • Valores: agilidade na execução, liberdade para inovar, senso de reciprocidade, cliente como prioridade, foco no resultado, pessoas dedicadas e inteligentes.

Missão Voitto: impulsionando carreiras

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora


Mas antes de ir, não se esqueça de deixar um comentário! Seu feedback é muito importante para nós!

Jamille Rocha

Jamille Rocha

Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.