O que é Lean?
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Qual a origem do Lean?
Os 8 desperdícios do Lean
Princípios da metodologia Lean
Objetivos da metodologia Lean
Benefícios do Lean
Aplicações da filosofia Lean
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Aprenda como o Lean pode te ajudar a reduzir os desperdícios de sua empresa!

Conheça mais sobre a metodologia Lean e aprenda como tornar a sua empresa mais enxuta e flexível, além de reduzir ao máximo todos os desperdícios!

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
Aprenda como o Lean pode te ajudar a reduzir os desperdícios de sua empresa!

O Lean é uma filosofia de gestão focada na eliminação de desperdícios e na criação de valor para o cliente. O Lean se baseia em princípios e práticas que visam a maximização da eficiência, redução de custos, aumento da qualidade e melhoria contínua dos processos.

No cenário altamente competitivo em que as empresas estão inseridas, é necessário que haja maneiras de alcançar a excelência para que se mantenham competitivas.

Uma maneira de fazer isso é por meio da aplicação da metodologia Lean nas organizações.

No atual contexto de economia globalizada, com instabilidade econômica, clientes cada vez mais exigentes, prazos mais curtos e inúmeras outras variáveis, erros cometidos podem ser fatais!

Por isso, é importante que as empresas estejam alinhadas e apliquem o que há de melhor quanto a metodologias que tragam resultados expressivos por meio da eliminação de desperdícios e aumento da eficiência operacional, sendo uma das mais conhecidas, a filosofia de gestão Lean.

Portanto, para aprender mais sobre o Lean, nesse artigo você vai ver:

  • O que é Lean?
  • Qual a origem do Lean?
  • Os 8 desperdícios do Lean;
  • Princípios da metodologia Lean;
  • Objetivos da metodologia Lean;
  • Benefícios do Lean;
  • Aplicações da filosofia Lean.

Vamos começar?

O que é Lean?

Lean é uma filosofia de gestão. Ela atua de forma a trazer excelência operacional aos processos, tendo como referência o Sistema Toyota de Produção.

Traduzido do inglês, a palavra Lean significa enxuto. Sendo assim, essa filosofia atua de forma a buscar utilizar o mínimo de recursos, reduzindo ou até eliminando atividades que não agregam valor, por meio da identificação dos 8 desperdícios propostos pela metodologia.

A identificação e redução ou eliminação desses desperdícios, visa aumentar as atividades que agregam valor, e diminuir aquelas que não agregam, visando melhorar qualidade, custos e entrega dos produtos produzidos ou serviços ofertados pelas empresas.

Apesar dessa breve definição feita acima, o Lean é um assunto extenso.

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Aprenda sobre essa metodologia revolucionária que combina a eficiência do Lean com a precisão estatística do Seis Sigma.

Neste ebook, você encontrará uma introdução completa ao Lean Seis Sigma, seus princípios, benefícios e como aplicá-lo em seu negócio.

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Antes de continuarmos, é importante que você entenda as origens dessa filosofia. Veja no tópico a seguir.

Qual a origem do Lean?

O Lean teve origem em um cenário pós-guerra no Japão, onde todo o país passava necessidades principalmente em termos de produção.

Neste cenário, as empresas apostam em uma produção em massa para promover ganhos em escala para tentar buscar a reconstrução econômica do país, tendo como característica a baixa variedade de produtos.

Mas em alguns casos era impossível a produção em massa, por necessitar de grandes pátios de estoque e alto investimento, como a indústria automobilística.

Portanto, surgiu a necessidade de obter um sistema mais eficiente sem tantos desperdícios e com a possibilidade de trabalhar com produtos variados, surgindo assim o Sistema Toyota de Produção.

O conceito da filosofia Lean foi pela primeira vez descrita em 1990 no livro “The Machine That Changed The World” que, descrevendo os conceitos e métodos de trabalho aplicados pelo Sistema Toyota de Produção, fundamentou este novo sistema produtivo.

Os 8 desperdícios do Lean

No Lean, existem 8 tipos de desperdícios que devem ser identificados e eliminados para melhorar a eficiência dos processos e maximizar o valor entregue ao cliente.

Esses desperdícios são:

1. Processamento impróprio

A falta de padronização dos processos, etapas excedentes que não tenham um bom custo-benefício, retrabalhos e características que não satisfazem as necessidades dos clientes.

2. Produção excessiva 

O foco deve ser na qualidade e em processos mais flexíveis, não na quantidade, com mais saídas de determinados materiais do que o necessário.

3. Estoque

Estocar peças, produtos acabados ou até mesmo matéria-prima além do que precisa! O estoque em quantidades maiores que o necessário é dinheiro parado.

4. Transporte

O transporte de materiais, informações e pessoas não agrega valor direto ao cliente, porém é muitas vezes necessário. Sendo assim, não sendo de extrema importância, deve ser reduzido ao máximo.

5. Movimentos desnecessários

Uma boa organização do layout na área de trabalho, dispondo as máquinas, ferramentas e equipamentos essenciais por perto, evita a movimentação e consequentemente perda de tempo desnecessária.

6. Defeitos e retrabalho

Se todo o processo já foi feito, refazê-lo significa perda de dinheiro, material e tempo! O controle de qualidade deve acompanhar cada etapa para evitar esse desperdício o quanto antes.

7. Espera

O fluxo de produção deve sempre se manter alinhado, não apenas o funcionamento das máquinas como também os funcionários, para que não haja momentos de pausa e inoperação fora dos planejados.

8. Conhecimento (pessoas)

Muitas vezes, o conhecimento e aprendizado da equipe não é levado em consideração pelos gerentes. É necessário fazer uma avaliação do perfil do funcionário para saber com qual atividade ele irá produzir mais.

Ao identificar e eliminar esses desperdícios, as empresas podem alcançar uma maior eficiência operacional, reduzir custos, melhorar a qualidade, reduzir os tempos de ciclo e aumentar a satisfação dos clientes.

Ah! Se quiser aprender mais sobre os 8 desperdícios do Lean, assista esse vídeo que separamos para você:

Princípios da metodologia Lean

São sete princípios presentes nessa filosofia e que regem a sua aplicação:

1. Processamento impróprio

É o principal foco dentro da Metodologia Lean. É necessário eliminar os 8 desperdícios que estão presentes nos processos para aumentar a produção.

2. Fortalecer a equipe

É essencial mostrar a todos os funcionários qual a sua importância e como a sua contribuição individual é crucial para o projeto e para a empresa. Assim, é possível engajar a equipe e aumentar a produtividade.

3. Amplificar o conhecimento

Do mesmo modo que o incentivo deve ser aplicado em toda a equipe, o conhecimento também precisa ser compartilhado para que todos estejam alinhados e com consciência dos conceitos e métodos que serão utilizados.

4. Construir qualidade

A qualidade é um dos principais pontos dentro da metodologia Lean. Apesar de ser um foco, ela acaba se tornando uma consequência dos outros princípios.

Pense que, se há eliminação de desperdícios, redução do tempo de cada processo e valor agregado apenas nas atividades que visam a satisfação do cliente, o resultado é a qualidade.

5. Entregas rápidas

O Lean busca a redução do Lead Time, ou seja, o tempo entre o pedido feito pelo cliente e a entrega do mesmo. Nesse ponto é importante a verificação dos gargalos da produção, para que seja possível solucioná-los e consequentemente chegar ao final do processo mais rápido.

6. Adiar decisões

Nesse caso, adiar decisões não quer dizer procrastinar. Esse princípio está ligado à flexibilização da produção, onde mudanças podem acontecer no meio do processo.

Assim, não há um fechamento em apenas uma alternativa que não pode ser alterada.

7. Otimizar o todo

Com a colaboração de todos empenhados em melhorar cada etapa, não separadamente, de forma coesa e vista de maneira geral, se chega na tão sonhada otimização do processo. Dessa forma, é possível que a produção transcorra de forma alinhada e eficiente.


Se você deseja saber mais sobre como a filosofia Lean se relaciona com outros Métodos Ágeis, como o Scrum, leia nosso artigo: Você sabe qual a relação entre Scrum e Lean? Descubra a Metodologia Lean Agile!

Objetivos da metodologia Lean

Independente da aplicação, o Lean é totalmente focado na execução do processo de forma enxuta, buscando a redução ou eliminação de desperdícios em todas as etapas e setores possíveis.

No seu negócio ou dentro da empresa onde você trabalha, com certeza podem ser encontrados recursos que não são bem utilizados, ou seja, desperdiçados. Mas quais são esses desperdícios?

Qualquer recurso que não esteja sendo utilizado de maneira correta ou não agregue valor ao produto final do ponto de vista do cliente, pode ser encaixado em alguma das oito categorias de desperdícios:

8 desperdícios no Lean Manufacturing

Benefícios do Lean

De fato, a filosofia Lean trará muitos benefícios à sua empresa, principalmente quanto ao aumento de produtividade e competitividade, se bem aplicada.

A qualidade no desempenho das atividades, atendimento e do produto final é um ponto a destacar se tratando de Lean.

O foco é totalmente direcionado ao cliente, assim é possível enxergar de forma clara quais são as suas necessidades e transferi-las ao produto ou serviço.

Também é possível alcançar a otimização dos recursos da empresa e a diminuição de custos, já que haverá uma quantidade enorme de desperdícios reduzidos, principalmente em relação ao estoque.

Além disso, a flexibilização da produção possibilita uma maior variedade de produtos, não apenas focando na quantidade. Assim fica mais fácil atender aos requisitos do cliente.

É importante ressaltar a ajuda e colaboração dos funcionários, os funcionários são incentivados e conseguem enxergar sua relevância na empresa.

Finalmente, todos esses benefícios levam ao ponto chave para toda a empresa, o aumento do lucro! Não há como chegar em outro resultado se a filosofia Lean for aplicada de maneira correta e com a colaboração de toda a equipe.

Mas quais são suas aplicações?

Aplicações da filosofia Lean

Os princípios apresentados pela filosofia Lean podem ser adequados em diversas aplicações. Agora vamos a sua aplicação mais famosa, o Lean Manufacturing, além de algumas outras que você (talvez) não conheça tanto.

1. Lean Manufacturing

O Lean Manufacturing, ou "Manufatura Enxuta", é uma estratégia de excelência operacional que tem como referência o Sistema Toyota de Produção.

Dentro de uma organização, o Lean busca utilizar o mínimo de recursos, reduzindo ou até mesmo eliminando atividades que não agregam valor, através da identificação dos desperdícios, visando melhorar o uso dos indicadores de qualidade, custo e entrega.

2. Lean Office

O Lean Office utiliza os conceitos da filosofia Lean no ambiente de escritório ou áreas administrativas de uma empresa.

Sendo assim, a metodologia enxuta não se aplica mais em atividades manufatureiras e físicas, nesse caso o fluxo de valor passa a ser o fluxo de informações.

3. Lean Construction

No caso do Lean Construction, a aplicação do Lean se dá na construção civil, onde o chão de fábrica é trocado pelo canteiro de obras.

Porém, na construção civil o local de trabalho está em constante mudança, logo precisa adaptar o pensamento enxuto para estas e outras peculiaridades.

O Lean Construction busca a rapidez da entrega da obra, a redução de custos e diminuição dos prejuízos de uma construção.

4. Lean Healthcare

A filosofia Lean é aqui aplicada na área da saúde, utilizando seus conceitos para melhorar o atendimento aos pacientes, diminuir desperdícios e ainda buscar a melhoria contínua de todos os funcionários que participam do processo.

Além disso, o Lean Healthcare também auxilia na organização e administração das casas de saúde.

5. Lean Startup

O Lean Startup busca uma aplicação mais abrangente da filosofia Lean, aplicando suas ferramentas e conceitos no processo empreendedor.

As táticas de venda são otimizadas nesta aplicação, onde também é muito utilizado o MVP (Minimum Viable Product).

Nesse caso, a redução de desperdícios gira em torno do desenvolvimento da clientela, investindo o tempo em clientes reais e reduzindo ao máximo o número de falsas suposições o quanto antes.

6. Lean Logistic

O objetivo da Logística Lean é aplicar o pensamento enxuto para descartar os desperdícios que aparecem nas operações logísticas e consequentemente reduzir custos.

Uma das ferramentas que auxiliam nesse processo é o Mapa do Fluxo de Valor, que aponta para o gestor quais atividades agregam valor à operação.

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Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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