Antes de prosseguirmos com a leitura do artigo, tenho uma dica para você...
3 motivos pelos quais sua empresa, seja de micro, pequeno ou médio porte, deve implementar o sistema Lean de produção
Aprenda mais!

Como o sistema Lean de produção impulsiona pequenas e médias empresas?

Conheça os 3 principais motivos pelos quais sua empresa deve implementar o sistema Lean de produção como forma de gestão!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como o sistema Lean de produção impulsiona pequenas e médias empresas?

O sistema Lean de produção surgiu para ser implantado em grandes indústrias do setor automotivo, lembra-se?

Alguns anos mais tarde, aos poucos, pequenas e médias empresas também começaram a adotar a metodologia, assim, os resultados expressivos, através de suas práticas e ferramentas de melhoria, também começaram a aparecer.

Confira: Lean Manufacturing: o que é e como funciona?

Porém, infelizmente, o sistema Lean de produção ainda é pouco visto como estratégico por pequenas organizações. Estas costumam adotar apenas algumas de suas ferramentas de forma isolada, não conquistando, assim, toda a melhoria de desempenho que este sistema enxuto proporciona.

Por experiência, podemos constatar que se compararmos proporcionalmente o número de empresas de grande porte com o restante, descobriremos que, na maioria das vezes, somente empresas de grande porte realmente mantêm o sistema Lean de produção funcionando. Mas, por que isto acontece?

Isso está ligado a um grande erro de associação com a filosofia enxuta: muitos acreditam que, para implantar o sistema Lean de produção, são necessários altos investimentos que acabam não alcançando o retorno a curto e médio prazo Geralmente, onde as estratégias de pequenas e médias companhias estão mais voltadas.

Vamos desmistificar esta ideia? Mas antes...

Antes de prosseguirmos com a leitura do artigo, tenho uma dica para você...

Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?

Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!

Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!

Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

Clique aqui e saiba mais!

3 motivos pelos quais sua empresa, seja de micro, pequeno ou médio porte, deve implementar o sistema Lean de produção

1. Aumente sua competitividade

Empresas de pequeno e médio porte, geralmente, possuem uma concorrência muito mais acirrada, não é mesmo? Por terem um número mais expressivo de concorrentes, não só locais e regionais, como também em mercados mais distantes, elas possuem uma dificuldade tremenda para expandir seus negócios.

É aí que entra o sistema Lean de produção! Para ampliar sua atuação, a empresa precisa ser mais competitiva!

Para isso, necessita-se de maior produtividade e qualidade em seus processos-chave.

Esses fatores são trazidos por uma boa implementação do Lean manufacturing que, busca entregar mais valor aos clientes buscando entender os processos produtivos da empresa para eliminar 8 desperdícios, entre eles: estoque, logística, espera e outros.

2. Torne hábitos e valores culturais mais eficientes

Adotar práticas e hábitos culturais mais eficientes não é uma tarefa fácil, afinal, essa premissa mexe com pessoas, não com máquinas (mais fáceis de gerenciar e controlar).

Para que processos sejam, de fato, mais produtivos, flexíveis e entreguem mais qualidade, eles precisam que os colaboradores envolvidos estejam engajados com uma filosofia de pensar e agir na busca de melhores resultados: ou seja, com o sistema de Lean produção.

É como o empresário e escritor norte-americano Michael Gerber escreveu em um de seus livros: "Para um negócio se tornar grande, antes de tudo, ele precisa pensar e agir como um".

3. Alcançar a sustentabilidade de seus negócios

Dia a dia, pequenas companhias buscam pela sobrevivência em seus respectivos mercados. Elas mantêm suas estratégias mais voltadas ao curto e médio prazo. Porém, deixar de considerar metas de longo prazo pode ser muito prejudicial para o futuro de qualquer empreendimento.

É verdade que o sistema Lean de produção não dá resultados expressivos de imediato, mas ele garante que estes resultados sejam alcançados e que, talvez venham mais rápido do que você imagina.

O pulo do gato está em uma implantação alinhada aos objetivos estratégicos da organização, assim, se alcança a sustentabilidade.

Aprenda mais!

Deseja estar preparado para conduzir mudanças a caminho da excelência?

Para alcançar patamar profissional, nós oferecemos para você a Formação Especialista Lean. Com a nossa formação, você será capaz de dominar todas as ferramentas de controle de desperdícios nas empresas, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços ofertados.

O pacote contempla Fundamentos Lean, 5S, Mapeamento de Fluxo de Valor, Kaizen e Manutenção Produtiva Total, que fornecerão todo o conhecimento necessário para que você aplique o Lean em qualquer área, da manufatura ao escritório!

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Formação Especialista em Lean

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Saiba mais clicando aqui!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Lean Manufacturing

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.